Blog A importância dos 4ps do marketing

A importância dos 4ps do marketing

A importância dos 4ps do marketing

Um conceito antigo e sempre novo que não morre com as inovações do mercado. Os 4Ps do Marketing são um dos principais modelos de planejamento estratégico utilizado por empresas dos mais variados nichos.

Quem entende de marketing e publicidade já deve ter ouvido falar desse conceito essencial para dar início a qualquer estratégia de negócio. Os 4Ps significam quatro palavras: Preço, Produto, Praça e Promoção.

A partir delas, é possível determinar de que maneira a sua marca alcançará o público-alvo, bem como a forma de se posicionar frente ao mercado para atingir os resultados almejados.

Este é um conceito idealizado na década de 60 e que já sofreu diversas atualizações, em vista de se adaptar às evoluções digitais do mercado. No entanto, os 4Ps do marketing continuam sendo base para as principais decisões de empresas do mundo inteiro.

Continue até o final deste conteúdo para entender a importância dos 4Ps do marketing e saber como essa estratégia acontece na prática. Acompanhe!

Os 4Ps do Marketing: o que são?

Como resumo dos pilares da estratégia de marketing, surgiu os 4Ps trazendo os conceitos de Preço, Produto, Praça e Promoção para direcionar o andamento de qualquer negócio.

Os objetivos a serem alcançados através do marketing de uma empresa precisam passar por essas palavras de modo a definir as variáveis das ofertas a serem apresentadas ao público-alvo.

É dessa maneira que se pode falar do Mix de Marketing que pode, ou não, englobar outras variáveis em sua composição. Os 4Ps funcionam como o framework mais utilizado e conhecido do mercado.

Philip Kotler foi quem tornou popular o conceito dos 4Ps do Marketing como variáveis controláveis por cada empresa. Assim, elas são determinadas internamento no planejamento do negócio em questão, alinhando os objetivos de marketing para atingir os melhores resultados nas vendas.

Os 4Ps também funcionam como variáveis interdependentes, visto que uma complementa a outra e são dependentes entre si para obter o sucesso desejado.
Dessa forma, é importante que sejam estruturadas ao mesmo tempo, de modo que proporcionem um alinhamento geral da marca a partir de um entendimento único e relevante.

Como surgiu o conceito?

De modo a aprofundar ainda mais o entendimento acerca dos 4Ps do Marketing, é importante conhecer como ele surgiu.

Assim como foi dito, em 1960, um grupo de estudiosos procuravam classificar variáveis mercadológicas para o Composto de Marketing.

Um ano depois, Albert Frey trouxe a ideia de quem tais classificações ocorrem em dois princípios: o de oferta, a partir da análise de produto, embalagem, marca, preço e assistência, e os métodos e meios, mediante canais de distribuição, venda, publicidade, promoção, propaganda.

Mais um ano se passou e Lazer e Kelley fizeram uma nova proposta que deveria classificar o Composto de Marketing em três fatores: bens e serviços, distribuição e comunicação.

No entanto, nenhuma delas ganhou destaque frente a trazida por Jerome MacCarthy no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach", em 1960, que ficou conhecida como Preço, Produto, Praça e Promoção.

O grande promotor deste conceito foi Philip Kotler, também conhecido como o pai do marketing moderno, que lançou um livro em 1967 trazendo os 4Ps de MacCarthy como classificação principal para o Composto de Marketing.

Quais são os 4Ps do Marketing?

Nesse momento, é importante entender os detalhes de cada variável para se compreender ainda melhor como aplica-las em seu negócio. Veja a seguir!

Preço

Este primeiro P está ligado a quantidade de investimento que o consumidor terá com o produto e também é o P que gera receita para a empresa.

Nesse ponto, é preciso definir: preço de lista, formação do preço, modelo de cobrança, variações regionais, políticas de descontos, condições de pagamento, formas de pagamento.

