Alcance resultados satisfatórios com a produção de conteúdo

Investir em Marketing de Conteúdo pode ser a estratégia que falta para alavancar sua empresa. A seguir, listamos algumas dicas para que seu negócio alcance resultados satisfatórios com a produção de conteúdo.  Acompanhe!

O que é produção de conteúdo?

A produção de conteúdo é uma ferramenta muito utilizada atualmente. Ela consiste na criação e divulgação de materiais por meio das mídias digitais, que objetivam informar, sanar dúvidas e ajudar a solucionar problemas. 

Quando surge uma dúvida, a primeira coisa que a maioria das pessoas faz é pesquisar na internet. De acordo com o Internet Live Starts, são realizadas mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia no Google.  

Com o surgimento dos smartphones, as pessoas ficaram cada vez mais conectadas na web, buscando cada vez mais conteúdos que atendam desde as necessidades mais básicas até os problemas mais complexos. 

Então, ao produzir grandes quantidades de conteúdo de qualidade para um público específico, a sua empresa mostra que é autoridade naquela área e ganha confiança daquele público em questão, chamando atenção aos valores da sua marca. 

Em resumo, a produção de conteúdo não é focada em vender um produto ou serviço.  Ela visa educar o consumidor, agregando conhecimento e auxiliando na tomada de decisões. A venda é uma consequência desse processo. 

Assim, as estratégias de marketing de conteúdo são incorporadas ao material produzido para transformar consumidores de conteúdo em clientes do produto final, à medida que eles percebem que necessitam desse produto. 

A produção do material depende da plataforma onde o conteúdo será apresentado. Os principais tipos de conteúdo são: 

  • Blog post: artigos para blogs que servem para sanar dúvidas, solucionar problemas, noticiar ou informar algo.  
  • Vídeo: os vídeos em plataformas como o YouTube são ferramentas de marketing muito eficientes. Eles são excelentes para apresentar um tutorial, por exemplo, mas podem ser usados como complemento de um blog post. 
  • E-book: esse tipo de material é ideal para oferecer um conteúdo mais aprofundado sobre determinado assunto. 
  • Infográfico: são informações acompanhadas de imagens e servem para facilitar a escaneabilidade do receptor da mensagem. É um material muito eficaz, sobretudo, nas redes sociais, pois é um material que pode ser consumido mais rapidamente. 
  • Post para redes sociais: são menores, se comparados com um blog post, mas podem ser uma prévia de um conteúdo relevante de um blog. É comum chamar a atenção do leitor para que ele seja levado ao blog para ler o conteúdo completo. 
  • E-mail: geralmente, após consumir um conteúdo, o cliente pode ser convidado a fornecer seu endereço eletrônico. Logo é a estratégia ideal para empresas que já tem uma lista de clientes que tenham demonstrado interesse em receber mais conteúdo.  

Conforme discutimos, existe um tipo de conteúdo adequado para cada plataforma digital. Após escolher onde o conteúdo será divulgado, chegou a hora de criar material de qualidade para que sua empresa alcance resultados satisfatórios com a produção de conteúdo. 

Confira algumas dicas: 

1. Transforme-se em uma autoridade no nicho

Sua empresa se torna autoridade quando alcança um bom ranqueamento nos principais motores de busca da internet. Ou seja, quando seu conteúdo aparece entre os primeiros resultados nas pesquisas para determinada palavra-chave. 

Os mecanismos de busca como Google, que aliás é o mais utilizado atualmente, reconhecem quando o seu conteúdo entrega a solução que o internauta precisa naquele momento. Assim, quanto mais pessoas o acessam, melhor sua posição no ranking. 

Através dos algoritmos, os motores de buscas conseguem identificar por quanto tempo o internauta permaneceu na página. Assim, é possível determinar se aquele conteúdo foi relevante, pois materiais rasos e irrelevantes são dispensados rapidamente. 

Tornar-se autoridade demanda muito tempo e dedicação. Além disso, é imprescindível ter comprometimento com o desenvolvimento de materiais de qualidade. Para isso, você precisa conhecer profundamente o perfil do seu consumidor. 

