Blog Afinal, como as estratégias de SEO podem fazer do seu blog um sucesso?

Afinal, como as estratégias de SEO podem fazer do seu blog um sucesso?

mulher na frente do computador com as escritas SEO na frente

A concorrência no mundo digital nunca foi tão grande. Justamente por isso, nenhuma empresa que esteja online pode abrir mão de possuir um blog de sucesso. No entanto, não basta apenas escrever alguns artigos e ficar esperando milhões de acessos. Antes de tudo é necessário otimizar suas páginas para que elas sejam encontradas. Assim, neste artigo você vai aprender como o SEO pode alavancar seu blog.


Construir uma presença online passa por diversos fatores inevitáveis. Dentre eles está o ranqueamento nos mecanismos de busca. Somente para termos uma ideia, segundo pesquisa divulgada pela revista  Forbes, 71% dos cliques ocorrem na primeira página de resultados de pesquisa. Isso quer dizer que se sua empresa não aparecer ali, ela terá muito menos acessos.


Desse modo, mesmo vamos descobrir: afinal, como as estratégias de SEO podem fazer do seu blog um sucesso? Para isso, ainda passaremos pelos seguintes tópicos:


  • O que é SEO e para que ele serve?
  • Quais são as principais estratégias de SEO?
  • Afinal, como as estratégias de SEO podem fazer do seu blog um sucesso?
  • Como posso implementar essas estratégias?

 

O que é SEO e para que ele serve?

 

Os mais velhos certamente irão se lembrar de como era ir a uma biblioteca algumas décadas atrás. Para encontrar um livro era preciso abrir um arquivo e buscar em uma lista organizada em ordem alfabética pelo nome do autor, para então descobrir em qual prateleira o livro estava. 

 

Mas por que estou falando disso? A resposta é simples, a internet funciona do mesmo jeito. 

 

Quando precisamos de alguma informação, seja um tutorial, uma lista, ou mesmo a opinião de um especialista, nós digitamos nas páginas de busca o assunto que procuramos, em seguida recebemos várias opções de respostas para escolher uma ou mais entre elas.

 

Assim, para ter um blog de sucesso é preciso estar entre as primeiras respostas do resultado de pesquisa. Pois é justamente nessas primeiras respostas que as pessoas irão clicar para adquirir a informação que buscam.

 

É nesse ponto que entra o chamado SEO, do inglês Search Engine Optimization. Podemos traduzir esse termo como Otimização dos mecanismos de busca. 

 

Em outras palavras, podemos dizer que SEO é um conjunto de estratégias que auxiliam a sua página a ser mais facilmente encontrada pelo internauta. 

Essas estratégias são necessárias, uma vez que o volume de informações que circulam na internet é muito grande. 

 
Mas como o SEO funciona?

 

Somente para ter uma ideia, de acordo com dados da revista Exame, anualmente são gerados em torno de 40 bilhões de gigabytes de dados. Como ser encontrado no meio de tanta informação?

 

A resposta é com o SEO. Lembre-se que os mecanismos de pesquisa visam encontrar o que o internauta precisa, pois não é possível organizar o tanto de informação que existe na internet.

 

Assim, os chamados algoritmos fazem o trabalho de filtrar e selecionar páginas que possam interessar ao internauta, de acordo com a pesquisa que ele está fazendo.

 

O trabalho do SEO é mostrar aos algoritmos de pesquisa que a sua página pode ser uma delas, ou melhor ainda, que ela pode ser a mais importante dentre todas.

 

Se isso acontecer, os resultados da busca exibirão sua página como uma das primeiras. Isso garantirá maior chance de acesso. 

 

 

Quais são as principais estratégias de SEO?

 

Sobre SEO, ou otimização dos mecanismos de busca, é importante entender que trata-se de algo em constante evolução. Isso significa que as estratégias que o compõem sempre se atualizam em busca de maior eficiência e eficácia e também para se adaptar às exigências dos mecanismos de pesquisa que, naturalmente, também se renovam.  

 

Por isso, um dos maiores segredos do SEO, e talvez sua única estratégia imutável é: esteja atualizado.

 

Outras estratégias que veremos a frente são:

 

  • A relevância
  • O uso de palavras-chave

 

Afinal, como as estratégias de SEO podem fazer do seu blog um sucesso?

 

Uma das principais estratégias do SEO, otimização dos mecanismos de busca, é a relevância. 

 

Isso significa que seu conteúdo precisa ser realmente interessante para o leitor. 

 

Embora a internet tenha muitas informações, não é raro nos depararmos com páginas que parecem apenas cópias umas das outras. Certamente, não existe nada mais triste e frustrante para alguém que está pesquisando um assunto, ler duas ou três páginas que parecem apenas uma repetição ou paráfrase uma das outras.

 

Por isso, podemos dizer que se você conseguir artigos realmente relevantes, seu blog fará muito sucesso. 

 

Mas, como fazer conteúdos relevantes?

 

Isso certamente não é algo fácil, embora seja relativamente simples. Podemos dizer que a relevância de conteúdos é uma mistura de confiabilidade, atualidade, originalidade e expressividade.

 

Em primeiro lugar, é preciso que o leitor confie no seu conteúdo. Isso vai acontecer conforme quando o leitor identificar seu conteúdo como sério. Para isso, faça pesquisas profundas sobre o assunto e busque informações em fontes confiáveis e jamais de informações que não possam ser checadas.

 

A atualidade significa entregar o conteúdo mais atual possível. Lembre-se sempre que vivemos em uma sociedade com intensa produção de conhecimento e que uma informação que era certa ontem, pode estar equivocada hoje.

 

Ponha-se sempre na pele de seu leitor. Ele não quer mais do mesmo, então preste atenção aos detalhes que outros artigos sobre o mesmo tema deixaram passar, busque por informações que não estão disponíveis em outros artigos. E nunca copie conteúdo já escrito.

 

O último item da relevância não é menos importante. A expressividade é fundamental para que seu leitor tenha uma experiência prazerosa. Ainda é importante dizer que objetividade, didática e leveza têm sido as características mais importantes para quem busca informação e conteúdo.

 

Palavra-chave

 

Outra estratégia muito empregada e pertinente do SEO, otimização dos mecanismos de busca, é o uso de palavras-chave. 

 

Lembre-se que falamos do algoritmo que busca as páginas que podem ser mais relevantes para o usuário. Uma das formas que ele tem de fazer isso é comparando as palavras pesquisadas com as encontradas nos textos da internet.

 

Os textos que tiverem mais coincidências com as palavras pesquisadas tendem a ganhar um melhor ranqueamento. 

 

Como posso implementar essas estratégias?

 

Como observamos, essas estratégias não são exatamente difíceis. Então, se você tem um blog e escreve seus próprios textos, pode começar a experimentar devagar. Pode optar por utilizar ferramentas de seleção de palavras-chave.


Além disso, ainda existem outras estratégias pelas quais você pode pesquisar para enriquecer ainda mais seus conteúdos facilitando que suas páginas sejam encontradas. 


Por outro lado, você também pode optar pela ajuda de especialistas que irão garantir que as estratégias de SEO, otimização dos mecanismos de busca, sejam empregadas e desenvolvidas da melhor maneira possível para seu blog.


Se esse é seu caso, você pode entrar em contato conosco da Redaweb e conhecer nossos serviços e cases de sucesso. 


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