Blog A recompensa do marketing de experiência como modelo de interação

A recompensa do marketing de experiência como modelo de interação

marketing de experiência como modelo de interação
As estratégias contemporâneas de marketing se transformam quase na mesma velocidade em que evoluem as ferramentas e técnicas de comunicação. Em ambos os casos, o que parecia razoável há uma década, hoje soa ineficiente e defasado.

Com isso o que se quer dizer, é que marcas e pessoas não interagem mais em uma simples troca de produtos e serviços. Não basta entregar ao cliente algo de qualidade. Isso é pré-requisito mínimo para o seu negócio e não a meta final. É o algo a mais que se procura agregar como valor para o consumidor o que realmente importa nos dias de hoje.

Para isso é preciso ir além das expectativas e necessidades imediatas do cliente. Igualmente necessário é trabalhar a percepção do seu público-alvo. E isso porque o relacionamento entre o seu negócio e a audiência acontece de forma cada vez mais direta.

Marketing de experiência


Muito se fala que hoje uma empresa não oferece um produto ou serviço, mas antes disso, uma experiência para o consumidor. Isso permite que o cliente perceba a relevância do seu negócio através da forma como funcionam seus processos e através também da interação que é feita com ele. Esse é o Marketing de experiência.

Trabalhando em cima da relevância que o seu produto ou serviço possui para os clientes, é possível aumentar a fidelização e o engajamento destes. Para isso, o marketing de experiência apela para a emoção do público. Gerar satisfação e uma memória positiva ligada ao seu negócio são objetivos fundamentais dessa estratégia.

Uma das formas de atingir esse resultado acontece através da individualização do consumidor, em que a empresa tenta analisar as necessidades de cada comprador, para entender qual a percepção que este possui do serviço ou produto em questão.

Quando se fala em marketing online, uma forma de passar a sensação de diálogo pessoal com o seu público-alvo acontece através das personas. Mesmo que seja uma marca ou serviço se expressando através desses textos, para o leitor o que vale é a sensação de ser tratado de forma íntima e direta.

O tipo de experiência a ser oferecida vai variar de acordo com o seu negócio. Há ao menos cinco maneiras mais corriqueiras pelo qual o cliente percebe experiências. São elas: os sentidos, os sentimentos, o pensamento, a ação e a identificação. Com frequência mais do que um desses fatores será combinado para tornar a sua empresa marcante.

E isso porque o marketing de experiência é acima de tudo um modelo de interação. Ao longo do texto vamos exemplificar as possíveis recompensas de se adotar essa estratégia para o seu negócio. A seguir, vamos descrever os modos de percepção da experiência. 

Formas de percepção da experiência


Os sentidos dizem respeito aos estímulos sensoriais que um cliente pode ter. O cheiro de uma loja, por exemplo. A empresa deve investir para criar sensações positivas nos seus potenciais compradores. Negligenciar a importância desse aspecto pode inclusive ser desastroso. 

Imagine esse cenário: por alguma razão sua loja é reconhecida entre os clientes pelo mau cheiro. Sua imagem estará automaticamente atrelada ao desleixo e a falta de higiene. O mesmo é valido para todos os outros sentidos, que também podem sofrer por associações negativas.

Vendo pelo lado positivo, e apelando para a audição, por exemplo, é positivo quando uma loja possui um ambiente agradável e sem barulho, com música em volume razoável. Ou então, lidando com o paladar, são bem pensados aqueles serviços que apresentam um espaço para degustação. Esses elementos vão fazer com que a experiência do consumidor seja prazerosa e fora da mesmice do que é oferecido por outras empresas. Assim, seu negócio seguramente será lembrado para uma futura compra.

De modo geral, a experiência lida com os sentimentos do seu público. Que podem ser positivos ou negativos, como exemplificamos. O marketing de experiência vem para garantir que essa comunicação com o cliente aconteça em seu favor. Para isso, às vezes é preciso até mesmo desafiar o pensamento do seu consumidor.

Ideias originais, que rompem com paradigmas e não se curvam aos padrões, tendem a dar o que pensar. O comportamento de vanguarda faz com que a percepção da sua empresa seja a de algo destacado da concorrência.

No campo da ação, encontram-se os exemplos mais comuns de marketing enquanto experiência. Seja através de ações promocionais ou ações online, o objetivo é que algo inesquecível seja agregado à memória do cliente. Essas táticas estão no cerne do marketing de guerrilha também.

Por fim, a identificação é um fator que a cada dia ganha maior importância no mercado. Isso porque as pessoas querem consumir algo que compartilhe dos seus valores. Não basta oferecer um produto de qualidade, como já mencionamos, é preciso adequar essa oferta àquilo que acredita o seu público. A identificação está diretamente ligada à fidelização.

3 Vs


Os Ps do marketing são bem conhecidos por quem está familiarizado com a área. Desde os clássicos 4 Ps que ainda hoje formam o pilar de uma estratégia de marketing, aos recentes 8 Ps formulados para uma visão digital do mercado. O marketing de experiência também gerou suas siglas, dessa vez tratam-se dos 3 Vs. São eles:

  • Verdade
A verdade diz respeito à entrega que sua empresa faz da promessa feita ao cliente. Portanto, não vá oferecer o que você não pode cumprir. As marcas precisam ser verdadeiras para poder gerar experiências positivas. Esse comportamento também vai permitir que novos consumidores sejam conquistados pelo seu comprometimento.

  • Vontade
A vontade é o que deve ser instigado no seu público-alvo. É preciso que a sua estratégia de marketing ofereça uma experiência correta e coerente para convencer o seu cliente a investir na sua empresa ou produto.

  • Valor
O valor é outro componente conhecido de longa data pela área. Ele está diretamente ligado à decisão de compra do seu consumidor. É possível trabalhar esse fator das mais variadas formas, mas o que importa é distinguir a marca dos outros produtos ou serviços oferecidos pelo mercado. É essa diferenciação que gera o valor percebido, que vai aumentar e melhorar as conexões do cliente com a marca.

A Recompensa do Marketing de experiência


No mercado atual, seu público-alvo não pode ser visto como uma massa de consumo amorfa, ou como uma simples categoria mensurável. É necessário conhecer o perfil dessas pessoas a fundo. O principal resultado a ser alcançado com isso é a fidelidade do cliente, que mais tarde pode ajudar a disseminar a sua marca.

Nunca esqueça que o consumidor atual não é passivo. Com as redes sociais, o feedback acontece em tempo real, e por isso é importante proporcionar uma experiência sem comparativos no mercado. Acionar o emocional garante que o cliente não verá seu negócio de forma excessivamente crítica ou complacente.

E o melhor de tudo o que foi mencionado, é que as táticas envolvidas no marketing de experiência não acarretam grande custo para a sua empresa. Elas estão muito mais envolvidas em sua atitude e criatividade para com o cliente, do que com grandes somas de investimento em dinheiro.


Crie você também uma experiência diferenciada


Aposte nessa modalidade e crie um vínculo duradouro com o seu público. O retorno em longo prazo é garantido, e os casos de sucesso são inúmeros. Nenhuma técnica de marketing possui melhor retorno em termos de fidelização e engajamento. Não esqueça também, que o Marketing de experiência é acima de tudo um modelo de interação.

Se você quer marcar a sua presença online e gerar uma experiência diferenciada para os seus clientes, a Redaweb pode te ajudar.

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