Blog A web como espaço de trabalho: conheça as carreiras da internet

A web como espaço de trabalho: conheça as carreiras da internet

A web como espaço de trabalho: conheça as carreiras da internet

A tecnologia tem evoluído de forma muito rápida, tornando objetos e profissões obsoletos em pouco tempo. Para acompanhar os avanços tecnológicos, estão surgindo novas possibilidades de carreira para trabalhar na internet. 

Ao mesmo tempo em que surgem novas profissões, algumas atividades tradicionais do mercado de trabalho passaram a poder ser realizadas à distância, graças à internet.

Muitos trabalhadores se sentem seduzidos pela ideia de trabalhar pela internet. Isso possibilita que a pessoa trabalhe em casa ou viva viajando, se preferir ser um nômade digital. O profissional que tem a web como espaço de trabalho economiza tempo com deslocamento e, em muitos casos, tem uma jornada de trabalho com horários mais flexíveis.

Conheça, a seguir, algumas opções de carreiras da internet!

Afiliado digital

Pode ser chamado de afiliado digital aquela pessoa que trabalha indicando ou promovendo produtos de outras pessoas. Para ser afiliado, é preciso se cadastrar em algum programa de afiliados. Feito isso, o afiliado escolhe os produtos que quer promover e recebe um link para divulgá-los.

A divulgação pode ser feita por diversos canais, como redes sociais e blogs. Há produtos disponíveis para promoção em diversos segmentos, basta escolher o que for mais atrativo para o seu público-alvo. É possível promover produtos físicos ou digitais.

Quando alguém realiza uma compra através do link de um afiliado, o afiliado recebe uma comissão, que pode ser bem alta, dependendo do produto vendido. 

Editor de vídeos

Atualmente, as pessoas consomem muito conteúdo em formato de vídeo. E essa demanda não para de crescer. Sendo assim, as oportunidades para quem realiza o serviço de edição estão em alta.

O editor é responsável por transformar um material bruto, ou seja, uma gravação sem cortes em um material reduzido, sem falhas, com acréscimo de trilha sonora, abertura, créditos, legenda e o que mais for pedido.

Para editar um vídeo, é necessário ter um software próprio para edição. Uma habilidade muito requisitada é a criatividade. É possível editar programas de TV, filmes, propagandas e conteúdos de plataformas de vídeos.

Consultor

Para quem é especialista em determinado assunto, uma possibilidade de carreira é oferecer consultorias online. As sessões podem ser em grupo ou individuais. Basta utilizar uma ferramenta de conferência online.

É possível oferecer consultoria financeira, de carreira, de desenvolvimento pessoal, de nutrição, etc. As opções são infinitas. O consultor irá ouvir as demandas do cliente, fazer uma análise e criar um plano estratégico personalizado para atender às necessidades dele.

Assistente virtual

O assistente virtual possui um amplo campo de atuação e é uma carreira que está em ascensão na web. Ele atende diversas demandas e pode trabalhar tanto para uma pessoa física quanto para uma pessoa jurídica.

Quem trabalha como assistente virtual pode executar atividades nas áreas administrativa, financeira e comercial, além de poder atuar como secretário remoto. 

Alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas: 

  • Criação de planilhas;
  • Atendimento a clientes; 
  • Pagamento de contas;
  • Gerenciamento de agenda.

Gestor de mídias sociais

No setor de marketing digital, uma possibilidade de carreira é para ser gestor de mídias sociais. É uma profissão nova, com tendência de crescimento, devido ao elevado índice de utilização das redes sociais.

As redes sociais têm a capacidade de atingir muitas pessoas. Por isso, hoje elas são usadas como instrumento de trabalho. 

Um gestor de mídias sociais cuida do planejamento, execução e análise das redes sociais de uma determinada marca ou empresa. Um bom gerenciamento de mídias sociais é capaz de atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. O usuário passa a ser mais do que um cliente, ele se torna fã da marca.

Desenvolvedor Web

O desenvolvedor Web é responsável por criar páginas na internet. Ele cria toda a estrutura de códigos de um site e oferece manutenção para que tudo funcione bem. Esse profissional precisa se manter sempre atualizado para saber quais são as novidades e tendências da área. 

Como a profissão não é regulamentada, não é necessário ter um diploma de graduação para atuar no setor. No entanto, ter uma qualificação profissional pode ser um diferencial.

Criador de conteúdo

Uma das principais estratégias do marketing digital é o marketing de conteúdo. De maneira muito resumida, o marketing de conteúdo busca atrair os clientes por meio da oferta de conteúdo relevante.

O profissional que elabora conteúdo para um planejamento de marketing é chamado de criador de conteúdo. O conteúdo pode ser foto, vídeo, texto ou outro formato. Produtores de conteúdo de sucesso são também chamados de influenciadores digitais, por terem a capacidade de influenciar um grande número de pessoas com seu estilo de vida.

Os criadores de conteúdo podem produzir para si mesmos ou trabalhar para outras pessoas ou empresas, atuando como freelancer ou como um funcionário contratado. Entre as atividades que um criador pode desenvolver estão: redação, revisão de textos, produção de vídeo, etc. A profissão não exige formação específica, mas é preciso saber se comunicar na mesma linguagem que o público-alvo.

Vendedor

Aqueles que gostam da área comercial podem criar uma loja virtual, pois o comércio eletrônico ainda tem muito espaço para crescer no Brasil. As pessoas estão mudando seus hábitos de consumo. Quem quiser investir em um e-commerce deve ter dinamismo para acompanhar as rápidas mudanças do mercado.

É possível começar uma loja online sozinho e contratar funcionários conforme a empresa for crescendo. Dá para vender produtos de produção própria, como também investir na venda de usados ou na revenda de itens de outros fabricantes.

Tradutor

O mercado de tradução já existe há bastante tempo, mas a internet veio para ajudar a expandi-lo. A atividade do tradutor consiste na conversão de um texto de um idioma para outro. A profissão não é regulamentada, por isso não há obrigatoriedade de possuir um diploma para atuar como tradutor.

Para trabalhar neste segmento, é preciso dominar a língua portuguesa e fazer uso de editores de texto. O campo de atuação é amplo. Dá para trabalhar no mercado corporativo, fazer trabalhos para a indústria cinematográfica, atuar no ramo editorial, traduzir aplicativos, entre outras funções.

Professor

Qualquer pessoa que tenha algum tipo de conhecimento para passar pode se tornar um professor online. O segmento de educação à distância (EaD) não para de crescer. Os alunos têm buscado essa modalidade de ensino pelas facilidades que ela oferece. 

O estudante pode assistir às aulas na hora em que for mais conveniente, sem ter que sair de casa, o que economiza tempo e dinheiro com deslocamento. Há plataformas online para hospedar cursos. 

É possível criar cursos em vídeo, em texto, ou mesclar os dois formatos. Se quiser atuar como professor particular, a pessoa pode utilizar aplicativos de chamadas por vídeo para se comunicar com os alunos. Basta ter uma internet de qualidade.

Hoje uma empresa precisa estar na internet para ser vista e lembrada. Saiba que a RedaWeb é uma agência que pode te ajudar a alcançar o sucesso com estratégias de criação de conteúdo. Acesse o site da RedaWeb ou ligue para 0800 750 5564 e assine um plano de produção de conteúdo.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
entenda-o-que-e-marketing-de-emboscada-e-os-principais-exemplos account-based-marketing-abm-o-que-e videos-nativos-conheca-essa-maneira-de-produzir-conteudo-em-todas-as-suas-plataformas
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564