Descrição
Já é senso comum que a internet mudou a forma como empresas e clientes devem se relacionar. A televisão, o rádio ou mesmo os meios impressos já não são os principais intermediadores desta comunicação, que além de tudo acontece de forma instantânea agora. É por conta disso que hoje se tornou indispensável à geração de leads. Não sabe exatamente o que designa esse termo? Não se preocupe que a gente explica.

O lead nada mais é do que um cliente em potencial. Se a sua estratégia de marketing digital resultar em conteúdo relevante, você deverá conseguir fidelizar esse público. É claro, que é possível gerar leads de diversas maneiras, mas aqui vamos focar no ambiente digital. Afinal, esse é o cenário onde a maioria das empresas tem investido para conquistar uma audiência cativa que consuma seus produtos ou serviços.

Mas como aumentar os leads e promover os conteúdos da sua página?  Antes de começar nossas dicas sobre as estratégias para aumentar os leads e promover conteúdos, saiba que o princípio para alcançar esse objetivo é enganosamente simples: saiba o que os seus clientes querem. Sua comunicação será mais bem direcionada e você vai poder criar conteúdo relevante para essas pessoas. Sua landing page também terá maior probabilidade de gerar uma quantidade relevante de conversões. Então, confira abaixo 7 estratégias para aumentar seus leads e promover conteúdos.

1. Cuide da aparência do seu site e invista em design responsivo – Um site funcional, com design atrativo e bem organizado, faz toda a diferença. Pense na sua página como um escritório. Um cliente que fosse a um espaço malcuidado e desorganizado para fechar uma compra, acreditaria na sua credibilidade? Dificilmente. O seu site precisa, portanto, encontrar o equilíbrio entre funcionalidade e impacto para gerar bons leads e chamar atenção para o seu conteúdo.

Tenha em vista também que hoje muito do acesso à internet acontece via celular. Se a sua página não possui design responsivo, você pode perder uma quantidade razoável de leads que te visitam através de dispositivos móveis. Mas não é preciso apenas que o seu conteúdo seja adaptado para esse meio. Também é fundamental que suas landing pages funcionem e permitam que o visitante finalize quaisquer ações através desses dispositivos.

2. Capriche nas landing pages – É aqui que os visitantes vão fornecer os dados que poderão gerar conversões no futuro. Entenda bem o seu público alvo para criar uma comunicação direta e atrativa. Os seus call to action, ou CTAs, vão facilitar a captação de dados. E podem até levar o seu visitante para outra oferta da página. Mas não abuse no tamanho dos formulários. Quando é necessário preencher muitas informações, o seu público tende a desistir da ação. Prefira coletar informações mais básicas de contato. 

Pode fazer diferença também oferecer uma página de agradecimento depois que o cadastro na sua Landing Page tiver terminado. Isso mostra uma atenção especial ao seu visitante. E também pode funcionar como ferramenta de encaminhamento para outro material ou oferta do seu site.

3. As mídias sociais são suas aliadas – Se você possui um site, é difícil que não esteja presente também nas mídias sociais para divulgar essa página. Nesses espaços você pode estabelecer um diálogo direto com o seu público – importante para que a sua marca faça parte da vida dos consumidores enquanto indivíduos. As postagens podem não apenas divulgar conteúdo novo, mas também trazer links para a sua landing page. Certos conteúdos inclusive podem – e devem – ser postados mais de uma vez, e em mais de uma rede.

4. Tenha um conteúdo criativo – Se destacar da concorrência seguramente irá gerar mais leads e promover os seus conteúdos. Busque o máximo possível de referências, aprenda com os bons e maus exemplos, e invista em conteúdo original. Você pode também aperfeiçoar uma ideia existente através da sua abordagem diferenciada. O importante é surpreender o leitor pelo misto de autoridade e novidade oferecido no seu conteúdo.

5. SEO – Tenha um conteúdo otimizado para ferramentas de busca. Isso vai permitir que você seja encontrado de forma orgânica em sites como o Google. Saiba quais palavras-chave você quer destacar e aplique-as de forma consciente. Utilizando essas palavras em meta descrições e títulos de página, por exemplo, você já começa a melhorar o SEO do seu conteúdo. Atenção à legibilidade e ao tamanho mínimo e máximo dos textos também é importante. E claro, sempre invista na qualidade desse material. Lembre-se que até mesmo as imagens precisam de atenção especial para se adequar às buscas. Portanto, certifique-se de conhecer bem a técnica de SEO para melhorar o posicionamento da sua página.

6. Impulsionamento pago – Se você quer ampliar o seu alcance, tanto no Google, quanto nas redes sociais, existem as opções pagas. Analise se essa é uma opção viável e válida para o seu caso. Se você optou por essa forma de impulsionamento isso pode te ajudar a aparecer entre as principais buscas de certos sites. Ou então será uma garantia de que as suas postagens aparecerão no feed de notícias dos seus seguidores. Mas não se esqueça de que é preciso continuar investindo em todas as outras técnicas mencionadas para que você não só receba visitas, mas retenha essas pessoas nas suas páginas.

7. Tenha algo a oferecer – É sempre importante oferecer valor para o seu potencial cliente. Para isso é comum que landing pages tragam alguma oferta. Seja coerente e criativo nessa escolha. É muito comum nesse sentido que se ofereçam e-books. Leitores que querem se aprofundar um pouco mais em um determinado assunto vão se interessar por esse tipo de benefício – e justamente esses serão os seus leads e, muito provavelmente, serão também uma conversão no futuro, caso o seu material seja de qualidade.

Você pode oferecer ferramentas e aplicativos também. O que mais importa é que a sua oferta gere valor para o visitante. Pois é esse o fator que irá determinar se essa pessoa irá fornecer os dados de contato para a sua empresa. Não se esqueça de que não basta a sua oferta ser atraente, você tem que comunicar esse fato ao seu potencial cliente. Portanto, destaque e ressalte o que ele vai receber com essa troca.

Visite a RedaWeb


Com essas estratégias mencionadas a sua geração de leads será muito mais eficaz e o seu conteúdo terá o destaque que merece. Gostou das dicas e quer incrementar a sua estratégia de marketing de conteúdo? Pois se o seu objetivo é gerar leads através de conteúdo criativo e de qualidade que engaje os seus clientes, a RedaWeb pode te ajudar. Possuímos uma equipe especializada de jornalistas, editores e revisores inteiramente dedicada à criação de conteúdo. Acesse o nosso site para maiores informações ou ligue no número 0800 750 5564 para assinar um plano.