Blog A importância do mercado digital para o sucesso do seu negócio

A importância do mercado digital para o sucesso do seu negócio

A importância do mercado digital para o sucesso do seu negócio

A pandemia de covid-19 veio e atestou que estamos cada vez mais inseridos em um mundo online. Resolvemos problemas na internet, nos comunicamos por aplicativos de mensagem e até mesmo podemos trabalhar sem sair de casa.

Essa é uma tendência alertada por especialistas há décadas, mas que levou um tempo para se solidificar. O mercado digital veio para ficar.

Segundo pesquisa realizada pela consultoria Neotrust, em 2021, o e-commerce brasileiro cresceu 27%, faturando R$ 161 bilhões. Nesse sentido, as redes sociais ganham protagonismo como ferramentas de divulgação, assim como os blogs e páginas institucionais.

Considerando todos esses pontos, criamos um conteúdo exclusivo para que você entenda a importância do mercado digital para o sucesso do seu negócio. Confira!

Mercado Digital e a escalabilidade

Mesmo que não tenha sido previsto, o crescimento de uma empresa não é apenas positivo, como é vital para a manutenção de uma marca no mercado. Afinal, se você não está crescendo, os seus concorrentes estão.

No entanto, o que muitos gestores não se dão conta, é que com o aumento das vendas os custos tendem a subir. Um novo colaborador pode ser necessário, as despesas variáveis aumentam automaticamente, pode até ser necessário mudar de espaço.

A escalabilidade é a capacidade que a empresa tem de crescer de maneira saudável, sem que a sua operação seja prejudicada, tanto no sentido financeiro quanto operacional.

Em outras palavras, escala é a capacidade de crescer sem que os custos variem significativamente. Assim, a maior oportunidade de escalar o seu negócio, é por meio do mercado digital.

Pense que você é um escritor. A sua capacidade de gerar resultados está no número de livros vendidos, porém, existe um limite, o máximo que a gráfica pode produzir. Quanto mais vende, mais é preciso investir para conseguir entregar o produto.

Agora, se você possui uma visão de infoprodutor online, pode criar uma versão digital dos seus livros e vendê-los de maneira virtualmente infinita, sem precisar investir mais para entregar mais cópias.

O mesmo serve para um palestrante. Ele pode dar um curso para 50 pessoas em um auditório, ou para 50 mil em um vídeo ao vivo.

Os dados do mercado digital

Com a economia digital, é preciso compreender que os clientes estão cada vez mais informados antes de tomar uma decisão. Eles querem conhecer tudo sobre a marca e entender a fundo os benefícios que o produto promete.

Nesse sentido, é fundamental ter em mente que quanto mais personalizada for a sua solução, maiores são as chances de converter os seus leads. Para isso, não há outro caminho que não seja a aquisição de dados.

Assim, usando as próprias redes sociais no modelo business, a sua marca tem acesso a informações sobre a audiência como:

  • Recorte demográfico;
  • Padrão de consumo;
  • Temas que geram mais engajamento;
  • Problemas mais frequentes;
  • Desafios para usar o seu produto, dentre outras.

Com esses dados é possível investir em estratégias mais assertivas na área da comunicação, assim como no desenvolvimento dos seus produtos e serviços.

Lembre-se que quanto mais dados uma empresa possui sobre o mercado e sobre os seus clientes, mais relevantes tendem a ser os seus resultados.

É possível atingir mais clientes

Com a pandemia, os negócios físicos precisaram fechar por algum tempo. Assim, os empreendedores precisaram migrar às pressas para plataformas de e-commerce e marketplace.

Esse movimento ajudou a mudar a mentalidade dos próprios consumidores, que passaram a consumir mais produtos digitais e a comprar de lojas online em detrimento dos estabelecimentos físicos.

Para as marcas, esse é um ponto importante. Ao vender online, contando com um sistema logístico eficiente, é possível expandir significativamente o seu raio de atuação, atendendo clientes de todo o país.

Paralelamente, conforme destrinchamos anteriormente, com os infoprodutos, o seu negócio experimenta um potencial de escala importante. Esse tipo de venda gera resultados, exigindo um investimento significativamente menor.

Expande o seu poder de comunicação

A comunicação é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Além da comunicação interna da empresa, o diálogo com o público-alvo é fundamental para se criar um ambiente propício ao fechamento de negócios.

Entenda que o mercado digital é composto pelo conjunto das pessoas que buscam fazer negociações online. Essas pessoas podem nem estar prontas para comprar em um determinado momento, mas quando a hora chegar, buscarão a empresa que possui a maior relevância e autoridade dentro do seu nicho.

Por meio das redes sociais, blogs, e-mail marketing, anúncios pagos e outras estratégias, é possível atingir em cheio a sua persona.

Com a aquisição de dados realizada nas suas ferramentas de conversão, você compreender os materiais que geram maior engajamento, por exemplo, para criar mais conteúdos de valor sobre ele.

Se a sua audiência está interessada por um tema específico dentro do seu nicho, essa é a sua oportunidade de se posicionar como a maior autoridade na área.

Fazendo isso de maneira sistemática, organizada e coerente, a sua marca tende a ser vista de modo mais positivo pelos consumidores.

Além do mais, tendo uma conta em uma rede social, por exemplo, o seu cliente pode entrar em contato de modo mais natural e orgânico, sem a necessidade de pegar o telefone e ficar na linha esperando por uma solução.

Marketing de Conteúdo é o seu maior aliado

O marketing de conteúdo é o maior aliado de qualquer negócio que deseja fazer sucesso no mercado digital. Trata-se de criar materiais de alto valor que solucionam algum tipo de problema enfrentado pela sua audiência. Pode ser:

  • Checklists;
  • Blog posts;
  • Tutoriais;
  • Guias de uso do produto;
  • Imagens da marca, dentre outros.

Tenha em mente que o ser humano, ao longo dos anos, está perdendo cada vez mais a capacidade de se concentrar em uma determinada tarefa. Afinal, recebemos estímulos incessantemente para mudar a nossa atenção.

Assim, é fundamental criar conteúdos que tenham um forte significado. O seu papel como empresa, hoje em dia, não é apenas de vender soluções para quem precisa, mas também de entreter a sua audiência enquanto ela não está comprando.

Se você não gerar engajamento constante, o concorrente o fará. Marcas que não se esforçam para serem lembradas, na economia digital, são facilmente esquecidas, perdendo faturamento.

As pessoas desejam ter cada vez mais informações sobre os produtos que consomem, e isso deve estar no seu planejamento.

A Redaweb é uma plataforma formada por redatores, jornalistas e escritores que conhecem a fundo a geração de conteúdo de alto valor para os seus leitores.

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