É essencial englobar nesse fator os aspectos emocionais e psicológicos que podem gerar maior valor ao produto ou serviço oferecido, de modo a persuadir o consumidor a escolher pela sua oferta.

Produto

O segundo P se refere ao desejo do consumidor. O produto pelo qual o cliente está procurando para atender as suas necessidades.

Nessa premissa, é preciso destacar: qualidade, características e opções (design, estrutura etc.), design do produto e da embalagem, linhas de produtos, branding do produto, outros serviços como assistência, garantia, treinamento etc.

Também é essencial, nesse momento, vislumbrar o ciclo de vida do produto para especificar ainda mais as estratégias utilizadas em sua veiculação.

Praça

Praça significa canais de distribuição, também conhecidos como pontos de vendas, em que tal produto será comercializado.

Nesse sentido, é preciso oferecer a melhor experiência ao consumidor, que busca satisfação desde o primeiro contato com o produto até o pós-venda, quando ele já está utilizando o bem adquirido.

Promoção

Neste último, não se pode confundir P de Promoção com os eventuais descontos e liquidações que uma empresa realiza em suas estratégias.

Promoção, nesse caso, consiste nos estímulos que serão feitos para a demanda do produto junto ao público em questão.

Assim, é preciso definir: propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, publicidade, relações públicas, assessoria de imprensa, merchandising, redes sociais, blog, influenciadores.

Importância dos 4Ps do marketing para as empresas

Diante de tudo isso, nota-se a grande importância dos 4Ps do marketing como base essencial no planejamento dos negócios, em vista de impulsionar estratégias de sucesso para as empresas.

Veja a seguir os motivos mais relevantes para se apropriar desse conceito em seu modelo de negócio:

Posicionar a empresa frente ao público-alvo

Ao se definir quais serão os 4Ps do marketing dentro da sua empresa, define-se também o posicionamento da marca diante do mercado.

Assim, definir Preço, Produto, Praça e Promoção significa implementar um posicionamento que criará a imagem da marca na visão dos clientes.

Dessa forma, é possível vincular os 4Ps ao branding, visto que determinam os pilares da empresa mediante o relacionamento com o consumidor em questão.

Caso não ocorra tais definições de maneira prévia, a marca não se consolida no mercado e a sua comunicação tende a ser transmitida de maneira confusa e desfocada.

Estratégias Integradas

Antes de colocar a sua marca no mercado é preciso planejar bem o Mix de Marketing com estratégias integradas para alinhar a comunicação da marca ao público-alvo.

Nesse contexto, é necessário definir quem será esse público e qual posicionamento será adotado pela empresa para estabelecer essa relação. Para isso, existem os 4Ps como direcionamento inicial de planejamento.

Mantendo o foco no cliente, é possível determinar qual imagem da marca se deseja consolidar na mente do consumidor para tornar as definições coerentes e alinhadas entre si.

Cobertura de todos os pontos de contato

A partir dos 4Ps do Marketing definidos em seu negócio, torna-se possível cobrir todos os pontos de contato com o cliente. Não se deve focar em uma ou outra ação de marketing, mas em todas como um conjunto de fatores que levam a aumentar as vendas da empresa.

Isso se comprova ao entender que a percepção sobre a marca e a decisão de compra do consumidor tende a ser influenciada por todos os pontos de contato ligados à empresa.

Assim, a pesquisa por preço, experiência com o produto, visita no PDV ou visualização de posts nas redes sociais, todos esses fatores estão associados à experiência do cliente com a marca e podem determinar o sucesso dos resultados.

Ter um ou mais diferenciais frente a concorrência

Os 4Ps do Marketing também contribuem para definir os diferenciais frente a concorrência do seu negócio. Até porque, o posicionamento da marca deve buscar características únicas e que sejam relevantes para o público-alvo definido, de modo que não possa ser substituído por um concorrente.

Por isso, o Preço, Produto, Praça e Promoção precisam transmitir esses diferenciais da sua marca como proposta de valor aos clientes.

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