Blog 6 dicas para começar a trabalhar com home office

6 dicas para começar a trabalhar com home office

6 dicas para começar a trabalhar com home office

As consequências oriundas da pandemia de covid-19, que ocasionaram a necessidade por distanciamento social, fizeram com que o formato de trabalho em home office adquirisse popularidade e obtivesse um acréscimo significativo entre a população.

Para amenizar a possibilidade de contaminação, uma parcela significativa da sociedade passou a aderir essa nova performance de trabalho, a fim de amenizar o contato e quaisquer contaminações.

Mesmo após a chegada da vacina no Brasil e do avanço da imunização e do controle de casos, uma série de empresas que, no início da pandemia, optaram pelo formato home office por questões de necessidade, resolveram manter essa modalidade por identificar a sua eficácia e economia de gastos, como no setor de energia elétrica e e vale transporte.

Sendo assim, a procura e prioridade por trabalhar em casa continuou em evidência e passou a fazer parte da rotina ou dos objetivos futuros de uma gama de pessoas.

Se você é um desses profissionais, não vai embora, pois este conteúdo foi feito para atender as necessidades de pessoas como você! Para te ajudar, pautamos 6 dicas para quem almeja trabalhar através do formato de home office.

Para saber mais, continue a leitura:

Selecione e organize um espaço de trabalho

Nem todos possuem a possibilidade de ter um escritório e destiná-lo para o trabalho em home office. Se caso essa for a sua condição, ótimo, aproveite! Mas se caso não disponibilizar um cômodo extra, não se preocupe, afinal, um espaço para trabalho em home office não costuma demandar muito espaço.

Você pode improvisar e ocupar um cantinho da varanda, da sala ou até mesmo do seu quarto. No geral, você vai precisar de três objetos: uma mesa, uma cadeira e um computador para ter estrutura e exercer suas atividades profissionais.

Após selecionar o espaço e ter os objetos que necessita em mãos, é a hora de pensar na condição do ambiente. Se possível, opte por um espaço que tenha bom acesso à internet e que seja iluminado, com pouco barulho e arejado.

E, claro, tente se manter distante dos equipamentos eletrônicos, como televisão e celular, pois podem te distrair durante o momento de trabalho.

Lembre-se: você vai estar trabalhando a sós e não terá ninguém para te supervisionar. Portanto, é necessário ter disciplina para não perder o foco e não otimizar o seu tempo e produtividade.

Conforto acima de tudo

Não adianta organizar um espaço e utilizar objetos que vão te trazer desconforto ao longo dos dias e semanas. Para evitar estresse, opte pelo conforto.

Como provavelmente você vai passar bastante tempo sentado, o ideal seria adquirir cadeiras confortáveis e adequadas para a coluna. Fazendo isso, você se mantém confortável ao longo do seu dia de trabalho e, ainda de quebra, evita problemas de saúde. Mantenha a postura ereta, viu?

E, com relação à mesa, o ideal seria uma de tamanho médio. Sabemos que demandar de espaço não é uma realidade de muitos, portanto, encontrar um meio termo entre uma mesa pequena à média seria interessante e ideal para a sua rotina de trabalho.

Ter uma mesa pequena poderia culminar em desorganização e, quem sabe, contribuir para que você se perca em um emaranhado de papéis e afins. Não queremos que você se perca, certo?

Se caso você tiver reuniões online, organize previamente a sua estrutura

Durante o período da pandemia de covid-19, quem nunca teve uma reunião com má qualidade áudio ou vídeo?

Portanto, para evitar complicações, desde já, selecione o seu material para reunião!

Se possível, como dito na primeira dica, opte por um espaço que tenha bom acesso à internet para que as chamadas das reuniões não caiam, e deixe o seu fone guardadinho na gaveta ou um espaço específico da mesa, para conseguir ouvir adequadamente o que as pessoas têm a dizer durante o momento de reunião.

Vale lembrar que a maioria dos fones também tem saída de áudio, então, ao utilizá-los, você terá uma melhor estrutura para ouvir e para falar.

Anote a sua rotina e demandas de trabalho em uma agenda

Essa dica serve tanto para o trabalho físico quanto para as atividades em home office. E, pelo home office se tratar de um ofício que é realizado em um ambiente informal e 100% do seu controle, a necessidade por organização se torna ainda maior.

Trabalhar na própria casa para algumas pessoas é um paraíso, pois dessa forma conseguem se concentrar melhor, otimizar tempo, evitar estresses no trânsito e se sentir mais confortáveis enquanto trabalham. Mas não caia na ilusão que só são flores, viu?

Como você estará no seu ambiente e não será fiscalizado (não de forma direta), você pode acabar se distraindo e se indisciplinado com relação à própria rotina de trabalho.

É interessante formular uma rotina e registrar as suas demandas de trabalho, para que dessa forma consiga se organizar e cumprir com os seus compromissos. Guardar todas as informações na memória, diante de tanta correria, é arriscado, principalmente quando se está em um ambiente menos controlado e de maior conforto.

Não deixe de fazer suas anotações, combinado?

Se caso morar com outras pessoas, tenha um diálogo e explique a sua carga horária de trabalho

Por se tratar de um trabalho que é realizado em casa, algumas pessoas acabam levando menos a sério e não respeitando tanto o espaço do outro.

Como sabemos que esse posicionamento não procede e que o trabalho em home office é tão profissional quanto o trabalho realizado no ambiente físico, é necessário ter uma conversa com as pessoas com quem você divide a casa, se caso não respeitarem as suas condições de trabalho.

Durante a conversa o ideal é que alguns pontos sejam argumentados e esclarecidos como: carga horário de trabalho, necessidade por silêncio e concentração.

Vamos combinar que não é nada agradável trabalhar com barulho e interrupções, né? Portanto, seja sincero quanto às suas necessidades para evitar estresses e complicações cotidianas.

Tenha um tempo de descanso

Não é porque está trabalhando de casa e sentado que não precisa de descanso. O corpo e a mente precisam de descanso para nos mantermos saudáveis e, claro, para termos produtividade e bons resultados também. Sendo assim, respeite o seu horário de almoço e, se puder, se dê 10 minutos de intervalo a cada 2h/2h30 de trabalho.

Fazendo isso, você ameniza as chances de um esgotamento mental e bloqueio de produtividade. Lembre-se: cuidar de você também é importante.

Está animado para iniciar as atividades em home office? Agora, com essas dicas, com certeza você vai conseguir montar um bom espaço e organizar uma ótima rotina de trabalho, com qualidade de vida e produtividade.

Para saber mais, acesse o nosso site www.redaweb.com.br ou entre em contato pelo número de telefone: 0800 750 5564.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
erros-que-voce-pode-estar-cometendo-no-seu-blog-e-pode-afastar-os-leitores conheca-o-impacto-das-campanhas-de-marketing-e-seo-para-o-business-blog a-importancia-de-produzir-conteudo-escaneavel-para-o-seu-blog
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564