Blog 7 benefícios de gerar uma lista de e-mails

7 benefícios de gerar uma lista de e-mails

mãos mexendo no notebook

Um e-mail serve para troca de informações. Trata-se de uma ferramenta de comunicação, inclusive, muito usado em outros países na frequência que usamos aplicativos de mensagens rápida, por exemplo. Pensando nisso, há muitos benefícios em gerar uma lista de e-mails.


É por isso que o marketing por e-mail se mantém como uma estratégia consolidada para obter bons resultados para as empresas. Claro que é preciso criar uma estrutura, com planejamento antes dessa prática, mas é fato que o número de conversões de uma lista é muito interessante.


A ideia aqui é captar o e-mail dos seus potenciais clientes e passar a enviar conteúdos interessantes, aos poucos aplicando técnicas para conversão em vendas. É um método muito eficaz e cria um relacionamento inclusive após o contato se tornar de fato seu cliente. 


Veja os benefícios:


1- Os e-mails são contatos particulares


É inegável que os e-mails foram feitos para uma pessoa apenas ter acesso, é um contato, portanto, pessoal. Dessa forma, a mensagem chega para o seu potencial cliente como algo pessoal, porque a tecnologia permite isso. Os sistemas de e-mail marketing colaboram para que mensagens personalizadas cheguem à caixa de entrada.


Por exemplo, o "Olá, Fulano!" já permite uma aproximação maior com quem recebe a mensagem, porque é totalmente direcionada, específica, mesmo se enviada por um sistema. Isso faz com que o usuário se sinta mais próximo da sua empresa, passamos a construir um relacionamento.


Assim, podemos dizer que o envio desses e-mails possibilita tanto o trabalho em torno da conversão de novos clientes quanto na manutenção dos que já temos. Um exemplo do segundo caso é o envio de promoções ligadas ao aniversário, mais uma vez um trabalho direcionado às especificidades do cliente.


2 - É possível manter a comunicação mais assertiva


Precisamos também reforçar outro aspecto diretamente ligado a esse recurso, que é a comunicação. Além de pessoal, é uma ferramenta para comunicação com os seus clientes. As pessoas e empresas utilizam frequentemente para troca de informações, para comunicar com outras pessoas e empresas.


Além disso, é uma troca muito mais assertiva, porque você possui o e-mail que o próprio cliente forneceu. As pessoas informam esse tipo de dado quando estão realmente interessadas em receber os conteúdos. Não é como uma rede social, por exemplo, que vários cliques passam por lá, mas nem todos se interessam.


Por isso você cria a lista para que tenham em mãos outra plataforma para comunicação com os seus clientes e leads. A partir daí surge uma gama de oportunidades para que essa comunicação possa gerar resultados para a sua empresa sem abalar o relacionamento com esse contato.


3 - Direcionamento do tráfego para seu site


Lembrando que o contato foi obtido porque o usuário desejou fornecê-lo, podemos pensar em direcionamento de tráfego. Ainda que o aumento de tráfego seja obtido, sobretudo, com estratégias voltadas para o SEO, é possível aproveitar a sua lista de contatos para tal.


É o caso de necessitar de aumento em uma página específica, como a sua página principal, uma postagem âncora, página de vendas etc. – uma vez que existe um público qualificado, que já se inscreveu para receber informações sobre a empresa ou mesmo um produto digital gratuito, é uma boa oportunidade.


Então, recomendamos enviar como um aviso, mostrando que a página existe, o que o usuário vai encontrar lá e estratégias em um bom CTA para obter esse clique. Não é o objetivo principal do seu trabalho com os contatos, mas é muito eficaz, principalmente quando enviamos artigos em formato de boletim informativo.


4 - Oportunidade para receber retorno dos clientes


Quando falamos sobre e-mail marketing muitas pessoas associam aquelas mensagens automáticas que sequer podemos responder. Mas a sua estratégia não precisa seguir esse caminho, pelo contrário, é possível abrir espaço para esse tipo de CTA, de pedir uma resposta.


