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A importância da gestão do conhecimento para a sua empresa

A importância da gestão do conhecimento para a sua empresa

Que o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo, não é novidade para ninguém. A cada dia são criadas novas tecnologias, que permitem às empresas tornarem-se mais produtivas, inovadoras e econômicas.

Diante disso, como se destacar frente à alta competitividade e aos produtos e serviços cada vez mais similares em qualidade e eficiência? A resposta está em algo razoavelmente simples, mas que tem a possibilidade de se tornar uma das maiores vantagens competitivas de uma empresa: a Gestão do Conhecimento.

Quer saber como aplicar esta ferramenta em sua empresa? Continue conosco e entenda mais sobre esse fantástico método para conduzir o seu negócio.

O que é gestão do conhecimento?

Antes de entendermos o que propriamente é a Gestão do Conhecimento, precisamos ter clara a definição de CONHECIMENTO.

O conhecimento está ligado ao SABER, ou seja, nele está contido tudo aquilo o que foi aprendido e compreendido sobre um determinado tema. É a partir do conhecimento que uma empresa pode tomar decisões estratégicas e resolver problemas de forma eficiente e eficaz.

Conhecimento é diferente de DADO e de INFORMAÇÃO. Um dado é geralmente um valor numérico, uma estatística sobre determinado assunto. Por exemplo, a quantidade de produtos vendidos por sua empresa em certo período é um dado.

A informação, por sua vez, é uma interpretação do dado. Assim, ao analisar e comparar os dados de vendas pode-se concluir que a empresa vendeu 20% mais em relação ao mesmo período no ano anterior. Isso é uma informação.

Já o conhecimento é uma interpretação mais profunda da informação. Ao analisar os dados e as informações, podemos concluir, por exemplo, que a empresa conseguiu esse resultado a partir de sua estratégia de marketing e, portanto, esta deve ser mantida e aprimorada.

E, como foi possível desenvolver essa estratégia de sucesso? Ora, para isso certamente a empresa empreendeu uma análise profunda de seus dados e informações, envolvendo processos, tecnologias, pessoas e metodologias. A esse conjunto, damos o nome de Gestão do Conhecimento.

Conhecimento: fonte de vantagem competitiva para a sua empresa

Vantagem competitiva é aquilo o que coloca a sua empresa à frente das concorrentes, e isso pode se dar de diversas maneiras: qualidade, preço, prazo, atendimento, entre outros.

Do mesmo modo, o conhecimento também pode ser uma rica fonte de vantagem competitiva, principalmente se considerarmos que a maioria das empresas ainda não faz uma gestão eficiente e eficaz do saber interno.

Imagine ser capaz de identificar e corrigir problemas mais rapidamente, desenvolver novas soluções para o mercado e lançá-las primeiro, evitar erros e desperdícios e ainda contar com a máxima potencialidade de sua equipe de colaboradores?

Isso pode parecer algo até utópico para muitas empresas, no entanto, é totalmente possível a partir da aplicação da Gestão do Conhecimento.

Conhecimento como um ativo da sua empresa

Os ativos de uma empresa compreendem tudo aquilo o que pode ser facilmente transformado em dinheiro.

Diante dessa definição, quais são os ativos de sua empresa?

Provavelmente, você pensou no dinheiro em caixa ou no banco, nas aplicações financeiras, nas contas a receber, no estoque etc.

Todos estes são exemplos reais e importantes de ativos empresariais, no entanto, na Gestão do Conhecimento sua empresa ganhará um novo ativo: o conhecimento.

Ao tratar o conhecimento como um ativo, ele passa a ser visto como um importante recurso da organização, que deve ser incentivado, aperfeiçoado e protegido. Com isso, sua empresa criará uma Cultura de Aprendizagem e Inovação que possibilitará gerar muito mais valor para os seus clientes.

Para tanto, certamente será necessário investir na capacitação dos colaboradores para que eles possam desenvolver suas habilidades e conhecimentos.

Ademais, será necessário que o conhecimento seja valorizado como um ativo estratégico. Isso pode ser feito por meio de recompensas, como bônus ou promoções, para os colaboradores que compartilharem seus conhecimentos e criarem valor para a empresa.

