A importância da automação de marketing para os ganhos de conteúdo

Muitas ações de marketing são mecânicas e repetitivas, mas podem ser otimizadas pelo uso da tecnologia para automatizar ações e processos. Ela é muito útil para reduzir tempo de trabalho e ampliar a sua eficiência, sem prejudicar as atividades humanas.

A automação é cercada de mitos que prejudicam o real entendimento de suas atividades e impedem uma utilização mais ampla do mecanismo. A automação de marketing são ações multiplicadas, escaláveis e personalizadas que facilitam a interação do lead e o cliente com a empresa, por meio dos mais variados canais. 

 

O que a automação de marketing é capaz de fazer

O inbound marketing é uma especialidade do marketing digital, capaz de criar um grande número de tráfego para um blog ou site. E ter um grande número de leads é o desejo de toda campanha vitoriosa, mas é preciso se preparar para não os perder por falta de estrutura. 

A tecnologia está sempre trazendo novidades voltadas para facilitar a vida das pessoas e otimizar ainda mais os serviços digitais. A automação é uma dessas ferramentas tecnológicas que vem evoluindo tanto, que já faz parte da vida cotidiana e de inúmeras áreas de trabalho, sem que sejam perceptíveis. A automação de marketing é uma comunicação programada, automatizada e capaz de trazer mais rapidez nos resultados, credibilidade à sua audiência e clareza na comunicação. 

Há ainda a ideia de que automação de marketing é a inclusão de robôs para realizarem atividades que antes eram exercidas por profissionais especializados. Assim como não adicionam pessoas em redes sociais de forma aleatória, fazem ligações generalizadas para pessoas com mensagens sem foco, disparam e-mails desordenados e provocam a republicação de conteúdo para vários canais. 

A ideia da automação é muito complexa, mas tende a ser fantasiosa e baseada em filmes de ficção científica. A proposta da automação de marketing é realizar monitoramento e avaliações de leads, para que se conheça seu ciclo de compras e possam ser elaboradas comunicações personalizadas para cada grupo. 

Ainda há dificuldade em utilizar a automação de marketing por motivos conceituais e não técnicos. Não é fácil empregá-la como uma aliada ao processo completo do marketing digital e de conteúdo. 

Em pesquisa recente da Focus Research, afirma-se que 75% dos usuários de automação de marketing conseguem um ROI em apenas um ano e há os que conseguem em até seis meses, com média de 45%. Os números são ainda mais impactantes quando se avalia o crescimento dos leads qualificados com o uso de automação, com cerca de 450% e um aumento de vendas de 15%. 

O uso da automação de marketing ajuda a impulsionar as redes sociais, o e-mail marketing e a criação de landing pages. Nas redes sociais a facilidade é na programação das publicações, que podem ser feitas com antecedência e podem marcar dia e hora para várias redes sociais diferentes, que tenham o perfil associado da empresa. Há ainda a facilidade de avaliar o alcance dessas postagens para que seja possível fazer algum tipo de alteração necessária. 

Para o e-mail marketing a automação envia e-mails programados para grupos determinados de leads e clientes, realizando apenas um disparo, que proporciona uma imediata economia de tempo sobre essa dinâmica. Ele também oferece acompanhamento da ação e ajuda a aumentar a nutrição desses leads. 

A automação de marketing atua também na criação de landing pages, páginas chamadas de “aterrissagem” e que servem como conversão do lead. A automação tira o trabalho manual da realização de design e até do texto. 

 

Outros benefícios da automação de marketing

Há uma grande variedade de benefícios na inclusão da automação de marketing nas suas estratégias. A visão mais ampla sobre as interações e a otimização do ciclo de compras do cliente são algumas delas, mas listamos mais de 7 que podem ajudar a compreender melhor essa incrível ferramenta tecnológica:

1 – Reduzir custos e aumentar vendas

Por ser um mecanismo com foco em agilizar tarefas, o ganho de tempo e economia é visível. Ela ajuda a cortar custos desnecessários e agilizar o fechamento de vendas, quando os leads já estão na base do funil. 

 2 – Personalizar para cada persona

Enviar conteúdos personalizados para cada persona definida e grupos. Como a automação identifica o perfil e histórico de cada um, ela ajuda a separá-los de acordo com os itens em comum para acelerar o processo de automação. As segmentações podem ser escolhidas de acordo com a necessidade da marca. 

O importante é que a comunicação para cada uma delas não é feita de forma genérica, o que aproxima muito as personas da marca e provoca resultados mais positivos e rápidos. 

3 – Nutrir leads não prontos

Há leads que não estão ainda no momento de compra e se distanciam dos demais sobre o tempo de conversão e fechamento de vendas. Há vários motivos que impactam a venda, como falta de orçamento, ter comprado recentemente o produto, problemas pessoais etc. Mesmo que eles não comprem no momento, podem comprar quando estiverem disponíveis e é fundamental se manter presente e disposto a auxiliar. Com a automação esses leads não são esquecidos e se mantêm constantemente ativos no cadastro. 

4 – Agilizar o funil de vendas

A automação dinamiza as etapas do funil de vendas e torna o processo mais rápido para a maior parte dos leads. Automação identifica os perfis e comportamentos desses leads e prepara conteúdos específicos para atendê-los. 

5 – Diminuir o trabalho

É preciso criar caminhos e estruturar a automação, mas o trabalho mecânico é ela que realiza e acelera o processo para que o profissional possa se ocupar de outras atividades. 

6 – Leads preparados para vendas

O departamento de vendas recebe leads mais preparados e conscientes sobre o produto, por já terem sido educados com os conteúdos e dinâmicas do marketing. A automação é fundamental para esse processo. 

7 – Clientes mais felizes

A preparação do lead a partir da automação de marketing ajuda a tornar o processo de compra mais fácil e o cliente mais satisfeito com o produto. Afinal, ele já está consciente sobre todos os processos e se envolveu o suficiente com a marca, a ponto de se sentir parte dela. 

Os mitos sobre automação de marketing podem atrapalhar quem não conhece seus benefícios. O objetivo não é tirar funções de trabalho humano e sim otimizar o trabalho e tornar o ciclo de venda mais rápido e qualificado. 

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