A importância de conhecer o perfil do cliente online

Há poucas certezas no mundo digital, mas há uma em que podemos lhe afirmar sem dúvidas: seus clientes estão online. Entretanto, não é com posts e conteúdos sem planejamento que você vai impactá-los e convencê-los de comprar seu produto ou serviço. 

Conhecer o perfil do cliente online é o primeiro passo para o sucesso no mundo digital e é exatamente sobre isso que abordaremos no conteúdo de hoje.

Saiba com quem você está falando

A forma como você fala com um adulto é a mesma forma que você fala com uma criança? A forma como você se comunica com seus amigos é exatamente a mesma que você fala com seus avós? É bem provável que você respondeu que não para esses dois questionamentos. E no mundo digital, funciona da mesma forma.

Pessoas são diferentes umas das outras e falamos isso indo além da faixa etária, que foi o exemplo que demos acima. Elas têm interesses, medos, desejos e necessidades diferentes. Elas moram em locais diferentes e têm hábitos próprios. Por isso, quando a sua empresa como marca se comunica com elas, deve saber exatamente com quem está falando ou quer falar. 

É claro que uma empresa pode ter diferentes personas dentro do seu público-alvo. E está aí a importância de planejar conteúdo para atingir cada uma dessas personas. Se personas e público-alvo são termos novos para você, vamos explicar no próximo tópico.

Público-alvo e personas

Enquanto o público-alvo é mais amplo e engloba a definição social, econômica e demográfica, a persona é um perfil semifictício do cliente ideal da sua empresa. 

Público-alvo é considerado na hora de estudo de mercado para o lançamento de produto ou serviço. Já as personas são os clientes ideais de uma empresa e com quem o negócio deve se preocupar em se comunicar, através do Marketing de Conteúdo – falaremos dele ao longo deste conteúdo.

Para você entender melhor, vamos lhe dar um exemplo de cada um.

  1. Exemplo de público-alvo: homens, de 40 a 50 anos, com Ensino Superior, renda mensal entre 5 e 10 salários mínimos, moradores de São Paulo, casados, com filhos e que consomem notícias exclusivamente por meios digitais.
  2. Exemplo de persona: João tem 45 anos, trabalha como gerente de um banco, no centro de São Paulo. Ele possui graduação em Administração e ganha R$ 8 mil por mês. Ele assina os principais jornais digitais do país. É casado e sua mulher também trabalha. Eles possuem 2 filhos em idade escolar. Nos finais de semana buscam atividades ao ar livre e passar tempo com a família e amigos em parques. Eles têm o hábito de jantar fora pelo menos 2 vezes no mês e buscam sempre restaurantes que ofereçam espaço kids e fácil estacionamento. João tem medo da violência no Brasil e tem vontade de morar no exterior nos próximos 10 anos, mais especificamente em Portugal.

Você percebe a diferença entre os exemplos? Na hora de planejar um conteúdo para o público-alvo, você pode se sentir um pouco perdido, pois não tem informações concretas e relevantes. 

Mas, quando você pensa na persona, identifica vários assuntos que pode relacionar ao seu produto ou serviço e que seja interesse do João. Você conhece seus medos e suas ambições, entende um pouco dos hábitos dele.

Atendimento

Atendimento é um dos pontos-chave que o consumidor leva em consideração na hora de simpatizar ou não com uma marca. Quando simplesmente atendemos, sem criar nenhum sentimento de superação de expectativa, não conseguimos impactar a vida dos clientes.

Quando conhecemos o perfil do nosso cliente online, podemos criar ações chamadas WOW, que encantam e superam as expectativas do cliente. Pode ser um simples e-mail de agradecimento pela compra de um produto ou a solução de um problema em que a sua empresa não era responsável, mas se dedicou a ajudar a resolvê-lo.

Marketing de Relacionamento

Nós só nos relacionamos com quem nos identificamos, não é mesmo? Então, quando conhecemos a fundo o perfil do nosso cliente online, conseguimos ter dados relevantes sobre ele e, consequentemente, nos relacionarmos melhor.

O Marketing de Relacionamento é um dos pilares do Marketing que ajudam na fidelização dos clientes. Ajuda transformar os seus clientes em seus fãs. Há várias marcas na internet em que os próprios fãs a defendem quando encontram um cliente não tão satisfeito ou os famosos “haters”. 

É um longo caminho para tornar os seus clientes em verdadeiros fãs, mas certamente é um objetivo que vale a pena.

Marketing de Conteúdo bem direcionado e com resultados

O queridinho do marketing vem trazendo muitos resultados para as empresas que de fato se preocupam em aplicar essa estratégia de maneira eficiente. A primeira regra que você deve levar em consideração é: quem tenta falar com todo mundo, acaba não falando com ninguém.

E está aí a grande sacada do Marketing de Conteúdo. Os meios digitais lhe dão dados importantes para você criar a sua persona e falar diretamente com ela, abordando assuntos que são de fato relevantes e que ajudam a resolver alguns problemas da persona.

Como aplicar o Marketing de Conteúdo de forma eficiente?

Qualquer meio de comunicação que você tem com o cliente é uma forma de você entregar conteúdo relevante. Porém, o ideal é não usar todos, é claro. Mas, uma estratégia bastante eficaz é o uso do blog da sua empresa.

No início dos tempos dos blogs, eles eram utilizados apenas de forma promocional ou institucional. O Marketing de Conteúdo chegou para modificar essa realidade. Hoje, as empresas utilizam seus blogs para fazer posts e artigos que entregam alguma solução ou uma novidade que o cliente ainda não sabia. Vamos a um exemplo?

Vamos supor que a sua empresa oferece o serviço de limpeza de estofados. Veja algumas ideias de conteúdo relevante que você pode abordar e que ajudará a sua persona:

  • Frequência de limpeza dos colchões;
  • Quando trocar o seu travesseiro;
  • Antes e depois de trabalho realizado;
  • Meu filho fez xixi no colchão, o que fazer?
  • Bastidores de como a empresa realiza a limpeza.

Vale ressaltar que o trabalho de marketing de conteúdo entrega resultados a médio e longo prazo, mas acredite, quando bem executado, tem um dos melhores ROI do Marketing.

Ingredientes de uma estratégia de sucesso

Ingredientes para que a estratégia de Marketing de Conteúdo dê certo são:

  • Conteúdo;
  • Constância;
  • Frequência;
  • Interação;
  • Planejamento;
  • Autenticidade.

É um trabalho que dá trabalho. Por isso, muitas empresas optam por contratar uma agência de conteúdo para produzir os conteúdos e pensar em algumas estratégias efetivas para o mercado em que atua. 

Além disso, as agências de conteúdo atendem diversos nichos de mercado e tem know-how do que dá ou não certo. Você encurta a curva de aprendizado e também o tempo para colher bons frutos através desta estratégia.

Você tem interesse em começar a investir em conteúdo para fazer com que o seu negócio decole no mundo digital? Então, venha conhecer o time de especialistas da RedaWeb. Oferecemos planos mensais que cabem no seu orçamento ou você pode montar o seu próprio plano de acordo com a sua necessidade.

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