Blog 10 estratégias de sucesso para fazer o blog crescer

10 estratégias de sucesso para fazer o blog crescer

blocos azuis que representam crescimento, metas,  ideias e estratégias

Ter um blog é uma ótima forma de produzir conteúdo na internet e gerar renda, seja através de parcerias ou de vendas de produtos. Porém, de nada adianta ter um blog que não gera engajamento nem visitações, e fica apenas parado sem trazer benefícios para você. Se esse é o seu caso, está na hora de fazer o seu blog crescer. 


A seguir, trazemos dez estratégias de sucesso para fazer o blog crescer. São coisas fáceis de serem aplicadas, e que farão toda a diferença no tráfego do seu blog. 


Confira conosco a seguir quais são elas: 

1 - Invista no seu blog 


A primeira coisa a ser dita é: não tem como ter um blog de sucesso se ele for algo que fica no fundo da sua mente e só é lembrado de vez em quando. Para que você consiga fazer o seu blog crescer, você precisa investir nele de todas as formas possíveis. Um exemplo disso é contratar profissionais para te ajudar com o gerenciamento e produção de conteúdo, bem como ferramentas pagas de divulgação e personalização.


Porém, além do investimento financeiro, é muito importante o investimento de tempo e energia. Estude sobre a produção de conteúdo para blogs e dedique-se a ele. 


2 - Apele para o visual 


Na internet, as imagens são quase tão importantes quanto o texto em si. É preciso criar um apelo visual em suas publicações, pois são as imagens e o título que irão atrair um leitor para a sua publicação. Assim, sempre que possível, ilustre seu artigo com imagens e vídeos de qualidade. 


O apelo visual também é importante na formatação do blog. Escolha um template que combine com o tema que você irá abordar, de preferência feito de forma customizada para o seu blog. Vale lembrar que o template precisa traduzir bem para os dispositivos móveis. 

3 - Divulgue o seu blog 


Não adianta nada você criar um blog com excelente conteúdo se ninguém souber que ele existe. Invista, portanto, na divulgação do seu blog em todas as plataformas possíveis. Uma boa estratégia para isso, principalmente no início, é comentar e fazer postagens convidadas em outros blogs já estabelecidos. 


Porém, não se pode ignorar a importância das redes sociais. Divulgue o seu blog nos seus perfis pessoais e corporativos, em todas as redes sociais que forem relevantes para o seu público-alvo. 


4 - Conheça técnicas de SEO 


Outra forma de divulgação muito importante são os mecanismos de busca. É importante que o seu blog esteja bem ranqueado no assunto do qual ele fala, uma vez que os primeiros resultados serão sempre os mais acessados. É aí que entram os mecanismos de Otimização de Busca, ou o Search Engine Optimization (SEO). Trata-se da uma série de técnicas para estrutura de frases e uso das melhores opções de palavras. 


Estude sobre as técnicas de SEO e entenda como aplicá-las em imagens e textos. É também uma boa ideia contar com profissionais que já entendam disso para produzir conteúdo para o seu blog. 


 5 - Adote uma estratégia multicanal


Além de utilizar as redes sociais para divulgar o seu blog, elas podem complementar o conteúdo nele produzido a partir de uma estratégia multicanal de produção e divulgação de conteúdo. 


Assim, você pode escolher um assunto e abordá-lo de forma diferente em cada rede social; você pode fazer um post no blog, um vídeo no YouTube e uma thread no Twitter, por exemplo. 


Vale lembrar que nem sempre a melhor estratégia envolve todas as redes sociais. Tudo irá depender do perfil do seu público e do objetivo que você quer alcançar com aquele conteúdo. 


6 - Mantenha o seu foco


Ainda mantendo essa linha de pensamento de que não se deve 'atirar para todos os lados', por assim dizer, uma estratégia importante para o crescimento do blog é ter foco. Saiba que tipo de conteúdo você quer abordar e se atenha a ele. Essa consistência de conteúdo traz confiança por parte dos leitores, e garante um engajamento maior, bem como uma taxa de conversão mais alta em casos de venda.


7 - Interaja com seus visitantes


Muitos blogueiros cometem o erro de investir todos os seus esforços na aquisição de novos leads e visitantes, mas não se preocupam em manter e converter os que já acessam o blog com frequência. Esses clientes são de extrema importância, uma vez que costumam ter um ticket médio maior, e maior fidelidade à marca. 


Dessa forma, é importantíssimo interagir com os visitantes do blog. Responda aos comentários, crie enquetes e busque compreender quais conteúdos eles se interessam mais. Assim, além de gerar novos leads, você manterá os atuais leads satisfeitos. 


8 - Seja consistente


Já comentamos sobre a consistência no conteúdo e na importância do foco, mas essa não é a única consistência que você deve manter no seu blog. Você deve também manter uma consistência de estilo de postagem, para que o seu blog seja compreendido como uma marca e facilmente reconhecível como tal. 


Da mesma forma, você precisa ser consistente com a frequência das postagens. A quantidade ideal de posts irá depender muito do estilo e assunto do blog, mas o importante é sempre manter a mesma. Se for semanal, é semanal. Se for duas vezes por semana, é duas vezes por semana. Procure também postar nos mesmos dias e horários. 


9 - Procure publicar conteúdo inédito


Em certa medida, o sucesso de um blog vem de 'copiar' outros blogs de sucesso, especialmente no que diz respeito às estratégias de CEO e escolha do tipo de conteúdo e redes sociais a serem utilizadas na abordagem multicanal. Porém, isso não quer dizer que a originalidade possa ser deixada de lado. 


Busque trazer informações novas sobre os assuntos abordados em seu blog ou, no mínimo, uma nova forma de falar sobre informações já conhecidas pelos visitantes. Construa sua própria voz e busque coisas que vão surpreender o seu público positivamente. 


10 - Produza bom conteúdo


Por fim, o mais importante: você pode aplicar todas as estratégias de crescimento possíveis, mas seu blog não vai crescer se o público não achar o seu conteúdo bom e interessante. Para isso, os seus textos precisam de um alto padrão no que diz respeito ao uso correto da língua, informações pesquisadas e com boas fontes e divididas de forma dinâmica que realmente chame a atenção dos leitores.


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