Blog 4 ideias para criar um logotipo de sucesso

4 ideias para criar um logotipo de sucesso

4 ideias para criar um logotipo de sucesso

Uma marca pode ser identificada de diversas formas, mas, inegavelmente, o logotipo é uma das primeiras características que os clientes notam. Grandes empresas como Google e Coca-Cola possuem logotipos icônicos – em uma vitrine de lojas multimarcas, por exemplo, basta ver apenas eles para saber de qual empresa estamos tratando.

Portanto, um logotipo é mais uma das peças que fazem a engrenagem da sua empresa girar rumo ao sucesso. Ainda que tenham uma importância indiscutível, muitas empresas não se atentam em passos simples, mas eficientes para criar seus logotipos e acabam falhando na missão de torná-los a cara do seu negócio.

Neste artigo vamos dar algumas ideias para você criar o seu logotipo, seja para a sua marca pessoal ou para a sua empresa. Boa leitura!

O que é um logotipo e como ele vai refletir sua marca?

Ainda que você deixe a missão de criar um logotipo para terceiros, é você quem deve dar o norte do projeto, afinal ninguém conhecerá melhor a sua empresa do que você. Mas primeiro, vamos entender o que é um logotipo.

Você já deve ter ouvido essa palavra por aí, mas também já deve ter ouvido falar em logomarca.

Simplificando, o logotipo é a parte escrita, ou o nome da marca, e a logomarca é o desenho ou símbolo associado àquela marca. Existem empresas que optam por usar os dois itens e ainda aquelas que utilizam apenas um. No entanto, a logomarca vem da união dos radicais gregos logo e marca, que significam a mesma coisa: conceito ou significado. Por isso, o termo mais utilizado é logotipo nominativo para aquelas apenas com a parte escrita ou marcas mistas, para a junção de imagem e palavras no logotipo.

Um grande exemplo de logotipo nominativo bem conhecido é o do Google, com suas letras em azul, vermelho, amarelo e verde. Um de marca mista é o Starbucks, com sua sereia icônica abaixo do nome da marca.

Continuando com o exemplo da Google, podemos entender o que a empresa passa sobre seus valores, sua identidade, tudo através do seu logotipo. Ele foi se desenvolvendo ao longo dos anos, mudando as cores e hoje reflete a contemporaneidade da marca. As cores diferentes representam o leque de possibilidades que a empresa oferece e se repetem nas logomarcas de seus diferentes produtos como Gmail e Google Drive.

Portanto, se você quer um logotipo de sucesso, o primeiro passo é entender qual a mensagem você quer passar e para quem você está passando essa mensagem, pois ele será seu possível cliente.

O ideal é identificar sua persona, assim você terá um norte para começar. Se você ainda não sabe o que é persona, saiba mais sobre esse assunto em um guia simples clicando aqui.

Empresas de contabilidade, por exemplo, passam uma mensagem diferente de restaurantes descolados. Pense no que você quer transmitir: segurança, poder, conforto ou diversão. Tendo isso em mente, vamos ao próximo passo.

Busque referências e não se prenda

Já ouviu dizer que nada se cria, tudo se copia? Bem, não vamos pelo sentido literal da frase, mas o caminho é esse. Você não precisa ser a pessoa mais criativa do mundo para criar um logotipo de sucesso – ele vai se construindo aos poucos. Depois de entender qual mensagem você quer passar, busque referências do que você acha que se encaixa com o perfil da sua marca.

Uma boa ideia é não se prender a apenas marcas do mesmo setor, afinal se você quer se destacar, que tal fazer diferente dos demais?! A autenticidade pode te ajudar. Durante esse processo de pesquisa, não se esqueça de anotar tudo o que mais gostou, não há limites para isso. Ainda que você não seja um grande desenhista, colocar no papel um rascunho do que você tem em mente pode ajudar a sua equipe de design na criação do logotipo perfeito.

Tipografia, espaços em branco e cores

Como dissemos anteriormente, ainda que você tenha uma equipe de design trabalhando para criar o seu logotipo, é importante que você participe do processo. Você pode começar estudando um pouco sobre a psicologia das cores. Relembrando o logotipo do Google, em que cores diferentes representam as múltiplas possibilidades, coloque você também as cores para trabalhar a seu favor.

De acordo com a psicologia das cores, cada uma delas representa e traz à tona um sentimento. O preto, por exemplo, remete bastante ao luxo e ao glamour, assim como o dourado e são ideais para marcas sofisticadas. Já o verde e o azul são cores ligadas à natureza, tranquilidade e saúde.

Aqui vai uma lista das cores primárias para você se inspirar:

Azul: representa a sabedoria e a lealdade. Também pode ser ligada a natureza.

Roxo: para temas espirituais, aposte no roxo. Essa é a cor da verdade e da introspecção.

Marrom: remete a seriedade e confiabilidade. Use essa cor quando quiser transmitir confiança.

Preto: luxo e modernidade. Ideal para expressar glamour, poder e muita força.

Branco: pureza e limpeza.

Vermelho: cor da paixão.

Use quando quiser expressar calor, romance, energia.

Laranja: representa energia. Você pode utilizar para expressar jovialidade e mudança

Amarelo: remete alegria e positividade.

Verde: o verde, como dissemos, lembra a natureza. Inspira saúde e fertilidade.

Os tipos de fonte, ou o formato da letra que você vai utilizar também passam uma mensagem. Fontes serifadas, com aqueles pequenos pés ao final de cada linha, são fontes mais sofisticadas e elegantes. Já as fontes sem serifa, como a utilizada pela Google, refletem dinamismo e atualidade.

Por fim, os espaços em branco ou negativos. Eles têm o poder de deixar seu logotipo mais pesado, no caso de menos espaços, ou mais leve, quando se utilizam mais espaços – deu pra entender que o peso é inversamente proporcional ao tanto de espaços negativos que você vai utilizar. Um exemplo é o logotipo da Fedex, empresa de entregas dos Estados Unidos. Se você reparar bem, apesar de ter uma fonte mais robusta, o logotipo apresenta um espaço negativo em forma de seta, que traz uma leveza ao mesmo tempo em que transmite a mensagem de "estamos indo na sua direção".

Criei meu logotipo, e agora?

Engana-se quem pensa que, após criar o logotipo, o trabalho está finalizado. Como dissemos, o logotipo reflete os princípios e mensagens que sua marca quer passar. Se em alguns anos você sentir que a sua empresa mudou e seu logotipo já não traduz a imagem que você quer passar, não hesite em renovar.

E então, a sua empresa já possui um logotipo ou você ainda pretende criar um para a sua marca? Se você gostou desse conteúdo, não se esqueça de acessar o nosso blog para mais dicas como essa.

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