A importância de orientar o desenvolvimento do seu site

Desde o século 18, as revoluções industriais aconteceram para dar forças ao desenvolvimento tecnológico, com o intuito de transformar o processo produtivo e melhorar as relações de trabalho.

Na parte comercial, principalmente, seus horizontes foram expandidos graças à internet, que deu abertura para o e-commerce (comércio online) em sites.

Em relações pessoais, a internet veio para facilitar a comunicação longitudinal que pode conectar mundo afora, encurtando distâncias e também saudades.

A Indústria 4.0 e o e-commerce

Hoje, podemos dizer que vivemos na quarta revolução industrial. Este é um conceito que foi criado pelo economista alemão Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial. A chamada Indústria 4.0 significa o auge da automação de troca de dados, também definida como revolução digital.

Ainda não temos carros espaciais e nem teletransporte, mas outras grandes conquistas, como dados na nuvem, blockchain, criptografia, impressão 3D, inteligência artificial e sistemas ciber-físicos, você já deve ter ouvido falar.

De forma mais simplista, a importância da internet está na incrementação que ela deu às receitas de estabelecimentos que praticam vendas digitais. Quando falamos em vendas virtuais, nos referimos aos sites que oferecem a opção de exposição e compra dos produtos, podendo chamar também de vitrine de uma loja. Logo, eles são essenciais para mostrar a confiabilidade de uma marca.

Por isso, qual a importância de desenvolver o seu site? Continue neste artigo para descobrir os benefícios que seu site pode dar ao seu negócio e como você pode alcançar mais vendas.

Primeiro site do mundo e do Brasil

O primeiro site do mundo foi criado pelo britânico Tim Berners-Lee, em 1991, um cientista que teve como intuito partilhar informações científicas entre outros profissionais. Chamado The Project, este domínio foi um sucesso e também trouxe os primeiros hiperlinks a serem incluídos nos textos.

No mesmo ano, no Brasil, o âmbito da ciência também desenvolveu seu site da Rede Nacional de Pesquisa para estimular o setor tecnológico e promover o conhecimento científico. Quatro anos mais tarde, em 1995, a exploração comercial nos sites tornou-se possível.

Hoje existem 4 milhões de domínios (sites) brasileiros. Vejamos então alguns dados para ter uma melhor visão da proporção que a internet tomou.

Uma população super conectada

Segundo o relatório “Digital in 2020” promovido pelo We Are Social junto ao Hootsuite, 66% da população brasileira é ativa na internet, significa 150.4 milhões de usuários.

  • Os brasileiros passam 9h17 minutos diariamente na internet;
  • 30% realizaram uma compra online com um dispositivo móvel;
  • 97% das conexões são móveis;
  • 72% das pessoas utilizam aplicativo de compras;
  • Em um mês, 70% fizeram uma compra online e 90% visitaram um site de e-commerce;
  • 58,5 milhões são consumidores online.

Entretanto, o sucesso das vendas online provém do desenvolvimento do site de uma companhia, em que é possível obter um ranqueamento para ser visível no mecanismo de busca.

Como isso é feito? Isso é trabalho do mestre Google.

Google Ads

Em meio a tantos concorrentes e sites, é preciso se destacar para ocupar as primeiras páginas de uma pesquisa e assim ganhar visitantes e futuros clientes. Um dos mecanismos mais utilizados é o Google, com 92.51% do mercado, que processa cerca de 3,5 bilhões de pesquisas por dia. Destas pesquisas:

  • 84% realizam três ou mais pesquisas diárias;
  • 46% de busca por produtos começam no Google;
  • 90% dos usuários acessam os links apenas das primeiras posições.

Por isso, o Google criou a plataforma Ads de publicidade que patrocina links. Assim, estes anúncios são colocados no topo de uma página através de palavras-chave predominantes em cada site.

Ou seja, a partir do Ads, toda vez que uma pessoa pesquisar um produto ou texto que esteja ligado à palavra-chave do seu site, ele aparecerá no topo da página e será mais propenso a ser clicado.

Mas, ele não trabalha sozinho. No desenvolvimento do seu site, é muito importante que você adote algumas técnicas como o SEO, para o Google entender que seu conteúdo ou produto pode atender àquela pesquisa.

Search Engine Optimization

O SEO é um conjunto de técnicas do marketing de conteúdo que visa melhorar o alcance no ranking dos mecanismos de busca, a fim de trazer tráfego, autoridade e futuros clientes para um site.

Ele está presente na estrutura do conteúdo do site, desde os títulos às configurações de palavras-chave, atendendo assim às exigências do Google.

Quando seu site ganha notoriedade no que você oferece, o Google vai entender que ele é o melhor a se oferecer na pesquisa do usuário, por isso, o Ads irá posicionar sua página nos primeiros links a aparecerem.

Nesta disputa por visualizações, é essencial nunca esquecer que seu site é a vitrine virtual da sua loja e graças à internet, novos consumidores poderão chegar a você e expandir seu negócio sem alguma barreira geográfica. 

A importância do desenvolvimento do seu site

Além das informações valiosas acima sobre internautas brasileiros, a força do e-commerce e como funciona o rankeamento de páginas, é necessário destacar claramente como o site ajuda o seu negócio. Então vamos lá:

1- Confiança e tráfego

Toda empresa que possui um site gera mais confiança, pois passa a impressão de que ela é séria e, às vezes, as companhias que trabalham apenas com as redes sociais parecem não ser tão seguras. Porém, as redes sociais podem gerar tráfegos para o seu site. Assim como o seu site também pode gerar tráfego para suas redes, eles podem e devem trabalhar juntos.

2- A estrutura retém o cliente

E por falar em trabalhar, é crucial que a sua página seja bem estruturada para atender de forma prática os seus clientes. 

Como a tecnologia encurtou distância e tempo, nos tornamos menos pacientes. Dessa forma, é fundamental que a sua página seja de fácil acesso e entendimento para evitar que haja alguma desistência oriunda de um problema técnico, por exemplo.

3- A informação contida nele causa sensações positivas

Por conta de o site ser mais segmentado e informativo, ele proporciona experiências positivas ao visitante pelo fato de suas dúvidas serem sanadas e o mesmo ter menos contato com a equipe, podendo seguir livre para outras ações.

4- Alto poder de conversão

Além disso, o poder de conversão contido na sua página é maior do que em qualquer outra plataforma. Junto ao Google Ads, toda vez que sua página se destaca, há a possibilidade de novos visitantes se tornarem clientes, de qualquer canto do país, abrindo um leque de futuras receitas.

5- Apostar em blogs para aumentar o tráfego

No site também há a possibilidade de investir em um blog para atrair cada vez mais visualizações e alcançar um melhor posicionamento no Google, adquirindo credibilidade e autoridade sobre o que você oferece.

Um dos aliados para este blog é a produção do marketing de conteúdo, que oferece textos relacionados ao trabalho que você entrega, aproximando mais o visitante da sua página.

Está procurando por conteúdo para melhorar a posição da sua página? Acesse nosso site ou ligue para 0800 750 5564 para contratar um plano de produção.