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5 dicas para ter sucesso de vendas na internet

5 dicas para ter sucesso de vendas na internet

Muitos dos consumidores que começaram a comprar online por conta da pandemia de coronavírus, se tornaram grandes clientes dos e-commerces e marketplaces. Com algumas estratégias e técnicas de marketing, é possível atrair a atenção dos usuários e aproveitar essa janela de oportunidade para criar um exército de fãs leais à sua marca.

Aumentar as vendas online, certamente, é o maior objetivo de todas as empresas que estão inseridas no mundo digital. Não importa se você é dono de uma mecânica local ou do maior e-commerce do seu nicho, aumentar o seu faturamento é primordial para garantir a sobrevivência do negócio.

Com isso em mente, criamos uma lista com 5 dicas para ter sucesso de vendas na internet enquanto cria uma marca facilmente reconhecida e amada pelo público. Confira!

#1 Entenda a sua audiência para ter sucesso de vendas na internet

Esse é o ponto mais importante para qualquer estratégia de marketing ou de vendas. Afinal, os clientes atuais desejam soluções cada vez mais personalizadas e que resolvem os seus problemas mais específicos.

Antes de fazer qualquer coisa, é preciso respirar fundo e tomar nota de todas as informações que você tem sobre com quem você quer se comunicar. Evite tomar decisões rápidas e que não estejam baseadas em dados, afinal, isso irá impactar diretamente os seus resultados e os seus objetivos com as vendas na internet.

Pense que você possui um e-commerce de moda. Quem é o seu cliente?

  • Mulheres solteiras que moram no centro da cidade e que conhecem a moda?
  • Mães solteiras que possuem dois empregos para criar os filhos?

Certamente a escolha de palavras, o tom de voz e até mesmo a frequência de postagem serão diferentes em cada um desses cenários. Por isso, a importância de conhecer a fundo a sua audiência.

Assim, realize constantemente uma avaliação da sua audiência existente. Tente compreender se as pessoas que te seguem continuam te acompanhando, ou se há alta rotatividade. Identifique os conteúdos que geram maior engajamento. Analise os dados demográficos e o seu alcance.

Tanto o Google Analytics quanto as próprias redes sociais conseguem te dar uma boa noção sobre a sua audiência. Complemente essa estratégia com a análise de competidores para compreender quais são os objetivos deles e as melhores práticas para gerar resultados.

#2 Seja honesto na sua copy

Pode parecer óbvio, mas milhares de sites possuem promessas cujas marcas não conseguem cumprir. Ser honesto na sua copy é fundamental para manter a reputação da sua marca, mas também para aumentar a confiança dos clientes.

É claro que as técnicas de gatilhos mentais são eficientes para quem deseja ter sucesso nas vendas na internet. Afinal, eles apelam para os sentimentos das pessoas na hora de fechar um negócio, e isso pode ser um tiro no pé.

Imagine que alguém está com o dinheiro contado para comprar uma solução e você convence essa pessoa a tomar uma decisão impulsiva. Pode ser que o seu produto não seja a solução mais adequada no caso específico, então, o cliente ficará com uma má impressão da sua marca ao não ter o problema completamente resolvido.

#3 Crie um hábito nas redes sociais

De acordo com a pesquisa Social Commerce, cerca de 76% dos consumidores visitam as redes sociais de uma marca antes de comprar um produto. 56% dos brasileiros buscam avaliações online para tomar uma decisão, enquanto 54% o fazem para comparar preços.

É preciso ter em mente que mesmo empresas que não possuem um e-commerce, precisam de uma conta ativa nas redes sociais. Muito mais do que isso, gerando conteúdo de alto valor para que se converta em engajamento, e por consequência, em oportunidades de negócio.

Tenha em mente que as pessoas estão buscando soluções para os seus problemas, então, as suas redes não devem ser apenas uma vitrine. É fundamental ilustrar como os clientes irão se sentir ao comprar os seus produtos, para então, tentar vender algo.

#4 Gere conteúdo de alto valor para o SEO

Em uma loja física, os clientes podem ver a fachada do negócio e entrar. Porém, na internet, você precisa ajudá-los a te encontrar. Certamente as redes sociais ajudarão nessa tarefa, mas o método mais eficiente ainda é o SEO. Você precisa otimizar o seu site para os mecanismos de busca.

Isso significa compreender a sua audiência, entender os temas que são relevantes para ela, e principalmente, as palavras que eles utilizam para falar sobre o assunto. As palavras-chave são fundamentais para que o Google encontre a sua página, mas também para que as pessoas saibam o que irão ver se acessarem o seu link.

Quando as pessoas têm dúvidas, elas vão diretamente para o Google buscar uma resposta. Criando conteúdo você pode ser a pessoa que fornece informação relevante e interessante para a sua base de contatos.

Um blog, por exemplo, serve para que você dê dicas de como aproveitar melhor os produtos do seu e-commerce. Em vez de escrever sobre o produto em si, fale sobre os seus benefícios e como ele mudará a vida do cliente.

Ainda, lembre-se que os buscadores priorizam páginas que criam conteúdo consistentemente. Quanto mais materiais você possuir, maiores serão as chances de ser encontrado.

#5 Invista também no e-mail marketing

Infelizmente, a experiência do consumidor, em muitas empresas, acaba quando eles entregam o dinheiro no caixa. Esse é um dos maiores erros para a sua retenção no final das contas.

Para aumentar as vendas na internet, tenha certeza de que o seu negócio está fazendo um follow-up de valor e que importa para os seus novos clientes.

Isso significa enviar um link para rastrear a entrega, mas principalmente, enviar conteúdo que ajude o seu cliente a aproveitar melhor a nova aquisição. Quanto mais benefícios ele colher, melhor será a experiência como um todo.

Recomendamos o e-mail marketing como uma das metodologias mais eficientes nesse sentido. Afinal, por mais que muitos tentam desacreditar essa técnica, as pessoas abrem o e-mail mais de uma vez por dia para checar os seus contatos ou mensagens que estão esperando.

Essa é uma oportunidade de sempre estar na caixa de entrada do seu cliente, de modo que ele se lembrará de você mesmo quando não estiver fazendo uma compra propriamente dita.

Lembre-se de que o maior motor de vendas na internet é a geração de valor. Quanto mais você agrega, mais resultados gera.

Nesse sentido, a Redaweb pode ajudá-lo a criar conteúdos de alto impacto para aumentar a sua taxa de conversão e para reter mais usuários nas suas páginas.

Entre em contato conosco para conhecer os nossos planos personalizados e entender como podemos ajudá-lo a transformar o seu negócio no mercado digital.

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