Podemos oferecer ao cliente uma chance de tirar as suas dúvidas sobre produtos e serviços, sobre conteúdos ou enviar as suas sugestões. O laço com o seu público será ainda maior, o usuário se sentirá importante e ouvido acima de tudo, vendo que recebe as respostas por parte da sua empresa.


E, no caso da sua empresa se interessar nesse tipo de abordagem, é importante lembrar que os e-mails precisam ser passíveis de serem respondidos. Tenha um pessoal para verificar esse conteúdo e sistemas que permitam essa interação com o cliente.


5 - Aumento da receita da sua empresa com lista de e-mails


Nada de mágica ou ações mirabolantes, é estratégia. É possível aumentar a receita da empresa utilizando a sua lista de e-mails de potenciais clientes e clientes. Trata-se de um trabalho desenvolvido desde o primeiro contato com esse lead cadastrado.


Ele recebe as boas-vindas, informações importantes, vai se educando sobre os conteúdos da sua empresa e chegando cada vez mais perto da decisão de compra. Nesse objetivo cada e-mail enviado tem uma função, passando o potencial consumidor por etapas do funil de vendas.


O mesmo vale para o caso de pessoas cadastradas que já fizeram alguma compra com sua empresa. Nessa situação o trabalho é parecido, mas voltado à fidelização do usuário, precisamos convencê-lo novamente a comprar o mesmo ou produtos semelhantes.


6 - Permite adaptar as práticas e estratégias da sua empresa


O retorno aos e-mails é muito interessante para compreender como o público recebe os conteúdos da sua empresa. A resposta pode vir do próprio e-mail, como uma mensagem, ou ainda, vendo resultados obtidos como o aumento do tráfego em uma página específica ou das vendas.


Isso é muito interessante, mas devemos abrir os olhos para que a frequência de envio não seja inconveniente para os usuários. Faça um planejamento e perceba cada resposta obtida, melhorando as suas práticas e próximas estratégias, portanto, usando os dados gerados como um parâmetro.


Aqui menos é mais. Não podemos esquecer que o uso dos e-mails serve também para criar um relacionamento com os clientes. E ninguém quer receber a todo o momento uma mensagem insistindo em algo, seja na compra de um produto/serviço ou outro tipo de CTA.


7 - O e-mail marketing permite agrupar diferentes consumidores


Se a sua empresa possui uma gama maior de produtos e serviços, você corre o risco de enviar alguns e-mails que podem não interessar a todos os usuários. Mas isso é um problema fácil de resolver usando os recursos ligados a esse tipo de automação.


Basta dividir os grupos de leads de acordo com os seus interesses, filtrando mensagens mais voltadas para o que desejam. Nada de passar conteúdos sobre todos os produtos, porque suas chances de vender mais aumentam ao enviar pontualmente aos clientes mais prováveis de consumir.


Chamamos de segmentação de e-mails e é uma prática muito interessante, inclusive para evitar constrangimento ao usuário. Lembre-se que o cliente não pode sentir vontade de sair da sua lista, precisamos ter esse cuidado.


Esses são os benefícios de gerar uma lista de e-mails para a sua empresa. São muitos os frutos desse tipo de trabalho porque as estratégias são muito específicas. Ficamos mais perto dos nossos clientes e recebemos um ótimo retorno em diversos âmbitos.


Precisa de conteúdo estratégico para sua lista de e-mails? Entre em contato conosco pelo nosso site ou ligue para o número 0800 750 5564 e conheça nossos planos!


Artigos relacionados.

Ver mais artigos
guia-do-wordpress-o-que-e-como-funciona-e-como-utilizar aida-atencao-interesse-desejo-acao-o-que-e-e-como-utilizar-o-metodo-na-pratica guia-basico-sobre-marketing-digital
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564