Descrição
Você já ouviu falar em Inbound Marketing? Em um grande resumo, trata-se de uma técnica com fim de atrair seu público-alvo por meio de um conteúdo que seja interessante e relevante. Para isso o seu produto ou serviço deve ser posicionado de forma a ser encontrado pelo cliente ideal, a buyer persona. Mas para chegar a essa pessoa é preciso cuidado. Afinal, a sua estratégia deve ser baseada em convencer e captar a atenção do público alvo. A massificação deve ser evitada a todo custo.

Converter e educar essas pessoas são os passos seguintes. Não à toa o Inbound também é conhecido como Marketing de Atração. A ideia é se diferenciar de estratégias de marketing intrusivas e ostensivas. Ou seja, pretende-se com isso evitar a massificação da sua marca frente a um público pouco segmentado. E mesmo o seu prospect vai ter o momento certo para ser abordado. Por isso o grande segredo do inbound é que o cliente deve ir até a sua marca. Nunca o contrário. Essa é uma estratégia frutífera para campanhas baseadas no Marketing Digital.

Mas como ser encontrado e trabalhar esse interesse particular que ligará quem navega ao seu negócio? Como se adaptar aos novos comportamentos do consumidor? Entenda nesse artigo como funciona o investimento em Inbound Marketing. Tire suas dúvidas e saiba por que posicionar sua empresa como quem oferece a solução de problemas é mais efetivo do que apostar nas campanhas tradicionais.

Mais barato 


Para começar, é preciso salientar que o investimento em Inbound Marketing é muito mais barato do que aquele feito nas mídias tradicionais. A economia pode chegar a 65% do valor que seria gasto. Além disso, anúncios em TV, revistas e jornais, não são apenas caros, mas podem pulverizar demais a sua ação. Com o tempo essa situação poderá dificultar o crescimento da sua empresa. 

Sabe o que mais? Criar perfis em redes sociais ou divulgar um vídeo no YouTube é gratuito. É por isso que muitas marcas estão migrando do Outbound para o Inbound Marketing. Mas isso não significa que a maioria saiba utilizar essa ferramenta em todo o seu potencial. É importante não apenas manter um conteúdo online, mas garantir que esse seja um conteúdo valioso. É esse o detalhe que irá conquistar o seu cliente. Por conta disso, o Inbound sempre deve andar lado a lado com o Marketing de conteúdo.

Criei um canal para o meu conteúdo. E agora? 


Como já dissemos, é o cliente que deve encontrar a sua empresa. O seu lead possui alguma dúvida ou problema para o qual você deve oferecer esclarecimento ou solução. Domine o seu segmento e abasteça os seus redatores com toda a informação estratégica que você possui do ofício. A sua marca deve ser referência no assunto tratado.

Quando os visitantes chegam até o seu conteúdo por ele ser relevante, o interesse naquilo que a sua empresa tem a oferecer é muito maior. Numericamente as pessoas atingidas por esse Marketing estão em menor quantidade do que as que seriam atingidas por uma campanha tradicional. No entanto, os clientes potenciais estão mais concentrados nesse meio. Isso significa que as suas chances de conversão são muito maiores.

Nunca é demais lembrar que, para ser encontrado, o seu conteúdo deve estar trabalhado segundo os preceitos do SEO. Ou seja, deve ser otimizado para os mecanismos de busca. O seu texto precisa apresentar, por exemplo, a palavra-chave que a sua persona vai buscar no Google para encontrar o assunto do qual você trata. Fique atento ao tamanho máximo e mínimo dos seus textos também.

Mas é claro que para criar visibilidade, não é necessário estar apenas bem colocado nas buscas. Para que a sua marca seja popular entre clientes do seu segmento, uma manutenção de conteúdo constante é necessária. Em outras palavras, sua criação precisa ser frequente. Isto vai permitir também que o seu tráfego segmentado nunca diminua. Se as suas estratégias de Inbound foram bem-sucedidas ou esse tráfego irá se manter ou crescer. 

Pode ser, no entanto, que a sua equipe seja reduzida ou não conte com profissionais especializados na escrita. Não se preocupe, pois uma agência de produção de conteúdo ou uma consultoria profissional podem resolver facilmente esse problema. Essas opções também vão permitir que a sua produção se mantenha sempre constante. Não tenha medo de fazer este investimento, já que o retorno em leads e a imagem de marca serão significativos.


Passos do Inbound Marketing


Uma vez que você tenha iniciado seus investimentos nessa área, você deve conhecer as etapas a ser desenvolvidas. O inbound precisa atrair, converter, fechar e encantar. O primeiro passo é o mais simples de se entender. É onde captamos a atenção do visitante para a nossa página. Posts em blogs serão os seus maiores aliados aqui. Pois além de renderem um bom posicionamento nos buscadores, podem ser facilmente divulgados nas redes sociais. Que por sua vez são outro meio importante para captar a atenção dos seus consumidores.

Converter é o passo onde o seu visitante deve tornar-se um lead. Trata-se do momento onde haverá uma troca de dados de contato por uma oferta de material do seu site. E-books são os exemplos mais usados, mas infográficos, aplicativos e webinários também são opções viáveis. O importante aqui é manter o seu lead bem informado por conteúdo de qualidade. Essa nutrição acontece para que se chegue ao passo de fechar. Essa etapa por sua vez vai estar diretamente ligada ao fechamento de vendas. Pois são os leads com maior potencial que se tornarão de fato clientes.

A última etapa é encantar. Esse passo diz respeito ao momento posterior à conversão do lead em cliente. Aqui é onde o seu consumidor deve viver a melhor experiência possível com o seu empreendimento. Pois se o seu produto ou serviço gerar satisfação nesse cliente, provavelmente resultará em fidelização. E desse ponto em diante é provável que essa pessoa indique a sua marca para seus conhecidos. Criando assim potencial para a geração de mais leads.

Conclusão


Como vimos o Inbound Marketing ajuda na criação de leads e na construção da imagem da sua marca. E tudo isso por um custo muito inferior àqueles praticados no Marketing tradicional. Com essa técnica você adaptará a sua empresa de forma eficaz aos novos comportamentos do consumidor. É importante notar que mesmo no meio digital a rejeição à propaganda óbvia está presente. Basta notar elementos como os adblocks. Esses aplicativos existem para bloquear banners, pop-ups e até anúncios em vídeos. 

Tudo isso é o consumidor informando às marcas que não aceita mais propagandas invasivas. Pois é justo o Inbound Marketing que irá resolver esse problema. Atraindo o cliente e oferecendo valor a ele, a sua empresa mostra-se diferenciada da competição. Quer começar a investir nessas estratégias de produção de conteúdo? Assine um plano com o RedaWeb. Você pode acessar o nosso site ou ligar para o número 0800 750 5564.