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4 vantagens que uma persona pode trazer a sua empresa

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Algo que muitos profissionais já podem estar acostumados a ouvir é que as empresas devem criar uma persona para representar o seu público-alvo, de forma que as suas estratégias comerciais e ações de marketing possam ser mais efetivas. No entanto, não é incomum que até mesmo alguns profissionais e empresários desconheçam todos os benefícios que uma persona pode trazer para o seu negócio. 


Isso faz com que estas empresas e profissionais possam ter maiores dificuldades na realização de seu trabalho, de forma que não consigam captar e fidelizar tantos clientes quanto poderiam com o uso de uma persona. 


Assim, é importante que se conheça todas as vantagens que a persona pode trazer para o seu negócio, de maneira que você saiba por que deve criar este personagem para representar os seus clientes, e quais as facilidades que isso pode gerar para o seu trabalho.


As vantagens da criação de uma persona


Para tornar isso ainda mais claro para você, verifique a seguir quais são as maiores vantagens que a sua empresa pode ter ao criar uma persona que represente todo o seu público-alvo. Confira:


- Criação de conteúdos voltados especialmente para o seu público


Uma das principais vantagens da criação de uma persona é a possibilidade de que os seus conteúdos, sejam eles informativos, publicitários, ou com qualquer finalidade, podem ser feitos de forma muito mais específica. Ou seja, você poderá abordar temas e assuntos de interesse destas pessoas, e fazer com que sintam que a mensagem foi feita diretamente para elas.


Desta maneira, mesmo que haja uma grande diversidade de conteúdos relacionados, as pessoas a quem você deseja atingir com estes conteúdos identificarão a sua mensagem e passarão a enxergar a sua marca com uma relevância muito maior. Diferentemente, sem o conhecimento de sua persona, esta mensagem poderia apenas se perder no meio de muitas outras, feitas de forma vaga e sem o intuito de chegar especificamente a estas pessoas.


- Adaptação da linguagem de seu conteúdo


Por mais que todos os conteúdos divulgados por empresas sigam uma linha mais formal, o modo de linguagem pode ser bastante diferente entre diferentes públicos. Enquanto um público mais jovem pode compreender melhor o uso de gírias, pessoas mais velhas podem preferir uma linguagem mais formal, enquanto pessoas de meia idade podem se sentir mais confortáveis com um jeito descontraído de comunicação.


Isso significa que cada público pode ter uma linguagem diferente, e que conteúdos com uma linguagem incorreta, ou muito engessada não surtirá efeito algum nessas pessoas. Ao contrário, isso pode fazer com que se desinteressem por seu conteúdo e se distanciem de sua marca, com uma probabilidade muito menor de que venham a ser seus clientes.


Para evitar este tipo de problema, a persona pode lhe ajudar a compreender melhor qual a linguagem mais adequada para se aproximar de seu público-alvo. Desta maneira, você conseguirá atrair a sua atenção e fazer com que se interessem muito mais por seus conteúdos, de forma que sua marca passe a ser a primeira opção a estas pessoas.


No entanto, isso não significa que seus materiais devam deixar de seguir normas padrões, ou esquecer regras gramaticais, por exemplo. A diferença está no uso de palavras mais simples, ou mais técnicas, uso pontual de gírias ou opções pela norma culta, entre outras pequenas variações que podem tornar o seu conteúdo mais agradável para o seu público, de acordo com a definição de sua persona.


- Identificação de melhores fontes de divulgação de seu material


Uma campanha de marketing dificilmente se concentrará apenas em um meio de informação ou de divulgação para o seu material. O ideal é diversificar esta distribuição, de forma que mais pessoas possam ser atingidas e conhecer a sua empresa, os produtos e serviços oferecidos e, assim, despertar o seu interesse de compra.


Porém, se o seu público-alvo está mais acostumado a consumir conteúdos veiculados em um determinado meio de comunicação, obviamente este deve ser o seu principal alvo para o compartilhamento de seu conteúdo. Assim, com o mesmo custo de divulgação, você poderá alcançar mais pessoas que estejam interessadas em seus produtos ou serviços.


Com a criação de uma persona, esta identificação das plataformas e meios de comunicação utilizados por seu público será muito mais facilitada, e pode gerar não apenas uma economia na sua estratégia de marketing como otimizar resultados como o seu ROI (retorno sobre o investimento), entre outras métricas.


Caso a sua persona seja uma jovem que trabalha e estuda, por exemplo, é possível que os meios de comunicação mais utilizados sejam as redes sociais e páginas na internet. Já numa situação em que a sua persona é um homem no início da terceira idade, pode ser que a televisão e os vídeos sejam o meio ideal para a divulgação deste seu conteúdo, de forma que você adapte o canal utilizado para atingir esta persona e, consequentemente, todo o seu público.


- Acompanhamento da evolução do comportamento de seu público


Algo bastante nítido para todos é a forma como as pessoas evoluem com relação a seus hábitos, em grande parte por conta de um maior acesso à tecnologia, que modifica a forma de uso de muitos produtos ou serviços. Desta forma, é importante estar atento à maneira como o comportamento de seu público evolui com estas novas ferramentas e tecnologias implementadas a cada ano.


Uma persona pode fazer com que este acompanhamento seja mais fácil, pois você poderá definir como esta pessoa lida com as novidades, novos recursos e tecnologias. Assim, caso precise fazer mudanças em sua empresa, inovar com seus produtos e serviços, isso poderá ser feito com tempo hábil, antes que a sua empresa sofra com a defasagem em seu trabalho.


Isso pode evitar que seu negócio tenha o mesmo destino de outras empresas, que já foram muito grandes no passado, mas acabaram em falência por não saber como acompanhar a evolução e o comportamento de seu público com as novas tecnologias e recursos que lhes são disponibilizados.


Agora que você conhece melhor as vantagens de ter uma persona para a sua empresa, faça a criação deste personagem o mais rápido possível e consiga identificar melhores oportunidades de negócio que façam com que sua marca esteja ainda mais próxima de seus clientes.


Além disso, lembre-se sempre de garantir um conteúdo de qualidade em seu site e redes sociais, de forma que seu público tenha um interesse ainda maior em seguir as páginas de sua empresa e consumir as suas informações.


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