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A importância das imagens na produção de conteúdo

mulher olhando seu blog pelo tablet

Se há algo que devemos concordar em relação ao marketing digital, é que “o conteúdo é rei”. Quem fez essa afirmação tão certeira? Nada mais nada menos que Bill Gates, em seu artigo “Content is King”, publicado em meados dos anos 90. 

Mais de duas décadas depois, tal frase continua valendo, mas com um ponto de destaque: o conteúdo visual se consolidou como parte importante da estratégia de atração de leitores e, consequentemente, clientes. Não é à toa que redes sociais como Instagram e Pinterest se tornaram tão populares.  

Logo, textos sem nenhum tipo de ilustração são, literalmente, coisa do passado. Para continuar relevante é preciso apostar em imagens na produção de conteúdo, criando uma combinação perfeita entre texto e recursos visuais.  

Você quer descobrir mais sobre este processo e entender sua importância quando o assunto é marketing? Então, é só continuar conosco durante todo este artigo. Vamos começar?


Por que você precisa focar no conteúdo visual? 


No geral, podemos dizer que existem três aspectos de extrema importância quando o objetivo é tornar um conteúdo atraente. São eles:

 

  • Título;
  • Conteúdo;
  • Imagem.


Nesse caso, as imagens podem ser grandes “iscas” para atrair o público para o seu artigo, embora muita gente ignore seu poder e relevância. Enquanto um bom título pode dar às pessoas uma ideia sobre o tema do texto, uma imagem cuidadosamente escolhida pode aguçar a curiosidade do leitor e fazê-lo clicar de imediato. 


Entre as principais opções de imagens para enriquecer os seus conteúdos estão: 


  • Fotos, inclusive dos seus produtos;
  • Capturas de tela, para exemplificar o acesso a determinados aplicativos, por exemplo;
  • Infográficos, dando ao leitor uma visão mais detalhada e mensurada do assunto;
  • Ilustrações, tanto de bancos de imagem quanto de profissionais contratados exclusivamente para isso;
  • Frases. Ao citar as palavras de pessoas famosas ou influentes, aposte em um fundo personalizado ao invés de apenas escrevê-las;
  • Gifs e memes, dependendo da mensagem que você pretende passar e do tom de voz.


Claro, optar pela melhor forma de ilustrar seu post não é algo simples e precisa de atenção. Mas, por hora, que tal descobrirmos a importância das imagens na produção de conteúdo?


O córtex visual é o seu maior aliado


O córtex visual é uma pequena parte do cérebro que fica escondida na parte de trás da cabeça. Embora não seja conhecida por todos, seus efeitos são enormes: ele é o responsável por produzir tudo o que você vê ao seu redor, processando informações visuais 60 mil vezes mais rápido do que palavras.  


Logo, se as imagens falam uma linguagem completamente diferente das palavras e transmitem seu significado mais rapidamente, elas se tornam um recurso essencial para o sucesso de qualquer conteúdo.  


Para se ter ideia, um estudo recente da empresa norte-americana MDG Advertising, intitulado “It's All About the Images”, aponta que: 


  • As pessoas se lembram de cerca de 65% do conteúdo que leem quando há imagens presentes. Sem essas imagens, a porcentagem cai para 10%;
  • Artigos com imagens relevantes obtêm, em média, 94% mais visualizações;
  • Quase dois terços dos entrevistados afirmaram que compreendem melhor o conteúdo quando há uma imagem presente.


Assim, vemos que as imagens não apenas atraem os leitores, mas também aumentam a sua compreensão e retenção.  


A imagem é a cara do seu conteúdo 


Ao criar conteúdos, você precisa ter em mente que a imagem escolhida é a representação visual dos mesmos, informando aos leitores o que eles irão encontrar.  


Pense na seguinte situação: se você fosse proprietário de um restaurante, permitiria que seus funcionários atendessem os clientes com as roupas sujas? Provavelmente, sua resposta é não, acertamos? Afinal, isso passaria a impressão de desleixo e inferioridade.  


O mesmo também vale para as imagens na produção de conteúdo. Se elas não existirem ou forem de baixa qualidade, seus leitores não terão boas expectativas, até mesmo perdendo o interesse pelas postagens.  


As imagens podem dar aos seus leitores a pausa que eles necessitam


Muitas vezes, os leitores esperam por uma pausa para os olhos quando acessam um conteúdo na internet. Mesmo as postagens mais curtas tendem a ser visualmente mais atrativas e de fácil observação com a presença de uma imagem. 


Isso porque, qualquer conteúdo que apresente muito texto pode soar um pouco “assustador”, não atingindo todo o seu público em potencial. Lembre-se que nem todo mundo se enquadra no grupo de leitores fluentes, certo? 


No entanto, quando o texto é simples, básico e bem dividido, até mesmo essas pessoas podem ser alcançadas. 


Uma boa imagem pode adicionar contexto ao conteúdo


Você já leu, em algum momento, um conteúdo que não revelou de forma clara sua verdadeira intensão ou seu “tom de voz”? Nesses casos, uma imagem escolhida de forma inteligente, pode falar por si...e pelo conteúdo.  


Além de adicionar contexto, tal imagem pode transmitir uma mensagem clara e até mesmo contribuir para o despertar de certas emoções, como empatia, aconchego e felicidade. 


Você não compreendeu muito bem? Sem problemas, nós explicamos: digamos que você esteja procurando na internet por receitas de bolo de chocolate. Ao visualizar uma imagem de um bolo com massa escura, cobertura e algumas barras ao redor, você instantaneamente saberá que é exatamente isso que está procurando. Então, basta clicar no link.  


Do contrário, mesmo que o título seja algo como “As melhores receitas de bolo de chocolate de todos os tempos”, se a imagem mostrar um bolo simples, sem cobertura ou com massa branca, é provável que você suspeite que não se trata do que você precisa no momento, partindo para outra.  


Uma boa ideia na hora de escolher a melhor imagem para o seu conteúdo é pensar “como essa ilustração faz eu me sentir?”. Se não há nenhum sentimento positivo envolvido, é melhor rever a sua escolha.  


Outro ponto importante é utilizar junto ao seu conteúdo imagens reais de seus produtos, sempre que as mesmas existirem. Isso fará com que as pessoas associem o texto ao item em questão, criando uma lembrança forte na cabeça dos consumidores e ajudando na associação entre palavras e visual.  


Claro, você ainda pode utilizar imagens de bancos, sejam eles gratuitos ou pagos. O importante é pesquisar bem e optar pela melhor ilustração, com base no sentimento que você deseja transmitir. 


Um visual atraente ou um bom texto são recursos realmente excelentes para atrair leitores e clientes. No entanto, utilizar os dois, em simultâneo, é capaz de gerar resultados ainda melhores, tornando o seu marketing mais eficiente.  


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