Blog A importância do texto alternativo e da descrição das imagens

A importância do texto alternativo e da descrição das imagens

Imagem para representar o conceito de conteúdo visual.  Há um computador e celular aos fundos, com imagens diversas passando na frente.

A importância do texto alternativo é enorme para seu site, assim como a descrição das imagens. Mas você sabe por que e para que serve cada um desses elementos? Entender isso pode ajudar muito no SEO das imagens e na acessibilidade do site como um todo.


Portanto, acompanhe este artigo e veja qual é a real importância que o texto alternativo e a descrição de imagem possuem. Assim, você vai poder ter melhor posicionamento nas pesquisas e terá resultados mais engajadores!


Texto alternativo: o que é?


O texto alternativo, também chamado de Alt Text, é uma descrição que deve ser feita dos elementos das imagens utilizadas no site. Por meio disso é que os mecanismos de busca vão conseguir identificar as imagens e direcionar para os usuários que estiverem fazendo pesquisa relacionada.


Nesse caso, você pode utilizar o mesmo raciocínio das palavras-chaves do conteúdo escrito para compreender o que é o texto alternativo. Enquanto as palavras-chaves são usadas ao longo do conteúdo escrito para permitir que as pesquisas relacionadas que forem feitas sejam direcionadas ao site, o texto alternativo também. 


No entanto, a diferença fundamental é que ele vai tratar do aspecto visual dos elementos de imagem e não de texto. O foco, portanto, passa a ser o visual.  Com isso, o usuário que está pesquisando algo que tiver relação com o conteúdo do seu blog ou site, vai poder chegar até você tanto pelo conteúdo de texto, quanto de imagem. 


Você já deve ter feito alguma busca e ter dito como resultado algumas imagens, antes mesmo de sugestões de sites. Pois é por meio do Alt Text que isso acontece.


Descrição das imagens: o que é?


Por outro lado, a descrição das imagens é o que você usa para permitir que o site tenha mais acessibilidade. Pessoas que têm algum tipo de deficiência visual precisam da descrição da imagem para poderem compreender o que os elementos visuais estão dizendo.


Nesse ponto, pode haver confusão, pois em ambos os casos ocorre a descrição do que está sendo transmitido pela imagem. Porém, a diferença que precisa ficar clara é que no caso da descrição, isso é algo que fica visível sempre. Ou seja, toda vez que o site for aberto, a descrição estará lá para quem precisar ou quiser usá-la.


No entanto, o Alt Text não fica visível sempre, ele é algo que só vai ser usado pelo mecanismo de pesquisa ou no caso de haver algum erro de carregamento na imagem. Sobre isso, veja logo abaixo.


Qual a importância do texto alternativo e da descrição das imagens?


Diante das definições trazidas acima, você já pode imaginar o tamanho da importância de usar esses dois conceitos. Isso porque, eles são essenciais em mais de um aspecto e a união deles é que vai tornar o resultado das estratégias de SEO mais eficiente e dentro do que você espera.


Para entender mais detalhadamente a importância, confira dos tópicos a seguir e veja de forma organizada e separada cada uma das principais importância de utilizar descrição e texto alternativo dentro do seu site ou blog.


Ferramentas de busca


O primeiro ponto a ser trazido é a questão das ferramentas de busca. Sem o texto alternativo, os mecanismos que fazem a pesquisa de imagens não conseguem identificar o conteúdo expresso na imagem. Com isso, mesmo que alguém pesquise algo relacionado com a imagem do seu site, ele não aparecerá no resultado da busca. Isso é claramente um prejuízo e deve ser evitado.


A consequência é que o site irá perder acesso por algo que é simples de incluir e que precisa de atenção da mesma forma que os outros elementos de SEO precisam.


Erro de carregamento de imagem


Ademais, tem importância também no sentido de que se houver algum erro no carregamento da imagem, o texto alternativo aparecerá no lugar dela. Essa é uma maneira de você permitir que o usuário saiba sobre o que se trata o elemento visual, apesar do erro.


Não é incomum que, por algum problema de carregamento, a imagem não apareça na tela do computador, celular ou tablet de quem está pesquisando. Isso pode acontecer por um erro ou até mesmo por falha na conexão do usuário.


Porém, tendo o Alt Text, mesmo sem a imagem a pessoa vai poder ler o texto alternativo e saber do que se trata. Justamente por isso que o nome traz a palavra: alternativo. Serve como uma alternativa para suprir a falta que a imagem pode fazer em algum determinado momento.


Acessibilidade


Ainda, a acessibilidade é cada vez mais importante em todos os lugares, inclusive na internet. Sendo assim, seu site não pode ser pensado apenas para pessoas que têm pleno acesso a todas as informações. 


É necessário pensar nas pessoas que dependem da acessibilidade. E nesse caso a acessibilidade falada é a visual, pois com a descrição feita sobre o conteúdo que a imagem tem, todos podem ter acesso.


Sendo assim, utilizando a descrição da imagem você vai garantir que seu site seja mais inclusivo, o que é indispensável para quem depende desse recurso, bem como faz com que seu objetivo atinja ainda mais pessoas.


Para quem não possui nenhuma deficiência visual isso pode parecer um mero detalhe. No entanto, para muitas pessoas faz grande diferença e permite que seu site seja acessado sem restrições.


Considerações finais


Dessa forma, por meio do texto alternativo e da descrição das imagens você permite que o conteúdo do site seja pesquisado e encontrado com mais facilidade. Para tanto, o Alt Text também deve conter palavra-chave.


Porém, ele não se resume apenas à palavra-chave, sendo que ela é um dos componentes. Isso quer dizer que dentro do texto que deve ser feito para a imagem, é bom que contenha uma palavra-chave para facilitar o mecanismo de busca.


Sendo assim, com tudo que foi trazido até aqui, vai ser mais fácil montar as estratégias de SEO do seu site, sem descuidar dos elementos de imagens. Eles são tão importantes quanto os elementos de texto e devem ser bem pensados e estruturados.


Assim, não deixe de incluir na construção do conteúdo do seu blog as orientações que foram trazidas. Tendo o devido cuidado com o texto alternativo e a descrição das imagens, você vai conseguir obter uma estratégia ainda mais eficiente e que irá ajudar no impulsionamento do seu site nas melhores posições das ferramentas de busca.


Quer assinar um plano de produção de conteúdo e não ter que se preocupar com a estratégia de SEO do seu site? Entre em contato conosco através de nosso site ou do número 0800 750 5564. Nossa equipe está pronta para atender você!


Artigos relacionados.

Ver mais artigos
inbound-x-outbound-saiba-quais-sao-as-vantagens-de-desvantagens-de-cada-estrategia saiba-como-restaurar-os-rankings-perdidos-no-google tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-marketing-de-conteudo
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564