Blog 26 banco de imagens gratuitos e pagos que você precisa conhecer!

26 banco de imagens gratuitos e pagos que você precisa conhecer!

homem mexendo no banco de imagens

É fato que a internet modificou a forma como as pessoas se comunicam e como utilizamos a internet. Mas você já parou para pensar em todas as fotos e imagens que estão disponíveis por todos os sites? Você já se perguntou como esses registros são feitos?


Essa pode ser uma dúvida simples, mas você, com certeza, já acessou dois sites - ou mais - com a mesma foto. Essa é uma prática comum e se estiver de acordo com o que é esperado pela lei, nenhuma das plataformas está errada. 


Isso porque as imagens podem ser encontradas no banco de imagens, plataforma direcionada para aqueles que precisam encontrar uma foto que seja capaz de ilustrar determinado conteúdo. É claro que esses bancos devem seguir determinadas regras, levando em consideração os direitos daqueles que produziram as imagens. 


Sinalizar o crédito e fazer o repasse da verba são algumas das medidas que precisam fazer parte dessa negociação entre a plataforma e o autor. Quem tem o acesso ao material deve se preocupar apenas em encontrar a imagem correta e colocar quantas fotos forem necessárias no texto. 


É importante ter em mente que essa solução é ideal para aqueles que atuam com arte e que precisam desenvolver diversos criativos ao longo da semana, afinal, sabemos que não existem tantas imagens gratuitas na internet e que utilizar uma obra que não está livre pode ser o sinônimo de alguns processos e problemas futuros.

 

Para te explicar melhor como funciona o passo a passo de um relacionamento com o banco de imagens, neste conteúdo você vai ver tudo sobre:


  • O que é banco de imagens?
  • Por que eu devo usar banco de imagens?
  • Vantagens de um banco de imagens gratuito
  • Vantagens de um banco de imagens pago
  • Qual o melhor banco de imagens gratuito? Veja dicas
  • Melhores banco de imagens pagos
  • Afinal qual é o melhor banco de imagens?
  • Eu consigo encontrar imagens vetorizadas e ilustrações?
  • Há vídeos gratuitos também?
  • Como ganhar dinheiro com banco de imagens?
  • Conclusão


Está curioso e quer aprender mais sobre o assunto? Então aproveite para conferir o conteúdo completo e saiba exatamente como usar essa ferramenta no dia a dia da sua empresa


O que é banco de imagens?


O primeiro ponto que deve ser levado em consideração é o sobre o banco de imagens e o que esse mecanismo significa. Pense que diversas empresas, agências e até mesmo jornais precisam escrever textos todos os dias, dos mais variados assuntos. 


Mesmo que seja uma estrutura grande, não é possível disponibilizar equipes que estejam preparadas apenas para fotografar alguns momentos - até porque algumas fotos podem custar muito caro, seja pelo cenário ou pela participação de modelos. 


E qual é o resultado? Deixar de publicar? É para atender essa necessidade que existem os bancos de imagens, focados em oferecer exatamente o que você procura e precisa para poder publicar um texto ou conteúdos. 


Com diversas opções de fotos, com muitos tamanhos e qualidade, a escolha deve ser feita levando em consideração a imagem que você deseja transmitir. Quando os autores ou fotógrafos disponibilizam as produções naquele lugar, é fato que a plataforma teve uma conversa com a outra parte para entender como essa venda e comercialização foi feita.


Sendo assim, você pode baixar e usar aquela foto quantas vezes for necessário, nas mais diversas plataformas. A única questão que não deve ficar de lado é o crédito que você precisa dar para a imagem, mencionando a empresa ou o banco que está cedendo essa foto. 


Essa é uma forma justa de incluir no processo todos aqueles que fizeram parte do que está sendo ofertado na internet. Sendo assim, nunca deixe de colocar uma legenda nos seus conteúdos, mencionando os nomes dos envolvidos.


Por que eu devo usar banco de imagens?


Com a descrição acima, fica fácil compreender porque o uso de um banco é importante. Entretanto, ainda existem aqueles que podem se questionar, fazendo diversos questionamentos. Quando falamos dos motivos, é importante salientar que a foto tem um papel primordial no conteúdo, ainda mais nos casos em que a empresa quer ter visibilidade nos buscadores da internet. 


Isso porque muitas visitas ao site podem ser feitas por meio das fotos, com a busca das hastags que foram incluídas na postagem. Se a pessoa está navegando e acha a sua imagem interessante, é possível gerar visitas ao site. 


Ter uma boa foto na publicação também é uma das medidas que estão de acordo com os algoritmos, colocando o material em evidência. Aqueles materiais que são publicados com fotos ruins ou sem imagem estão mais propensos a ficarem para trás. 