Além de mostrar a dominância do seu nicho, a escolha de referências no assunto é igualmente importante, pois ela mostra que aquele conteúdo é baseado em estudos e pesquisas sobre o assunto, agregando seriedade e procedência à sua marca. 

2. Defina uma persona

Mesmo que você decida contratar os serviços de produção de conteúdo de terceiros, a escolha da persona é primordial, pois possibilita o direcionamento do conteúdo para as pessoas certas. 

Diferente do público-alvo, que é uma definição genérica, a persona é um personagem criado por meio de dados colhidos através de pesquisas, geralmente baseados nas preferências de vários consumidores com perfis similares.  

Esse personagem tem idade, gênero, estado civil, renda, perfil profissional e familiar definidos. Quanto mais informações sua empresa tiver a respeito da persona, mais fácil produzir um material que agrade ao público-alvo. 

A escolha da persona possibilita a criação de conteúdos exclusivamente direcionados a pessoas que vão consumir. Dessa forma, você não perde tempo e dinheiro produzindo conteúdos para pessoas que nunca vão se tornar leads. 

Criar conteúdo para uma persona também auxilia na escolha da linguagem. Por isso, mesmo que sua empresa decida contratar os serviços de produção de conteúdo com terceiros, é extremamente necessário repassar a maior quantidade de informações possíveis sobre a persona. 

3. Crie um bom título para seu conteúdo

O título é a parte principal do seu conteúdo. É através dele que seu público vai decidir se vale a pena dedicar um tempo consumindo seu material. Por isso, os títulos precisam ser chamativos e despertar a curiosidade de consumidor. 

Além disso, para que seu material alcance resultados satisfatórios com a produção de conteúdo, ele precisa cumprir com o que prometeu no título, pois o internauta tende a abandonar a página quando se sente enganado, contribuindo para o declínio no ranqueamento. 

4. Utilize ferramentas de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa a otimização do seu conteúdo para os mecanismos de busca na web. Em resumo, SEO é um conjunto de estratégias que melhoram o ranqueamento do seu conteúdo. 

Dentre as principais estratégias, destacam-se a escolha de palavras-chave, o uso de links internos e externos, a quantidade de informação e a forma como ela é apresentada. 

O SEO é indispensável para que sua empresa alcance resultados satisfatórios com a produção de conteúdo. Para isso, é importante conhecer as ferramentas necessárias para a construção de uma boa otimização. 

Existem várias ferramentas que auxiliam a produção de conteúdo. O Google Alerts, por exemplo, ajuda a descobrir a relevância de um termo para os motores de busca, facilitando a escolha de palavras-chave. 

Insira uma Chamada para Ação

Uma chamada para a ação ou CTA (sigla para Call to Action) é uma atitude que você espera que o consumidor do conteúdo tome após consumir o conteúdo. Nos vídeos do YouTube, por exemplo, o principal CTA é o convite para se inscrever em um canal. 

O CTA pode ser um convite para conhecer um produto, preencher um formulário para que sua empresa faça o contato, falar com um especialista da sua empresa ou um convite para consumir outros conteúdos na sua plataforma. 

Essa ferramenta possibilita personalizar o conteúdo, fazendo uma proximidade no relacionamento com o cliente. A CTA também permite a criação de uma lista de e-mail própria, além de fidelizar potenciais leads.  

Terceirize a produção de conteúdo

O alcance de resultados satisfatórios com a produção de conteúdo depende de uma estratégia de marketing de conteúdo bem estruturada. Esse é o principal caminho para sua empresa ganhar mais visibilidade. 

Por isso, não hesite em contratar uma empresa especializada em produção e otimização de conteúdo para web. Essa, inclusive, tem sido a solução mais indicada para quem não domina as estratégias de marketing de conteúdo, além de ser muito econômica. 

Precisa de conteúdo de qualidade para sua empresa? A RedaWeb tem um time de especialistas no assunto. Entre em contato conosco pelo site ou ligue para 0800 750 5564 e conheça nossos planos de produção de conteúdo!