Blog A importância do blog corporativo para a sua empresa

A importância do blog corporativo para a sua empresa

A importância do blog corporativo para a sua empresa

Os blogs corporativos são, hoje, um dos maiores trunfos do marketing digital, que mesclam o baixo custo de investimento com o retorno positivo que um desempenho bem planejado pode proporcionar. Útil para empresas de todos os portes e também profissionais liberais, o canal de comunicação pode publicar conteúdos relevantes e atraentes, visando conquistar seu público-alvo e oferecendo a ele soluções. 

É por meio de um blog que uma marca pode se tornar referência sobre o assunto delimitado e formar uma boa reputação, tanto com seu público-alvo quanto com a concorrência. Uma boa estrutura permite conquistar boas posições de ranqueamento em sites de busca, como o Google, atingindo clientes qualificados e potenciais para conversão. 


Por que ter um blog corporativo? 

Os blogs foram criados no início dos anos 1990 e logo se tornaram febre entre os adolescentes, sendo utilizados como uma espécie de diário eletrônico para publicação de pensamentos, fotos, assuntos cotidianos, poesias e outros conteúdos em que pudessem se expressar para mundo. 

Mas, no início dos anos 2000, o site eletrônico, com uma estrutura bastante específica, começou a atrair também publicações mais sérias, como artigos, crônicas e notícias de profissionais conhecidos no mercado. O sucesso foi tão grande que despertou o interesse das empresas, que identificaram nesse tipo de formato uma ótima maneira de se comunicar com o seu público. 

O meio digital descobriu nos blogs uma excelente forma de comunicação que ajuda a segmentar o público e criar um vínculo de relacionamento entre a marca e o usuário como nenhum outro. O marketing digital aproveitou essas excelentes características para preparar blogs corporativos, visando atrair potenciais clientes e aumentar as vendas. 

A diferença entre um blog e um site corporativo é exatamente a linguagem. Enquanto os sites tendem a ser mais formais e objetivos com informações focadas na empresa, o blog é mais informal, com conteúdos criados com temas variados, mas sempre ligados à expertise da marca.

Assim, há diferenças determinantes entre os blogs pessoais e os corporativos. Enquanto nos blogs pessoais as experiências vivenciadas pelo autor são compartilhadas, nos corporativos, os temas podem ser ligados ao produto ou serviço com o qual atua, como as tendências do mercado, curiosidades sobre os temas que divulga, assim como dicas e técnicas inovadoras que vão estimular o usuário. 

Para entender a importância de um blog no marketing digital de uma empresa, podemos usar como exemplo uma agência de viagens. O visitante pode ir direto a um site em busca de valores de pacotes, mas se mostrar indeciso pelo local e se vai realmente fechar a venda. Enquanto isso, no blog ele pode encontrar conteúdos sobre os locais de seu interesse e outros assuntos que o estimulem a viajar.

Assim como se especializar em um tema ou vários interligados ajuda a atrair público para o site da empresa, no blog, os assuntos relativos à marca são muito mais sutis, sem uma divulgação direta para tornar o conteúdo mais atraente para o público. Com ele satisfeito, aumenta o interesse pelo que a marca tem para lhe oferecer. 

Os blogs corporativos são importantes para qualquer área de atuação e, para muitas empresas,  são a melhor forma de aproximação com o seu público. Empresas com um produto ou serviço muito específico podem ter dificuldade em encontrar um canal nas redes sociais onde possam encontrar seu público-alvo. Ao criar um blog, elas podem publicar conteúdos informativos e úteis sobre sua temática, até se tornar uma referência sobre o assunto. 


As vantagens de um blog corporativo

Ter um blog corporativo é uma excelente ponte para as estratégias de SEO. Sites de busca, especialmente o Google, são essenciais no marketing digital, já que o cliente toma a iniciativa de procurar o que deseja a partir da digitação da palavra-chave. Quando a página está entre as primeiras posições, maiores serão as chances de o cliente ir até ela e já saciar sua curiosidade. Os números de conversão das primeiras posições são sedutores e demonstram o quanto é importante uma boa otimização. 

O blog corporativo precisa estar preparado para as estratégias de SEO, com temas baseados em palavras-chave que sejam usadas pelos futuros clientes. Essas palavras-chave são conhecidas pelo volume de buscas e aumentam as chances de o blog chegar ao topo.

Ele pode ampliar a visibilidade da marca, mas para isso é preciso existir periodicidade nas publicações. Mesmo que um conteúdo relevante tenha sido capaz de atrair um número significativo de visitantes, só as atualizações podem mantê-los na base e torná-los seguidores. Em certo momento, os usuários começam a fazer parte do blog dando sugestões, críticas e elogios, criando vínculos. A maior parte dos blogs possui espaço para comentários. 

O foco na qualidade do conteúdo não é para menos, afinal ele é o ponto principal do blog e o motivo de atração do cliente. Ao expor informações sobre determinado assunto, a marca está colocando a sua credibilidade em jogo e se o que for publicado estiver errado, baseado em fontes não confiáveis ou cópias de outros trabalhos, toda a empresa será no mínimo criticada. 

Mas, quando o conteúdo é preparado com cuidado, pensando nos interesses de seu público-alvo e com informações concretas sobre o assunto, ele pode fazer sucesso. A sua relevância faz com que ele possa ser compartilhado, comentado e valorizado, dando relevância não só ao blog, mas também à marca. E quando alguém quer saber sobre o assunto em questão, sabe que pode procurar ali e encontrar informações úteis e essenciais. 

Os frequentes conteúdos de qualidade também dão credibilidade diante da concorrência e de outras páginas com temas complementares. O que acaba atraindo o compartilhamento de links de outros sites, que ajudam a aumentar o posicionamento no Google e facilitam o trabalho do SEO. 

Outro diferencial importante de um blog é que ele não tem nada de estático. Como as publicações são constantes, as pessoas podem visitar o blog em dias diferentes e encontrar também conteúdos novos. O mesmo não ocorre com um site, que geralmente tem informações fixas. 

Uma curiosidade da implantação de um blog corporativo é que suas publicações permanecem, independentemente do fim do investimento. O Google entende sua autoridade e o mantém indexado em sua plataforma, mantendo o tráfego gratuito. 

Manter um blog corporativo acaba sendo muito útil para se atualizar sobre as tendências do mercado. Assim como também entender melhor sobre o que a concorrência tem feito e como o público tem se comportado diante de uma compra. A relevância do conteúdo acaba sendo importante para todos os lados. 

O blog corporativo tem sido um dos principais canais de comunicação do marketing digital, independentemente do tamanho e da área da empresa. Com ele, é possível criar um relacionamento mais próximo com o cliente e aprimorar sua reputação diante do mercado. 

Como visto, um blog corporativo pode ajudar muitas nas suas vendas, no entanto, de nada adianta investir em um se os conteúdos não forem de qualidade. E nisso, a RedaWeb pode te ajudar, pois é especialista em marketing de conteúdo! Entre em contato agora mesmo pelo site ou ligue para  0800 750 5564 para encontrar o plano ideal para o seu negócio!

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