Além de ser uma questão estética, essa opção é ideal para ajudar no entendimento do assunto, sendo uma solução para melhorar a sua comunicação com aquele que está lendo. Acredite, se você publicar apenas grandes textos, sem fotos, a chance de as pessoas não acessarem a sua página é enorme. 


É importante nunca esquecer que somos seres visuais e que gostamos de fazer o contato com os olhos. Sendo assim, qualquer detalhe que possa chamar a nossa atenção já é um passo à frente na briga com os concorrentes. 


Mais do que um design bonito, a alternativa é ideal para aqueles que desejam encontrar performance e um bom relacionamento no mesmo lugar. Tenha em mente que o cuidado com a imagem é tão importante quanto o cuidado com o texto.


5 vantagens de um banco de imagens gratuito


Você já deve ter encontrado pela internet diversos bancos de imagens que são gratuitos, ou seja, que oferecem diversas fotos sem custo e que podem ser utilizados por qualquer pessoa. 

 

Esse é um dos mecanismos mais conhecidos, sendo a solução de muitas empresas e agências. Isso porque uma simples inscrição já pode ser o suficiente para começar a usar e baixar todas as fotos que combinam com o que será publicado. 


Entretanto, é preciso estar atento às limitações que a plataforma pode impor, incluindo um limite de downloads diários e até mesmo uma qualidade máxima para as fotos. 


Esses detalhes são importantes e podem fazer a diferença no trabalho, mas não tiram a importância do banco. Por isso, confira algumas das vantagens: 

Diversas opções 


É fato que essas alternativas oferecem muitas opções, com fotos e características distintas. É só observar que muitas empresas conseguem realizar um bom trabalho com essa ferramenta. 


O segredo está em buscar pelos termos certos, levando em consideração o que pode fazer a diferença na hora de achar a imagem certa. Com diversas cores e com muitas opções, dica fácil ou ficar inúmeros conteúdos sem repetir as fotos, pelo menos por um bom tempo.


Uma boa resolução


Sabe aqueles sites que acabam publicando fotos com uma resolução bem inferior? Esse não é o caso de quem aproveita um banco de imagem gratuito. 

Isso porque existem diversas opções de formatos e tamanhos e você pode escolher aquela que está melhor para a publicação. 


Leve em consideração alguns dados importantes de acesso e até mesmo a plataforma de uso. Assim será mais fácil decidir o tamanho e a qualidade da imagem, sem perder a qualidade e a relevância. 


Ajuda na inspiração


Muitas vezes, não sabemos o que fazer ou como determinado trabalho deve ser executado. Nesse momento, a primeira reação é sempre o desespero. 


Com um banco, fica mais fácil buscar por opções e alternativas que podem ser compatíveis com o que você deseja, além de ser o ponto de partida para outras ideias, que podem ser ainda melhores. 


Aproveite esse buscador gratuito para encontrar muitas ideias e para refinar o seu trabalho. 


Economia de tempo 


Com uma ferramenta que já está preparada para ser utilizada, é fato que podemos economizar o tempo. 


Ao invés de ficar procurando por algo que está delicado ou querer criar uma foto do zero, essa é a solução simples e rápida que pode ser aplicada em qualquer lugar, economizando gastos e melhorando a produtividade. 


Imagem profissional


Não é segredo para ninguém que as fotos profissionais enriquecem e muito qualquer produção, não é mesmo? Por isso, nesse caso, o resultado pode ser ainda melhor. 

Quando comparado com as fotos daqueles que não possuem prática, essa técnica é a mais indicada e que pode gerar resultados. 


Por isso, não tenha medo de procurar pelas soluções e facilidades de um banco de imagem gratuito.


5 vantagens de um banco de imagens pago


Existem diversas vantagens que podem colocar essa opção à frente do gratuito, incluindo a facilidade em achar a imagem adequada para cada situação e qualidade superior que essas imagens podem transmitir, quando comparadas com as demais. Confira:


Boa qualidade 


Quando o assunto é qualidade, essa opção pode ser ainda melhor do que o gratuito. Como as fotos são pagas, fica mais fácil encontrar uma foto que fica em alta definição.


Como o número de procuras pode ser mais selecionado, a qualidade também fica de acordo com o valor que está sendo pago. Em alguns casos é possível encontrar itens em alguma definição.


Muitas opções


Existem diversas opções nesses sites, desde as mais simples até aquelas mais elaboradas. O segredo é encontrar a solução que combina com o que está sendo publicado, levando em consideração o que é pensando e o que o texto ou até tem a dizer.


