A importância de se criar uma Persona para sua marca

O marketing digital é uma ferramenta cada vez mais importante para todas as empresas, independentemente de seu segmento de mercado ou mesmo do tamanho de qualquer negócio. Isto porque é por meio deste tipo de estratégia que se consegue levar a sua marca para um grande número de pessoas em poucos minutos e com um custo bastante reduzido em comparação à publicidade tradicional.

Assim, é cada vez mais comum ver empresas com uma grande presença digital para que consigam melhorar seus resultados e gerar leads, os quais poderão se tornar seus clientes a partir do consumo de seu conteúdo digital. No entanto, muitas destas empresas ainda encontram alguma dificuldade em se relacionar com o público da maneira direta proporcionada pela internet, de forma que seus resultados ainda não atinjam tudo aquilo que podem demonstrar.

Isto acontece, em grande parte, devido ao fato de que muitas empresas ainda investem mais em quantidade do que em qualidade quando se trata de presença digital. Ou seja, estão presentes em muitas plataformas, durante muito tempo por dia, mas não conseguem encontrar a melhor maneira de dialogar com seu público, o que faz com que seu conteúdo se torne pouco atrativo e obtenha resultados muito abaixo do esperado inicialmente.

As personas são personagens considerados semi-fictícios, pois são compostas por características que podem ser encontradas na maior parte de seu público-alvo, de forma que representem o seu cliente ideal. Ou seja, as personas devem representar as pessoas a quem sua empresa deseja atingir com a sua presença e o seu conteúdo publicado em plataformas digitais, sejam sites, blogs, redes sociais ou qualquer outra plataforma na internet.

Para que se chegue até esta persona, bem detalhada e com características que possam, realmente, representar o seu público-alvo, é preciso seguir um caminho bem específico em seu processo de criação. Em geral, são respondidas algumas perguntas que ajudam a identificar quem seria a sua persona ideal. 

Confira, a seguir, algumas das perguntas mais comuns no processo de criação de uma persona:

  • Qual a sua faixa etária?
  • Qual o sexo de sua persona (determinado pela maioria de seus clientes)?
  • Qual o ramo profissional de sua persona?
  • Quais as dificuldades que sua persona enfrenta no dia a dia?
  • O que motiva a sua persona?
  • Quais são seus interesses profissionais e pessoais?
  • Como sua empresa pode ser útil para esta persona com seus produtos ou serviços?

As respostas destas questões irão determinar as principais características de sua persona, de forma que seja muito mais fácil atender ao seu público de acordo com as suas necessidades e interesses. Outros detalhes que definam sua persona ainda mais especificamente podem ser inseridos posteriormente, se sua equipe de marketing julgar necessário possuir maiores informações para se aproximar ainda mais do seu público na internet.


Os benefícios da criação de uma persona

Confira, a seguir, quais são os maiores benefícios da criação de uma persona para a sua empresa, e identifique os motivos que fazem esta estratégia ser essencial para o seu sucesso nos meios digitais:


1 – Definição da linguagem ideal para seu público

A principal vantagem da criação de uma persona para a sua empresa é conseguir definir a linguagem ideal para sua equipe de marketing utilizar em seus conteúdos, pois este é o principal meio de contato entre empresa e clientes.

Isto significa que, a partir da criação de uma persona, é possível sua empresa falar a linguagem de seu público, o que aproxima sua marca dos clientes e faz com que se sintam mais bem representados por sua empresa, de forma a gerar uma melhor aceitação de seus produtos e serviços.


2 – Maior alcance de seu conteúdo

Uma consequência de conseguir encontrar a linguagem ideal para levar até seu público é também outro grande benefício da criação de sua persona: o aumento de seu alcance dentro da internet, o que leva seu conteúdo a um número muito maior de pessoas.

Com este aumento de alcance, sua empresa passa a contar com uma marca muito mais reconhecida, o que possibilita alçar objetivos ainda maiores, como a conquista de mais clientes a partir de estratégias de marketing digital que sejam realmente efetivas, graças à criação de suas personas.


3 – Aumento da credibilidade de sua empresa perante o público

Com o maior alcance proporcionado pela criação de personas e a produção de um conteúdo voltado especificamente para o seu público, é possível também conseguir um aumento considerável da credibilidade de sua marca diante de seus clientes. Isto significa que, ao produzir conteúdos que atendam a seu público de forma personalizada, estas pessoas passarão a confiar ainda mais em sua marca.

Este aumento de credibilidade é fundamental para que sua empresa possa chegar a melhores resultados, pois é um dos principais fatores que irão determinar a escolha do público pela sua empresa ao invés de seus concorrentes. Ou seja, no momento da escolha pelos produtos e serviços que serão comprados, os clientes optarão pelos seus, devido à forma como sua empresa produz conteúdos que correspondam àquilo que eles esperam receber e à confiança gerada por este tipo de ação. 


4 – Melhora de sua geração de leads e aumento de clientes

Além do aumento de credibilidade de sua empresa, e muito por conta de uma maior confiança das pessoas em sua marca, outro benefício que pode ser percebido a partir da criação de uma persona é o aumento considerável de sua geração de leads. Isso porque mais pessoas passarão a se interessar pela sua empresa após consumir mais conteúdo em suas páginas e redes sociais.

Em decorrência disso, há também um aumento significativo de seu número de clientes, pois estes leads podem ser conduzidos, através de seu conteúdo, pelo funil de vendas, até que concretizem a compra de seus produtos ou serviços.

Se sua empresa ainda não possui uma persona para identificar quem é o seu público-alvo e conhecer a melhor maneira de se relacionar com estas pessoas, coloque este conhecimento em prática agora mesmo e obtenha resultados muito melhores.

Para garantir seu sucesso na internet, é essencial contar com um conteúdo que consiga aliar relevância, atratividade e qualidade para os seus clientes e seguidores. A melhor maneira de fazer com que suas páginas tenham sempre o melhor conteúdo é entrar em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e assinar um dos diversos planos de produção de conteúdo disponíveis, com a escolha por aquele que melhor atenda às necessidades de sua empresa e de seu público!