A fidelização do cliente depende da estratégia de conteúdo: saiba como

Conquistar novos e mais clientes é o foco da maioria das empresas, independente do setor ou porte. Porém, fidelizar os já conquistados é tão ou até mais importante para o negócio. Os clientes já consolidados são o “motor” de uma empresa, pois são eles quem adquirem, avaliam e indicam seus produtos para outras pessoas. Por isso, mantê-los fidelizados é essencial. 

Com o uso intenso das redes sociais e sites diversos, o grau de exigência do público em relação ao dinamismo e à qualidade do que é oferecido nesse ambiente está cada vez maior. Dessa forma, as empresas vêm investindo ainda mais em estratégias de marketing e de conteúdo.  

Para fidelizar os clientes, além de oferecer um bom serviço ou produto, um atendimento de qualidade e facilidades para compras, as empresas agora precisam oferecer também um bom conteúdo na internet. Como mencionado, o ambiente virtual fez crescer o interesse e os padrões de qualidade do público em relação aos conteúdos divulgados.  

A busca é por qualidade, autenticidade, originalidade e convencimento em relação à reputação da empresa. Na prática, os internautas querem conteúdos que tragam soluções viáveis e plausíveis para suas demandas, e a sua empresa pode oferecer essas soluções através de seus produtos e serviços descritos em seus conteúdos. 

Para a empresa, a produção de conteúdo requer pouco ou até mesmo nenhum investimento, uma vez que é possível utilizar conteúdos e expertises já existentes em sua empresa, com um retorno muito positivo de fidelização e conquista de novos clientes. 


As vantagens de apostar no conteúdo

Para reter os seus clientes, essa é uma ferramenta muito importante que, aliada a outras estratégias e ferramentas do marketing digital, pode gerar resultados muito positivos para a empresa.  

Ao produzir conteúdos próprios, originais e de qualidade, a empresa acaba por criar, automaticamente, uma boa reputação e tornar-se uma referência no setor em que atua ou sobre determinado assunto específico.  

Ou seja, dá a imagem de que está a par sobre o setor, conhece seus pormenores e, consequentemente, oferece bons serviços ou produtos que suprem as demandas dos clientes. Dessa maneira, a busca por conteúdos no site, blog ou rede social da sua empresa será cada vez maior. 

Além disso, um dos principais benefícios do conteúdo é colaborar no entendimento sobre o setor e sobre os próprios serviços e produtos da empresa. Por meio de um conteúdo de qualidade disponível para consulta, seu cliente poderá resolver suas dúvidas e demandas por conta própria, sem precisar acionar seus colaboradores.  

Um cliente que lê os seus conteúdos e já adquiriu os conhecimentos necessários sobre as suas soluções, já pode ser considerado um lead, ou seja, um visitante que tem potencial chances de compra. Isso auxilia, inclusive, no processo de Inbound Marketing e seu funil de vendas, uma vez que o foco passa a ser naqueles clientes que realmente demonstram interesse em comprar novamente. 

Isso ajuda no tempo do processo de compra, uma vez que o cliente, já com as dúvidas sanadas e sabendo do que precisa, partirá diretamente para o estágio final de aquisição. Dessa forma, ele se torna cada vez mais fiel, uma vez que tudo é entregue de forma mais ágil, facilitando o seu processo de decisão e aquisição. 

Por meio de um conteúdo que tenha a ver com o setor em que a sua empresa atua, com os assuntos do momento e com as principais demandas dos clientes, é possível linká-los com o seu negócio, sempre propondo soluções que podem ser encontradas na sua empresa. Isso ajuda a tornar o cliente sempre fiel e buscar o seu negócio quando precisar. 

Divulgar suas promoções, novos serviços ou produtos, expansões ou qualquer novidade da sua empresa pode ser ainda mais eficaz com um bom conteúdo, o que aproxima a empresa do cliente. Por isso, confira agora como fazer um bom conteúdo para reter seus clientes. 


Como começar?

Para qualquer ação estratégica, é preciso realizar um estudo de dados que irão determinar como tudo será feito e quais medidas precisam ser tomadas. No caso da estratégia de conteúdo de uma empresa, isso não é diferente. Tudo começará com uma pesquisa aprofundada e estudo analítico sobre o que foi colhido. 

A princípio, é preciso pesquisar sobre quais são os maiores anseios do mercado em que atua e quais os principais assuntos pesquisados nesse setor. Para isso, estude palavras-chave e faça um diagnóstico de mercado.  

Isso ajudará a guiar em relação à escolha das pautas que serão abordadas nos textos, sempre procurando oferecer assuntos atualizados, que são tendência e originais, afinal, precisamos suprir e gerar interesse.  

Após isso, comece a analisar o que os seus clientes mais estão buscando atualmente, tanto dentro do seu site, blog ou rede social como fora dele. É preciso entender o que ele necessita, suas demandas, gostos e opiniões. Isso tudo é mapeado para escrever sobre o que realmente gerará interesse e ser útil para o cliente e, consequentemente, conduzi-lo pelo funil de vendas até a conversão final e fidelização. 

Mesmo após ter adquirido um produto ou serviço da sua empresa, o seu cliente não pode esquecê-la, ou seja, precisa estar sempre em contato e visualizando a sua marca, fazendo com que ele não perca o interesse na mesma. Para isso, você pode usar algumas das principais ferramentas: 


E-books

Os e-books são livros digitais que podem ser de diversos tamanhos, abordam assuntos diversos e podem ser lidos em qualquer dispositivo digital.  Por meio dele, você pode se aprofundar em um assunto específico, demonstrando todo o conhecimento dos seus profissionais sobre ele e trazer as soluções da sua empresa.  

Os mesmos podem ser oferecidos em uma landing page ou em um e-mail marketing. O ideal é que se ofereça esse conteúdo em troca de informações valiosas e relevantes para a estratégia de marketing da empresa. 

E-mail marketing

O conteúdo de e-mail marketing é um dos que mais aproxima o cliente e a empresa, uma vez que direciona uma mensagem personalizada, trazendo diretamente a mensagem que deseja passar para o seu cliente. É uma forma de estreitar o relacionamento e ao mesmo tempo informar o que é necessário.  

Artigos 

Você pode abordar assuntos diversos em seus artigos, sempre ligados ao seu setor e empresa, em uma periodicidade pré-avaliada na pesquisa inicial da estratégia de conteúdo. Procure publicar o conteúdo em vários canais diferentes, chamando-os por meio de um call to action (CTA) para alguma ação específica, como, por exemplo, acessar uma página de compras. 

Precisa de ajuda para reter seus clientes? O nosso conteúdo vai ajudar. Conheça mais sobre a RedaWeb em nosso site ou ligue para 0800 750 5564, caso queira assinar um plano de produção de conteúdo.