Uma coisa é certa: opções não vão faltar nesse modelo de contratação.


Uma alta definição 


Sabe aquela foto que a gente vê e já sabe que é de qualidade? Com uma definição boa e com cada detalhe nítido? 


Essas são características daquelas imagens que chamam a atenção e que podem ser um diferencial para qualquer site.


Essas fotos podem ser encontradas nas plataformas pagas, que oferecem serviços mais direcionados. 


A sua empresa em primeiro lugar 


Por mais que muitas empresas usam esse modelo, ainda é mais fácil e contrato opções únicas no formato pago. 


Com diversas opções e com fotos de qualidade, esse é o espaço em que a sua empresa é colocada em primeiro lugar, com a devida atenção. 


Afinal, assim fica mais fácil encontrar aquelas fotos que combinam com o assunto que você está tratando, não é mesmo? 


Muito mais rápido 


Por ser um modelo gratuito, fica mais fácil encontrar o que você precisa em poucos cliques. 


Basta uma pesquisa para encontrar o que você precisa, com as cores e formatos que você deseja divulgar junto com o seu texto, em qualquer plataforma.


Qual o melhor banco de imagens gratuito? Veja dicas


Existem alguns bancos que podem ser utilizados como parâmetros para aqueles que precisam de uma solução para procurar por fotos. É importante ter em mente que cada um deles atua de determinada forma, oferecendo algumas funcionalidade e recursos. 


Uma boa dica é fazer o seu cadastro em alguns, levando em consideração quais estão de acordo com a sua demanda. Confira uma lista com algumas opções: 


  • Pixabay
  • Freepik
  • Iso Republic
  •  Unsplash
  • Startup Stock Photos
  • StockSnap
  • Picjumbo
  • Flickr
  • Gratisography
  • Vecteezy
  • Public Domain Pictures
  • Burst
  • Photopin
  • Freerange Stock
  • Flaticon


Melhores banco de imagens pagos

Se a lista das opções gratuitas já é extensa, aqueles que são pagos também podem oferecer muitas facilidade e funcionalidades, de acordo com o que você precisa e com as melhores soluções para as artes e itens que deseja publicar. Confira algumas opções:

  • Adobe Stock
  • Shutterstock
  • iStock
  • Getty Images
  • Dreamstime
  • Deposit Photos
  • Bigstock
  • 500px
  • Canstock Photo
  • Creative Market
  • Freepik


Afinal, qual é o melhor banco de imagens?


Quando falamos dos melhores bancos de imagem, é essencial ter em mente que cada empresa pode ter determinada função ou objetivo. Nesse caso, é fundamental levar em consideração as peculiaridades de cada caso.


Se a solução será para uma agência, por exemplo, é preciso ter em mente quais são as características dos clientes e o que pode ser usado por boa parte deles.


Por outro lado, se o banco for para uma única empresa, basta levar em consideração as necessidades que são apresentadas pela equipe de comunicação.


Antes de decidir qual será a solução, o primeiro passo é fazer o teste com algumas opções, levando em consideração o que pode ser mais benéfico com o uso. Existem algumas empresas que podem demandar um número maior de imagens focadas em determinados segmentos, fator que deve ser levado em consideração. 


Agora, se o objetivo é encontrar fotos mais gerais e que podem ser combinadas em diversas ocasiões, os bancos mais comuns podem ser ideais para essas demandas, atendendo às necessidades de forma rápida e prática. 


Eu consigo encontrar imagens vetorizadas e ilustrações?


O que será oferecido por cada um dos bancos e as soluções que ficarão disponíveis são informações que podem variar de opção para opção. nesse caso, o primeiro passo é entrar em contato com cada uma das indicações, levando em consideração aquela que combina com o perfil do que você está procurando. 


É fato que aqueles que trabalham mais com artes que usam vetores precisam ter acesso aos arquivos de uma forma diferente, fator que deve ser levado em consideração. Quem é da área sabe o quanto a criação de vetores é uma tarefa delicada e como pode levar tempo para conseguir fazer cada uma das artes. Por isso, contar com um banco capaz de oferecer essa facilidade pode ser uma economia de tempo e o sinônimo de ganhos. 


Aproveite para avaliar se as opções que estão disponíveis são as melhores para o trabalho que você precisa realizar, levando em consideração os diferenciais e como será feito cada um dos trabalhos. Tenha em mente que esses pequenos detalhes podem fazer muita diferença na rotina de trabalho, impactando no tempo, na produtividade e no que será oferecido.


Há vídeos gratuitos também?


