A importância do conteúdo específico para o marketing de nicho
Já pensou em segmentar seu público e fazer marketing para um grupo menor de pessoas? No início, essa estratégia, chamada de Marketing de Nicho, pode parecer contra intuitiva. Mas a verdade é que ela vem se provando cada vez mais eficaz.
A seguir, conheça mais sobre o Marketing de Nicho e como a produção de conteúdo é importante para essa estratégia.
O que é Marketing de Nicho?
Marketing de nicho é uma estratégia de Marketing Digital focado em um segmento de mercado. Esse nicho pode até ser abrangente, mas no geral ele é bem específico, direcionado a um grupo menor de consumidores.
Por exemplo, um supermercado tem o seu nicho: alimentação. Mas se quiser investir em marketing de nicho, ele pode segmentar mais os seus serviços, se especializando em alimentos orgânicos, por exemplo.
O princípio básico dessa estratégia é: quanto mais segmentado for o seu público, mais fácil é atender suas necessidades e desejos por meio de serviços e produtos da empresa. Por isso, o Marketing de Nicho é uma das melhores estratégias de posicionamento de marca no mercado.
Quais as vantagens do Marketing de Nicho?
A princípio, pode parecer contraintuitivo oferecer seus produtos e serviços para um número menor de pessoas e esperar que isso aumente suas vendas. Contudo, se especializar em um nicho mais específico pode fazer uma empresa se tornar referência, gastar menos com divulgação e fidelizar clientes.
Conheça alguns benefícios de fazer o Marketing de Nicho:
Aumenta o conhecimento do público
Quando segmentamos nossa estratégia de marketing é mais fácil conhecer o público profundamente, entendendo seus problemas, desafios e desejos. Esse conhecimento vai ajudar você a se comunicar melhor com o público, usando uma linguagem que ele está acostumado ou postando conteúdos nas suas redes sociais favoritas, por exemplo.
Facilita a fidelização
Como os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa são focados em público específico, é mais fácil conquistar o cliente com seu atendimento e qualidade; principalmente se existirem poucas opções que se destacam no mercado.
Por exemplo, é bem fácil encontrar um supermercado, mas um supermercado orgânico não. Assim, a chance do cliente voltar a fazer negócio e indicar o estabelecimento para outras pessoas é maior.
Aumenta a autoridade da marca
O Marketing de Nicho também aumenta a autoridade da marca. Como você sabe exatamente o que o seu público procura, é mais fácil mostrar o valor dos seus produtos e serviços e entregar conteúdos de qualidade.
Ser autoridade em um nicho também faz com que o seu produto seja mais valorizado pelo público, e você pode até cobrar mais por ele.
Diminui a competitividade
Ao se especializar em um nicho de mercado a sua empresa terá um diferencial competitivo de quem atende um público maior. Afinal, você oferece ajuda para uma dor específica.
Por exemplo, enquanto o marketing de um supermercado convencional talvez tenha o objetivo de atingir o maior número de pessoas possível, o Marketing de Nicho de um supermercado orgânico pode ser focado em conquistar clientes que buscam uma alimentação mais saudável — um público consideravelmente menor.
Assim, embora os dois estabelecimentos sejam parecidos, eles atendem públicos diferentes e não são competidores.
Reduz os custos de aquisição de clientes
Outra vantagem do Marketing de Nicho é que o investimento com divulgação é menor. No caso de um anúncio, por exemplo, quanto mais segmentado ele for, menor será o custo por clique.
Além disso, nichos mais específicos tendem a ter um engajamento maior. Por isso, resultados orgânicos têm resultados mais expressivos do que nichos mais amplos.
Facilita a adaptação
Por fim, quando focamos em um público específico, não é necessário agradar a vários grupos diferentes ao mesmo tempo. Ao contrário, você precisará dar atenção às sugestões e críticas de apenas um grupo. Assim, é muito mais fácil inovar e fazer adaptações eficientes.
Como começar a investir em Marketing de Nicho?
Sem dúvida, o Marketing de Nicho é uma ótima estratégia. Então, como a sua empresa pode começar a investir?
O primeiro passo é definir a sua persona, ou seja, sua representação do cliente ideal. Depois, você precisa encontrar o nicho em que essa persona está presente, para então elaborar um produto ou serviço e definir a estratégia de divulgação.
Na teoria, esse processo parece bastante simples. Contudo, na prática pode ser mais complicado. Como geralmente o público-alvo de uma campanha de Marketing de Nicho é menor, as pesquisas precisam ser mais específicas. Somente assim é possível saber a dor real desse público e como resolvê-la. O objetivo é criar um produto ou serviço que resolva uma necessidade que ainda não foi atendida.
Outro ponto que merece atenção é o tamanho do nicho. Apesar de nichos mais segmentados serem o foco dessa estratégia, ele precisa ser grande o suficiente para gerar lucro sustentável para o seu negócio e possuir certa possibilidade de crescimento.
Assim, seu negócio terá sucesso!
Produção de conteúdo para o Marketing de Nicho
Agora que você já sabe da importância do Marketing de Nicho, vamos ver algumas formas de como você pode usar a produção de conteúdo nessa estratégia.
Assim como nas demais estratégias, o conteúdo para um nicho específico deve ser entregue no momento que as pessoas precisam, com as informações que ela precisa. Para isso, é necessário entender a jornada de compra da sua persona, e entregar conteúdos relevantes para cada etapa.
Nesse sentido, dois tipos de conteúdo podem ser de grande ajuda: o informativo e o storytelling.
Conteúdo informativo
Um dos principais aspectos dos nichos de mercado é a formação de comunidades que compartilham dicas e informações sobre o segmento. Por isso, uma das melhores formas de se integrar a essas comunidades é publicar conteúdo informativo, participando dessa troca de conhecimento.
De acordo com algumas pesquisas, a maioria dos consumidores preferem obter informações por meio de pesquisas orgânicas em vez de propagandas. Por isso, quando produzir conteúdo encontre o equilíbrio entre educar o leitor e se posicionar como um fornecedor de soluções.
Storytelling
Outra estratégia de produção de conteúdo que funciona muito bem no Marketing de Nicho é o storytelling, ou seja, contar uma história cativante, que conecte emocionalmente o consumidor com a sua marca.
Essa técnica de redação gera uma identificação no leitor. Quando o storytelling é bem feito, o leitor se coloca no lugar do protagonista, enfrentando um desafio em comum. Além disso, a narrativa desperta emoções e torna mais fácil transmitir uma mensagem.
Essa estratégia é importante especialmente para nichos menores, pois ajuda as pessoas a sentirem que fazem parte de algo maior.
Essas são apenas algumas formas de como você pode usar a produção de conteúdo no Marketing de Nicho. A verdade é que existem inúmeras maneiras de integrar as duas estratégias, pois cada nicho tem suas necessidades.
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