Gostou do que falamos até aqui? A seguir, vamos destacar alguns dos principais benefícios da Gestão do Conhecimento, de modo que fique bastante clara a importância dela para a sua empresa.

Decisões mais acertadas

Tomar decisões é um grande desafio em qualquer circunstância, ainda mais quando falamos de uma empresa afinal, qualquer decisão impacta diretamente a vida de diversos agentes, sejam eles colaboradores, fornecedores ou clientes.

Ao desenvolver a Gestão do Conhecimento é possível coletar dados relevantes, analisá-los de forma inteligente e tomar decisões mais acertadas e estratégicas, pois estas se basearão em argumentos objetivos.

Redução de custos

Outra grande vantagem da Gestão do Conhecimento é a possibilidade de reduzir custos e, isso pode acontecer já no curto prazo.

Ao compartilhar o conhecimento e a expertise entre os colaboradores, a empresa pode evitar esforços e atividades desnecessários, diminuindo erros e reduzindo tempo e desperdícios, o que, consequentemente, trará a redução dos custos.

Ambiente propicio para a inovação

A Gestão do Conhecimento pode tornar o ambiente de sua empresa muito mais aberto à inovação.

Isso acontece porque este modelo de gestão altera alguns aspectos da própria cultura organizacional, fazendo com que os colaboradores se sintam mais motivados e incentivados a compartilhar suas ideias e conhecimentos, o que pode levar à criação de novos produtos e serviços e a melhorar significativamente os processos.

Comunicação interna mais eficaz

Ao implantar a Gestão do Conhecimento em sua empresa, imediatamente será possível perceber que o conhecimento passará a ser compartilhado entre todos.

Como dissemos no item acima, este processo envolve uma mudança significativa na cultura organizacional, o que ainda favorece a comunicação entre os colaboradores, o que pode contribuir significativamente para a melhora do trabalho em equipe.

Mais competitividade

Como já dito, por meio de um adequado processo de Gestão do Conhecimento, sua empresa pode se posicionar a frente dos concorrentes, tornando-se muito mais competitiva no mercado.

Isso é possível, pois a empresa conseguirá identificar e aproveitar com muito mais facilidade as oportunidades de negócios, além de ser capaz de aprimorar seus produtos e serviços. Assim, será possível aumentar a satisfação dos clientes e, consequentemente, a participação de mercado.

Como a gestão do conhecimento acontece na prática?

Se interessou pela Gestão do Conhecimento de deseja aplicá-la em sua empresa? Então, separamos para você um pequeno roteiro de por onde começar.

1 – Mapeie o Conhecimento

Identifique todo o conhecimento disponível em sua empresa, bem como as áreas onde haja uma certa “deficiência de conhecimento". Este mapeamento pode ser feito por meio de entrevistas, pesquisas, análise de documentos e outras técnicas de coleta de informações.

2 – Compartilhe o Conhecimento

Compartilhar o conhecimento significa fazer com que as pessoas compartilhem as informações e experiências que possuem e aprendam umas com as outras. Isso ajudará a promover a Cultura de Aprendizagem e Inovação que mencionamos acima.

O compartilhamento do conhecimento pode ser feito por meio de reuniões, treinamentos, workshops, fóruns de discussão, intranet, e-mails, entre outros canais.

Pode-se até mesmo criar uma Comunidade de Compartilhamento, envolvendo colaboradores, fornecedores, clientes e outros stakeholders. Nestas comunidades, eles podem se reunir para trocar informações sobre determinado assunto.

3 – Invista em Tecnologias

A tecnologia é uma aliada importante na Gestão do Conhecimento e não deve ser negligenciada, afinal, ela permite que os dados e informações sejam acessados de maneira mais rápida e eficiente, possibilitando que o conhecimento seja gerado e compartilhado com muito mais eficácia.

Alguns exemplos de tecnologias que podem ser utilizadas incluem os sistemas de gerenciamento de conteúdo, os fóruns, as redes sociais e as plataformas de e-learning.

A Redaweb pode te auxiliar neste processo de Implementação da Gestão do Conhecimento, pois contamos com uma equipe de redatores experientes e capacitados para te ajudar a criar e compartilhar conteúdos relevantes e de alta qualidade, aprimorando a comunicação interna e externa e promovendo a inovação e o sucesso de sua empresa.

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