Os vídeos estão em alta e passaram a ser um dos modelos preferidos dos brasileiros. Basta acessar as redes sociais para encontrar diversas publicações que contam vídeos q que possuem diversos fragmentos - usados em conjunto ou separadamente. 


É fato que a gravação de vídeos é uma prática que demanda tempo e que precisa de preparo, com muita delicadeza e planejamento. Por isso, muitas empresas ainda não possuem o capital necessário para investir nas ferramentas ideais e nos profissionais certos para ter um bom resultado. Esses problemas podem acabar impactando em uma péssima produtividade, deixando de lado a qualidade desejada. 


Por isso, as opções de banco são bem melhores e podem ser aplicadas em diversos casos, seja nos momentos em que a empresa deseja fazer um texto comemorativo ou quando o objetivo é vender, com uma linguagem e com imagens adequadas. 


Com pouco cliques e muita facilidade, fica nítido que essa opção pode acrescentar e muito para aqueles que querem entregar um bom trabalho levando em consideração o tempo de atendimento e o resultado com maestria. 


É claro que a quantidade de vídeos em cada banco pode variar, de acordo com os clientes e com o perfil de cada um. Por isso, faça um teste antes da contratação e leve em consideração se esse é o melhor caminha para atingir os seus objetivos. 


Como ganhar dinheiro com banco de imagens?


Se você está do outro lado e deseja ganhar dinheiro com essa solução, o primeiro passo é encontrar uma empresa que esteja disposta a comprar as suas produções.  Existem alguns bancos que são brasileiros e que podem estar a procura de fotos e vídeos voltados para determinado público, facilitando a sua negociação.


Por mais que os bancos tenham se atualizado nos último anos, ainda é comum encontrar muitas imagens que não possuem nenhuma ligação com os brasileiros, fator que pode distanciar o cliente e colocar em evidência que determinado trabalho não foi feito levando em consideração as características do nosso próprio povo. 


Essa é uma realidade que pode mudar com a venda e participação de mais brasileiros nesse mercado, colocam em prática as técnicas de comunicação para evidenciar o brasileiro e a nossa riqueza de cultura. Afinal, é fato que podemos ter uma identificação de compra ainda maior quando conseguimos nos enxergar naquilo que está sendo vendido. 


Além de ser uma forma de trazer para perto aquele que está comprando, esse é o mecanismo para entregar um conteúdo diferenciado.  Quando o assunto são os valores, vale entrar em contato com cada um dos bancos compreendendo como funcionam as demandas, quais são os valores e como o seu trabalho pode ser bem aceito pelas pessoas que assinam esse mecanismo. 


É importante ter em mente que essa é uma via de mão dupla e que todos os envolvidos precisam estar satisfeitos com o trabalho que está sendo disponibilizado, dando mais tempo para que essa parceria seja uma realidade. 


Conclusão


Sabemos que a internet passou a ser um local de muita disputa, com diversas empresas que estão preparadas para aparecer e conquistar novos clientes e admiradores.  Nesse campo de batalha tão disputado, é fato que cada detalhe pode ser importante, fazendo a diferença em uma escolha que pode ser decisiva. 


Por isso, quando falamos de fotos, o foco está além da imagem que está sendo entregue. Quando o assunto é a comunicação e a visão que os clientes vão ter da companhia, cada mínimo detalhe é primordial para estreitar os laços e para manter do lado aqueles que podem ser consumidores fiéis. 


Inconsequentemente, todos estamos à procura de algo ou de alguém que seja capaz de representar os nossos desejos, o nosso crescimento e aquilo que buscamos e acreditamos. Isso é ainda mais forte no Brasil, com a busca por soluções rápidas e que podem ser acessadas em poucos cliques. 


Por isso, a imagem é a forma como você, empresa, está olhando para o seu cliente e o resultado deve estar de acordo com o que você deseja que ele enxergue nessa relação. 


De nada adianta fazer o uso de imagens sem qualidade, com procedência duvidosa e que ainda podem gerar sérios danos para o futuro, incluindo até mesmo processos legais - afinal, uso de imagem inadequada pode ser enquadrados nos crimes de direitos autorais. 


Aproveite para investir em uma solução que pode ser utilizada por muito tempo, melhorando o trabalho que está sendo entregue ao consumidor final, mostrando o respeito que a sua empresa tem por cada um deles.


Artigos relacionados.

Ver mais artigos
saiba-como-transformar-pacientes-em-clientes-com-o-marketing-medico conheca-os-profissionais-que-podem-se-tornar-bons-redatores se-voce-deseja-leitores-fieis-para-o-seu-blog-saiba-como-criar-uma-linha-editorial
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564