Blog 7 erros comuns no marketing digital que podem arruinar sua estratégia

7 erros comuns no marketing digital que podem arruinar sua estratégia

equipe de marketing digital reunida elaborando estratégias

Se a estratégia digital que você elaborou para o seu negócio não entrega os resultados esperados, é possível que você esteja cometendo alguns dos 7 erros que mais podem arruinar campanhas de marketing digital.


É essencial que você aplique as técnicas mais atuais no marketing digital da sua empresa, para garantir o alcance do público ideal, para atrair e envolver essa audiência e assim transformá-los em clientes.


Se está precisando elaborar ou repensar sua estratégia digital, comece verificando se você não está cometendo erros que podem minar seu investimento e causar prejuízos para o seu negócio. 


Acompanhe este artigo até o fim e aprenda quais são e como evitar que eles arruínem sua estratégia.


1. Esquivar do planejamento de Marketing


O começo é muito importante, e tudo começa com planejamento, no marketing digital principalmente. A falta de uma estratégia bem definida irá dispersar os objetivos e dificultar a definição de metas razoáveis.


Por isso defina sua estratégia, considerando pontos como:


  • O público-alvo. 
  • Como vai chegar até essa audiência.
  • Resultados esperados. 
  • Prazos. 

Coloque tudo em um plano bem definido com metas para curto, médio e longo prazo.


2. Não estudar seu público-alvo


Muitos gestores possuem a ideia de que sites e redes sociais servem apenas para alcançar um público maior e expandir o alcance da marca.


A realidade é que este é um conceito superficial, já que para que a comunicação digital de uma empresa tenha sucesso é preciso direcionar para o perfil de usuário específico que vai investir no seu produto ou serviço, ou seja, a ideia é se comunicar com o público ideal para o seu negócio.


Portanto, em uma estratégia de marketing digital em que não há identificação do público-alvo, através das personas, é provável que gere o interesse nem engajamento esperado.


Entenda mais sobre a relevância do público-alvo para o sucesso do seu conteúdo lendo esse artigo.


3. Ignorar a importância da jornada do cliente


Aplicar a jornada do cliente na sua estratégia de marketing é essencial para prender a atenção do seu potencial cliente, para isso é preciso entender em qual estágio da jornada ele está e produzir conteúdo para cada etapa e assim atrair e prender a atenção do público na sua empresa.


A jornada do cliente possui basicamente três etapas:

  • A descoberta pela persona de que possui um problema e quer aprender mais sobre a questão. 
  • Em seguida da persona, após entender o problema, começa a considerar e pesquisar soluções de como resolver. 
  • Enfim decide pela ação de investir em um produto ou serviço que irá resolver o problema. 


Uma estratégia de marketing de sucesso possui a compreensão correta da jornada do seu cliente em potencial, pois caso o contrário os conteúdos criados não serão de interesse das personas do seu negócio.


Crie um diálogo contínuo com seu potencial cliente sobre os benefícios que seu produto trará para a vida dele, mostrando através de toda a jornada, onde está o problema e como solucionar da melhor maneira.


4. Não investir no site ou rede social da sua empresa


Focar esforços e investimentos em apenas um canal, empregar capital de maneira não planejada ou descontinuada é um erro muito comum na estratégia de marketing digital de diversas empresas.


O site da sua empresa é o local onde o cliente precisa encontrar informações completas e conteúdo de valor que o ajude a resolver os seus problemas, tudo de forma fluída e de fácil entendimento.


Assim como o site, as redes sociais possuem sua própria função, cada rede social tem seu público e linguagem, e deve receber o planejamento e atenção devidos.


Para alcançar o sucesso na sua estratégia de marketing digital é importante entender e valorizar as diferenças e necessidades de cada canal, para melhorar a autoridade da sua marca, reter o potencial cliente e chamá-lo para ação que deseja.


5. Não aprender inbound marketing


Um dos erros mais comuns para quem está começando a se aventurar no marketing digital é não se aprofundar em inbound marketing.


Essa vertente o marketing é focado em encantar o cliente, atrair e converter, buscando criar uma conexão com a persona, usando as seguintes ferramentas:

Ou seja, o método é mais envolvente e sutil, visando mostrar ao potencial cliente que sua empresa oferece conteúdo útil e relevante, sem ser invasivo.


O que se difere do marketing outbound que observamos principalmente nas mídias offline, que pode ser usada para a internet, porém em ações muito pontuais por ser agressiva demais para o público conectado.


Entenda como identificar um prospect com inbound marketing.


6. Menosprezar as métricas de tráfego digital


Um dos erros fatais para qualquer estratégia de marketing digital é esquecer de estudar as métricas das suas campanhas de marketing digital, e isso se aplica as redes sociais e para o conteúdo publicado no site da sua empresa.


Definir uma meta e traçar um caminho para alcançar não é o suficiente, é necessário acompanha o percurso para fazer as devidas correções, verificar o que está dando resultado e o que não gera o retorno esperado.


Analisar e otimizar as campanhas deve ser uma rotina constante no marketing digital, com isso você pode verificar as variações e os caminhos que evoluem melhor e que a exploração irá otimizar os resultados, aperfeiçoando a qualidade do conteúdo que seu negócio entrega ao público e consequentemente seus resultados.


Isso para ter a visão ampla de todos os canais digitais, as conexões entre eles e avaliar também seus desempenhos individuais.


7. Negligenciar a qualidade do seu conteúdo


Falando em conteúdo, é preciso um tópico inteiro para explicar por que não investir em conteúdo de qualidade pode arruinar sua estratégia de marketing digital.


Os Mecanismos de busca, como Google, por exemplo, gostam e destacam os conteúdos que mostrem mais valor e objetividade para responder à dúvida do usuário.


Ou seja, quanto mais detalhado, bem-feito e estruturado um texto for, melhor ranqueado ele ficará em uma pesquisa no Google.


Há muito conteúdo na internet, porém fazer com que ele seja notado e com que conquiste o usuário é o verdadeiro caminho do sucesso.

Para envolver o usuário e transformá-lo em um potencial cliente é primordial mostrar perícia em relação à área de atuação do seu negócio e se tornar uma referência no mercado que atua.


Comece a investir na sua estratégia de marketing digital


Prestar atenção aos possíveis erros no marketing digital e evitá-los permite a você e sua equipe adotar as melhores táticas para aumentar as conversões nos canais digitais.


Para começar a acertar tenha a certeza de produzir material de qualidade para gerar autoridade para a sua marca, conectando seu negócio a uma equipe de profissionais especializados na criação de conteúdo de alta qualidade para web.


Conheça os planos disponíveis acessando o nosso site ou fale com nossos atendentes agora mesmo pelo número 08007505564.


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