Blog 10 dicas de conteúdos para engajar seu público

10 dicas de conteúdos para engajar seu público

mulher sorrindo olhando para o computador

Aumentar a visibilidade do negócio, melhorar as vendas, gerar leads, construir relacionamento com marcas e clientes, aprofundar conexões e torná-las reais. Esses são apenas alguns benefícios que a criação de conteúdo relevante e especializado consegue gerar. 


Falando especificadamente sobre o engajamento do público, um público engajado está muito mais propenso a consumir, interagir e, principalmente, a indicar a sua marca/empresa/serviços para outras pessoas e clientes – sendo mais um motivo relevante para investir na criação de conteúdo.


No entanto, antes de começar a planejar a estratégia de criação de conteúdo para o seu público, é fundamental que você tenha noção do que é a  jornada de compra  – e onde cada um dos seus clientes se encontra. 


Basicamente a jornada de compra acontece em 4 etapas: etapa de atração, etapa de conversão, etapa de venda e encantamento (pós-venda). E é obvio que o mesmo conteúdo não é capaz de atrair todos eles, certo?


Na etapa de atração o conteúdo deve ser de interesse e relevante para o público-alvo para que ele faça um primeiro contato com a empresa. Na etapa da conversão, conhecidos ou desconhecidos se tornam leads; para apenas na terceira etapa da jornada, efetivarem alguma compra. Mas a jornada não acaba aí: pois na etapa do encantamento temos ainda conteúdo específico do pós-venda, fidelizando o cliente para que ele volte a fazer novas compras e indique a marca. 


Entende agora por que investir em toda uma estratégia de criação de conteúdo? 


Para te ajudar a encantar e engajar o seu público, trouxemos neste artigo 10 dicas de conteúdo. 


Vamos conferir quais são elas?  


10 dicas de conteúdos para engajar seu público 


 1. Listas 


Um conteúdo fácil de ser consumido (independentemente do formato, seja para blog, vídeo para Youtube ou rede social) é o conteúdo em listas. Isso porque são atrativos, simples de serem vistos ou ouvidos. Além disso, o conteúdo em listas facilita o famoso “escaneamento” de conteúdo, permitindo que o leitor passe o olho e leia apenas aquilo que efetivamente está buscando. 


2. Fale sobre novidades e tendências


Todos nós gostamos de estar atualizados sobre novidades e tendências, principalmente do nosso segmento de atuação no mercado e/ou de assuntos que acompanhamos. Sendo assim, conteúdo voltado a mostrar como serão os próximos meses, momentos, novidades ou quais cenários se desenharão sempre são materiais que tendem a dar certo. 


Em determinados períodos do ano esse tipo de conteúdo funciona ainda melhor: como no começo e final deles. Em segmentos da moda, a mudança das estações (verão/primavera e inverno/outono) também refletem em bons momentos para esse tipo de estratégia. 


3. E falando em tendências... 


Ficar por dentro do que está acontecendo no mercado, na mídia e até no cenário político, avaliando como aquilo pode ser transformado em conteúdo para a sua marca também é uma ótima forma de engajar o público nos mais diversos formatos de conteúdo.


Afinal, quando algo já está sendo falado na mídia, há uma tendência de que as pessoas já estejam “aquecidas” para aquele tipo de conteúdo. Adaptar memes para a realidade da sua empresa ou situações que acontecem em grandes realitys ou programas de TV, como agora no BBB, por exemplo, são alguns exemplos de como você pode utilizar assuntos atuais para criar conteúdo relevante e capaz de engajar o seu público  na comunicação. 


4. Use depoimentos de clientes


Outra estratégia interessante para engajar o seu público  na comunicação é por meio de depoimentos. Deixe os clientes que já consumiram algum tipo de produto ou conteúdo falarem sobre eles e indicarem a experiência para outras pessoas. 


 Mas como atrair as pessoas para darem esses depoimentos?


É simples! Ofereça um benefício em troca, como um cupom de desconto ou um brinde exclusivo da sua empresa, por exemplo. 


5. Melhore a escaneabilidade dos seus materiais 


Basicamente esse recurso faz com que as pessoas simplesmente passem os olhos no conteúdo antes de decidirem se efetivamente farão a leitura dele ou não. 


Para aumentar a chance de que o conteúdo seja lido você pode investir em listas, parágrafos e frases curtas, uso de palavras-chave ou frases mais marcantes em itálico/negrito, intertítulos e assim por diante. 


Por que fazer isso? 


Porque todos esses recursos acabam chamando a atenção dos olhos e gerando no cliente a urgência de leitura, afinal, ele entende que aqueles pontos são mais importantes e devem ser lidos. Invista nisso! 


6. Revise todo e qualquer material 


Hoje os revisores automáticos estão aí para nos ajudarem, é fato. No entanto, erros de gramática ou ortografia estão sempre sujeitos a acontecerem e podem colocar lá embaixo a sua credibilidade como empresa. 


E considerando que autoridade não é uma coisa que se conquista da noite para o dia, revisar os materiais antes de efetivamente colocá-los no ar é uma tarefa fundamental e bem recomendada.


Além do mais, também é indicado que outra pessoa (e não a pessoa que escreveu) faça essa revisão, pois é comum que erros simples passem completamente despercebidos quando somos os autores do texto. 


7. Otimize os conteúdos para SEO 


O SEO (Search Engine Optimization) nada mais é do que uma estratégia de otimização do seu texto para os motores de busca, fazendo com que Google, Bing e outros buscadores mostrem-no efetivamente para quem quer vê-lo. 


E quanto mais relevantes os buscadores considerarem que é o seu conteúdo, melhores são as chances de que ele fique bem-posicionado, seja mais lido e, consequentemente, consiga engajar o seu público melhor, aumentando desde a visibilidade às vendas e conversões. 


O principal ponto que você deve se atentar nessa otimização é no uso das palavras-chave, que devem ter ligação com o seu conteúdo e serem bem escolhidas. 


8. Divulgue o seu conteúdo em diferentes canais


Você produziu um post excelente e bem otimizado para SEO no blog da empresa. Mas que tal aproveitar para divulgá-lo também em outros canais de comunicação da mesma, como no podcast ou nas redes sociais? Use um canal sempre alinhado ao outro e aumente suas chances de engajar o seu público  por meio de conteúdo de qualidade. 


9. Use memes e GIFs na comunicação


Mesmo grandes marcas estão apostando em uma linguagem mais divertida para aumentarem o engajamento do público de uma maneira leve e dinâmica, o que pode ser feito principalmente por meio de vídeos, GIFs e memes.


No entanto, é sempre importante entender se a sua marca consegue se adaptar a esse modelo de discurso, se o canal utilizado é adequado e se o público está, de fato, esperando por ele. 


10. Tenha um calendário editorial


Nesse calendário, programe-se para diferentes tipos e formatos de conteúdos em cada canal de comunicação da sua empresa.


E se você não sabe implementar essas estratégias, conte com quem entende do assunto para te auxiliar. A  RedaWeb é uma agência especializada em produção de conteúdo com atuação a nível nacional e que conta com uma equipe completa de redatores especializados para te ajudar. 


Sendo assim, não hesite mais e acesse agora mesmo o site para conferir os planos e opções que separamos para você.


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