Blog A importância de produzir um conteúdo de qualidade

A importância de produzir um conteúdo de qualidade

A importância de produzir um conteúdo de qualidade

O marketing digital, a cada dia que passa, é a forma mais eficiente para impulsionar uma marca, possibilitando estratégias variadas para todo tipo de cliente, desde aqueles que já conhecem seus serviços e produtos até os que nunca ouviram sobre, sendo assim, o objetivo principal é atrair a atenção e manter o potencial comprador com permanência na sua página.

Uma das formas mais utilizadas para completar essa missão é o blog post , pois ele possibilita colocar seu site nas primeiras posições nos mecanismos de pesquisa. Utilizando as formas corretas de escrita, com um conteúdo de qualidade e relevante para o leitor. Os algoritmos do Google e outros buscadores associam o texto a uma ideia positiva, portanto, entrega para o usuário.

Quando falamos sobre ranqueamento nas pesquisas estamos dizendo sobre o tráfego orgânico, aquele que não pagamos para anunciar, é a forma mais barata de fazer o marketing da sua marca, pois só é necessário ter um blog e comprar um domínio (opcional, mas oferece uma credibilidade como diferencial).

Há também o tráfego pago, mas não falaremos sobre ele no tópico, pois o nosso objetivo principal é formar um conteúdo relevante para dar um nível de confiabilidade alto para o site, através da diminuição da taxa de rejeição e aumento da taxa de permanência na página.

Contudo, lendo essas explicações parece muito simples realizar essas estratégias, não é mesmo? Mas é totalmente o oposto disso, para conseguir esses resultados são necessárias diversas técnicas como implementar um bom SEO (Search Engine Optimization), implementar uma lógica de funil de vendas e outros métodos para criar um conteúdo de qualidade e que seja atraente para o leitor, afinal, além do desejo de aparecer no topo do Google, queremos uma boa interação com compradores em potencial.

No parágrafo anterior citamos o termo funil de vendas, o conceito pode já ser conhecido, mas sua execução ainda pode causar dúvidas e incompreensão, pois pode-se pensar: “Como vou criar um texto que eu não fale sobre meu produto?”.

Entendendo como funciona a produção de conteúdo


Primeiramente entenda que o funil de vendas é dividido em três partes: Topo do funil, meio do funil e fundo do funil.

Ao entender isso, é preciso compreender: O conteúdo topo de funil é voltado para atrair o maior número de pessoas, como se fosse uma pirâmide invertida. Sendo assim, é preciso solucionar problemas comuns a diversos tipos de pessoas, independente se ela vai fechar ou não um negócio com você, priorize solucionar suas dúvidas através de bons conteúdos.

Por exemplo: Se você é uma academia no centro da capital Belo Horizonte. Crie tópicos como: “Malhar em casa x Malhar na academia, conheça os benefícios”. Aqui podemos apresentar pontos positivos para ambos os casos, não importa, pois o objetivo é simplesmente instigar o leitor, atrair o maior número de pessoas, e fazê-las ficarem por mais tempo na página.

A próxima etapa é criar textos para o meio do funil, são voltados para aqueles que já passaram pelo topo do funil e ficaram um pouco mais interessados na proposta da sua empresa. Então nesse patamar do site, já podemos citar o que oferecemos, mas sem parecer muito forçado, continue solucionando problemas comuns, por exemplo: “5 estratégias para não desanimar a fazer atividades físicas”.

Por fim, o último tipo de conteúdo será para o fundo do funil, aqui a pessoa já passou pelas duas anteriores e já tem um interesse considerável na sua marca, então podemos apresentar todos os benefícios, o que ele ganha ao contratá-lo. Você já tem a atenção do leitor, então pode utilizar isso a favor. Textos do tipo: “Os benefícios de fazer musculação na (Nome da academia)”.

Esses são alguns pontos importantes na hora de criar seus blog posts , e dividi-los de uma maneira coerente também é fundamental. Uma boa ideia proporção é separar 80% dos textos para o topo de funil e separar 20% entre meio e fundo de funil, sendo assim, a captação de novas pessoas se mantém constante, enviando-as mais abaixo.

Aliás, é importante salientar, que a produção da primeira etapa não cessa, pois é preciso atualizá-la regularmente, enquanto a parte essencialmente voltada para as vendas pode ser reaproveitada várias vezes.

Visto isso, na produção é necessário um estudo de caso para entender a forma e o nível de tecnicidade, para isso, utilizamos a criação de personas, o que difere um pouco do público alvo, mas tem o mesmo objetivo. Resumidamente o primeiro é mais especifico que o segundo, sendo realmente uma ficha de informações sobre um possível cliente aleatório e fictício, mas que contenha características reais.

Ao realizar esse estudo, temos uma visão mais direcionada, gerando melhores resultados, atingindo um número maior de pessoas interessadas no seu produto e serviço. Pode ser feito através de pesquisas, formulários, e-mail marketing, assinatura de newsletter, criação de networking através de grupos em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e Telegram, dentre outras alternativas para modelar uma persona coesa.

Existem dois tipos de redação, as noticiosas (aquelas que possuem prazo de validade, por serem imediatistas) e Evergreen (atemporal). Dependendo da marca pode ser interessante investir em conteúdo de qualidade e noticioso, mas no geral, Evergreen traz mais resultados em longa data por serem problemas que permanecem com o passar do tempo.

Além disso, a utilização de hiperlinks pode trazer bons resultados para a confiabilidade do seu site, utilizando parcerias com empresas do mesmo ramo, onde um blog utiliza links de outro para reafirmar a ideia passada.

Ao aplicar todas essas estratégias, com um bom planejamento de pautas, um método coerente para a divisão do funil de vendas, textos bem escritos e com boa ortografia, é inevitável que sua empresa se destaque nos buscadores.

Desse modo, a relação com seus clientes se mantém vívida e as dúvidas do público-alvo são solucionadas, simplificando muito o processo de venda efetiva, além de proporcionar relevância para o seu nome.

Pense o seguinte: uma pessoa está com dúvida x, e ao pesquisar encontra seu blog, em algum texto de topo de funil. Ela lê tudo, mantendo uma boa taxa de permanência na página, mesmo que vá embora nesse momento sem adentrar pelo funil, provavelmente quando pensar em contratar algum serviço do tipo lembrará da sua marca.

Por isso, é tão importante apostar em um conteúdo de qualidade, dessa maneira trabalhamos o impacto da empresa, a sua relevância e não somente aquela publicidade ultrapassada em que se oferece de forma indiscriminada produtos e mais produtos a qual quer um, inclusive para pessoas que mal tem interesse.

Quer ampliar a sua produção de conteúdo e maximizar seus resultados? Então acesse o site da Redaweb ou ligue para 0800 750 5564

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
inbound-x-outbound-saiba-quais-sao-as-vantagens-de-desvantagens-de-cada-estrategia saiba-como-restaurar-os-rankings-perdidos-no-google tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-marketing-de-conteudo
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564