Ajudar os clientes aumenta o número de vendas

Muitas são as estratégias que focam em vender mais. Independente do meio ou da forma como são realizadas, muitas das ações são voltadas para o consumidor concluir o processo de venda. Porém, uma estratégia que rende muito mais resultado é investir em agregar valor junto ao cliente.

Isso quer dizer que, ao invés de criar uma mensagem estimulando uma ação de compra, conteúdos e estratégias são desenvolvidas para ajudar o cliente a resolver seu problema. Uma visão que inicialmente pode parecer confusa, mas que é possível de ser feita.

Há diversos motivos que tornam isso uma ótima estratégia para aumentar as vendas do seu negócio. O primeiro é que se trata de um processo com resultado constante, desde que seja realizado de forma correta. Além disso, o investimento no desenvolvimento dessa estratégia é menor quando comparado às campanhas pagas. 

Não podemos nos esquecer que quando nos interessamos em ajudar um cliente acabamos tendo mais credibilidade em relação a ele. Isso sem falar que a empresa estabelece mais autoridade no assunto em comparação com os concorrentes. 

Isso sem falar que o investimento nesse tipo de estratégia é menor comparado com outras. O motivo dessa economia é que o desenvolvimento dessa ação é mais assertivo e não envolve diretamente o impulsionamento do conteúdo. Como a marca vai ajudar a solucionar um problema do consumidor, o mesmo irá procurar. Ou seja, o público vai em direção da empresa e não o contrário.

Outra vantagem está na capacidade de ser facilmente implementada por variados negócios. Isso quer dizer que, independente do tempo ou do tamanho da empresa, pode-se ser praticada e obter resultados consistentes. Ou seja, investir em ajudar o cliente pode alavancar de vez o seu negócio.


Como criar conteúdo para ajudar o cliente?

Mas, como fazer isso? Para começar, deve-se ter em mente o seu consumidor. Compreenda bem o seu cliente, seus hábitos, interesses e tudo o que seja relevante para o mesmo. Além disso, não podemos nos esquecer que essas informações devem sempre ser atualizadas. Então, sempre faça um estudo do comportamento do seu público-alvo. Utilize as diversas ferramentas disponíveis (redes sociais, estudos, perfil de acesso, etc.).

Após isso, faça um planejamento. Através disso, é possível estabelecer um prazo de produção e quando será divulgada a ação. Nesse momento, leve em consideração as demandas da equipe de marketing da sua empresa. Muitas vezes esse setor ainda não está estabelecido, sendo necessário organização. 

Observe os profissionais presentes no setor de marketing e crie funções para que essa estratégia aconteça. E com o planejamento é possível analisar as etapas e executá-las com tempo hábil de ser feita de forma assertiva. Neste momento, muitos negócios enfrentam a dúvida de contratar um serviço externo de conteúdo ou investir em desenvolver uma equipe interna.

Para se ter uma equipe na empresa, é necessário levar em consideração o custo. É um investimento do profissional, na estrutura para realizar o trabalho e ainda nos gastos indiretos, como luz, internet, etc. Isso sem falar no tempo de seleção e treinamento deste profissional para trabalhar na empresa.

Já com a terceirização desse serviço, as coisas são bem mais simples. Através de um custo, você tem acesso a toda uma estrutura especializada na elaboração daquele material. São profissionais, programas e tudo mais que está incluso no valor a ser pago pelo serviço. Não tem problemas com treinamentos de colaboradores, custos com a manutenção daquela pessoa na empresa. 

Esta última é a opção mais escolhida por parte de empresas de diversos tamanhos e nichos. Para isso, é importante escolher o melhor serviço. Quanto mais especializado no desenvolvimento do trabalho, maiores serão as garantias de ter um resultado eficaz nessa estratégia.

Geralmente, as empresas que oferecem esse serviço apresentam os principais clientes e os casos de sucesso. Isso é importante observar pois assim você compreende se a empresa já atendeu negócios relacionados ao seu segmento. Ou seja, mais um motivo para desempenhar um trabalho eficaz.

É possível desenvolver diversos conteúdos para agregar valor ao cliente. Pode ser post de blog, e-books, checklist e muito mais. Tudo, claro, desenvolvido de acordo com o perfil do consumidor e o que pode agregar valor para ele. Porém, o mais importante é sempre ter em mente que os resultados aparecem após ações constantes.

Estabeleça um calendário editorial, no qual é possível ver de uma forma organizada os conteúdos a serem desenvolvidos. E vale acrescentar post de blog, publicação de um e-book e muito mais. Inclusive, caso tenha uma estratégia de e-mail marketing, é possível otimizar ainda mais a nutrição dos leads existentes. Através de conteúdos relevantes, é mais uma forma de contribuir para o melhor desenvolvimento do consumidor.

Ou seja, existem muitas possibilidades de ajudar o cliente. E, à medida que este tiver confiança na marca, vai consumir com mais facilidade o conteúdo da empresa. Isso sem um investimento alto com propaganda, mas sim valorizando a relação de marca com consumidor. E quanto mais forte é, mais esse relacionamento tem possibilidade de ser duradoura e vantajosa.

Então, invista em conteúdos que contribuam para o cliente. Não focando em vender o seu produto, mas sim ajudar o consumidor. Quanto mais informações corretas e sem parecer “propaganda” for apresentado, melhor será a recepção desse consumidor. E o mesmo vai indicar a marca para amigos, familiares e muito mais.


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