AdSense: o que é e como funciona

Sabia que você pode ganhar dinheiro trabalhando com a internet? Por meio do Google AdSense, é possível obter excelentes ganhos, uma vez que ele é responsável por gerar monetização para vários blogs e sites no mundo todo. Neste post, você vai descobrir tudo sobre o programa e como ele funciona.

Vamos lá?

Google AdSense: o que é?

De forma objetiva, é um programa de publicidade no qual há pagamento quando as pessoas clicam nos anúncios que estão no site ou blog. Nesse sentido, é uma parceria que você realiza com o Google na qual você disponibiliza espaços publicitários e, assim, para cada clique gerado você recebe.

Todavia, os valores podem variar entre alguns centavos a reais. Não é à toa, que muitos sites ou blogs usam essa ferramenta para gerar dinheiro. É de fácil assimilação, implantação e acompanhamento. Além disso, se o seu site tiver um número de visitas alto, certamente, poderá gerar boa lucratividade.

Como funciona?

Entender o funcionamento do Google AdSense, é o primeiro passo para você ter lucratividade com o seu site ou blog. Por isso:

  • Estude a ferramenta, a fim de adquirir o conhecimento necessário.
  • Separe um tempo para entender sobre o programa e como ele poderá trazer retorno para o seu site.

O primeiro passo para trabalhar com a ferramenta é ter um site ou blog. Sobre o que você gosta de escrever? Qual assunto domina? Esse ponto é fundamental, pois você precisará ter dedicação e muita força de vontade, por isso direcione o seu foco, para algo de que realmente gosta.

Além disso, procure escrever sobre assuntos que despertem curiosidade e que possam gerar um tráfego alto para o seu site ou blog. Ou seja, conteúdos que sejam relevantes para gerar engajamento, compartilhamento e trazer retorno.

Dessa forma, é fundamental:

  • conhecer o seu público-alvo;
  • dominar o nicho;
  • conhecer os problemas do seu público-alvo;
  • produzir conteúdos que resolvam os problemas.


Como ganhar dinheiro?

O Google AdSense é uma ferramenta que paga por cliques nos anúncios que serão colocados no seu site ou blog, portanto não é necessário fazer qualquer venda para ganhar dinheiro. Nesse contexto, os anunciantes pagam o Google quando os anúncios geram cliques e o dono do site ou do blog recebe diretamente do Google. Entendeu? O mecanismo é simples, mas é necessário ter dedicação para que os anúncios gerem cliques e possam dar o retorno financeiro estimado.

Geralmente, o pagamento é realizado mensalmente em uma conta bancária que é cadastrada na conta do Google AdSense.

Tipos de anúncios que podem ser exibidos

Para ter sucesso, é necessário ter foco, ou seja, saber, exatamente, quais tipos de anúncios você terá no seu site ou blog, e que podem gerar muitos cliques. Lembre-se de que quanto mais cliques, maior será o retorno.

O sistema do AdSense age de acordo com a contextualização dos anúncios dos conteúdos que são disponibilizados no site ou blog. Dessa maneira, são selecionados em função da relevância de acordo com o conteúdo.

Por exemplo, se o seu site ou blog se refere a esportes, serão gerados anúncios sobre esse tema, pois isso aumentará a probabilidade de receber mais cliques. Por isso:

  • Direcione sempre o seu conteúdo para o público-alvo que deseja alcançar.
  • Selecione as cores dos anúncios com a cor do seu site. Cuidado para não deixar a página com um design pesado.
  • Direcione o tráfego para o seu site.

Lembre-se de que é imprescindível acompanhar os resultados. Ou seja, não é só colocar os anúncios, mas é fundamental monitorar o tráfego que o seu site está gerando. Logo, estude as personas e saiba exatamente o que o seu público-alvo deseja.

Conheça as preferências da sua persona, o tipo de conteúdo que espera, como resolver os problemas e tente identificar os gargalos para resolvê-los. Além de manter o seu público-alvo, procure também captar novas pessoas e não se esqueça de acompanhar o retorno.

Estabeleça dados e métricas, para alavancar e alcançar os seus objetivos. Ao fazer um acompanhamento, será possível definir estratégias para conquistar os resultados. Desse modo, o seu site atrairá mais visitantes e mais cliques serão alcançados nos anúncios.

Qual valor será pago?

O valor que o Google AdSense paga depende da palavra-chave que foi selecionada pelo anunciante. Dessa forma, o valor a ser pago varia da competição por cada palavra. Por isso, é essencial estudar e conhecer bem a ferramenta.

Não há um valor mínimo ou máximo, pois apenas você poderá determinar o quanto vai ganhar com a ferramenta. Além disso, existem muitas variáveis que podem afetar, por exemplo, o tráfego gerado no seu site.

Portanto, para ter bons resultados busque sempre produzir conteúdos relevantes e originais, desenvolva um site ou blog que tenha um design atraente e que seja de fácil assimilação, e persista. Para ganhar dinheiro com a ferramenta é fundamental ter determinação e força de vontade, porque isso pode demorar um tempo, mas o retorno poderá ser muito satisfatório. 

Como ganhar dinheiro com o AdSense?

De acordo com o que foi explicado, o valor é pago por cada anúncio que recebe cliques do visitante. Sendo assim, quanto mais atrativo o seu site ou blog, melhores serão os resultados. Uma das principais técnicas é fazer o anúncio ser incorporado ao conteúdo, pois isso vai gerar uma leitura mais agradável para o visitante.

Dessa forma, a propaganda ficará mais contextualizada e de fácil assimilação. Ademais, isso torna a leitura mais fluída para o visitante. Outra dica é inserir uma pesquisa do Google, para facilitar uma pesquisa interna do seu usuário.

  • Escolha um nicho que seja rentável e que desperte a curiosidade do leitor.
  • Foque em produzir conteúdos que sejam originais e nem pense em copiar de outros sites. Seja original e use a sua criatividade.
  • Estude e conheça as técnicas de SEO para gerar tráfego de qualidade para o seu site ou blog. Isso vai fazer as suas páginas ganharem destaque e receberem mais visitantes.

Lembre-se de que não é para jogar anúncios no seu site ou blog de qualquer jeito. É necessário estudar a ferramenta Google AdSense, conhecer as técnicas, definir estratégias e se dedicar para ter sucesso e resultados que sejam satisfatórios.

Que tal começar a encarar o desafio? Conte com a RedaWeb para definir as melhores estratégias e gerar tráfego para o seu site ou blog. A empresa conta com especialistas em marketing de conteúdo e redatores que estão preparados para ajudá-lo a conquistar resultados efetivos.

Para saber mais, basta acessar o site da RedaWeb ou ligar gratuitamente para 0800 750 5564. Aproveite para esclarecer as suas dúvidas e assinar um plano de produção de conteúdo.