Blog Analise swot descobre as fraquezas e oportunidades de uma empresa

Analise swot descobre as fraquezas e oportunidades de uma empresa

Analise swot descobre as fraquezas e oportunidades de uma empresa

Hoje, para que uma empresa consiga crescer e, assim, se destacar no mercado, é indispensável que ela conheça suas fraquezas e identifique as oportunidades, ou seja, as condições externas favoráveis para que ela aproveite muito bem e, dessa maneira, seja capaz de aumentar o seu poder competitivo e expandir os seus negócios.

Por falar nisso, você sabe como identificar as fraquezas e oportunidades da sua empresa?

Não? Tudo bem, não se preocupe! Hoje, em nosso artigo, vamos apresentar a você uma técnica muito utilizada pelas empresas modernas e de sucesso para conseguir fazer isso: a análise Swot. Se você ainda não ouviu falar dela, continue lendo este artigo.


O que é análise Swot?

A análise Swot é uma técnica da Administração que permite que uma empresa identifique não só as suas fraquezas e oportunidades, como também seus pontos fortes e fracos.

Ela possibilita que a marca seja capaz de averiguar onde ela está errando e quais os fatores externos que podem contribuir para o seu crescimento, dando-lhe, assim, subsídio para que ela formule ações que a torne ainda mais eficiente e eficaz.

Podemos ver a análise Swot como um diagnóstico da empresa. Sabe quando vamos ao médico e ele passa a fazer perguntas com o objetivo de identificar os problemas que nos acometem? Então, com as devidas diferenças, a análise Swot é uma espécie de diagnóstico que visa "medicar" a empresa, ou seja, fornecer-lhe dados para que ela tome uma decisão mais acertada, que a leve a obter sucesso.


Conheça as quatro variantes da análise Swot

Como dissemos, a análise Swot é integrada por quatro variantes: pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. A seguir, apresentamos de maneira mais clara:


Pontos fortes

Tratam-se das variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa, em relação ao seu ambiente.

Alguns exemplos de pontos fortes são a política da empresa; uma cultura de valorização aos profissionais; um ambiente colaborativo e participativo; a aplicação de tecnologia de ponta, assim como também de conhecimento e de práticas; um marketing digital forte, capaz de fazer a empresa se destacar perante os seus públicos de interesse, etc.


Pontos fracos

Os pontos fracos são as variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável para a marca, em relação ao seu ambiente.

Aqui, como exemplo, podemos citar: atendimento ruim ao cliente; processo de fabricação oneroso para a empresa; produtos com problemas; marketing de conteúdo mal planejado; veículos de comunicação internos e externos que não são utilizados de maneira estratégica, ou seja, para o crescimento da empresa, etc.


Oportunidades

As oportunidades, por sua vez, se referem às condições externas e não controláveis pela organização, que podem criar condições favoráveis para ela, desde que a mesma tenha condições de identificá-las e interesse de usufruí-las.

Podemos citar, por exemplo, uma lei que foi aprovada no congresso nacional e que pode fazer com que a marca reduza os seus custos na contratação de recursos humanos; agências que podem ajudar a empresa a crescer e se destacar no mercado, como as que são especializadas em marketing digital, recursos humanos, financeiro, contabilidade, etc.


Ameaças

As ameaças são as variáveis externas e não controláveis pela organização, que podem criar condições desfavoráveis para a mesma, prejudicando-a.

Aqui, podemos pegar o mesmo exemplo da lei, só que uma medida que limita, por exemplo, a atuação da empresa. Vamos ser mais claros: imagine uma lei que acabou de ser aprovada, aumentando os impostos no ramo X, exatamente no setor que a sua empresa atua.

Em uma situação como essa, a sua marca terá mais despesas e poderá, com isso, ter os seus serviços afetados. Veja que se trata de um elemento "não controlado" pela empresa, ou seja, foge de sua alçada.

O surgimento de uma empresa que atua no mesmo segmento que a sua é também uma ameaça. Imagine que você seja a única marca a oferecer determinado serviço em um bairro. Mas posteriormente surge uma outra, tirando parte de seus clientes, visto que oferece um serviço melhor, assim como também um atendimento diferenciado.

Nesse caso, você precisará reunir esforços para pensar em ações que tornem a sua empresa novamente a líder de mercado no ambiente em que atua.


A importância de aplicar a análise Swot

Hoje, como dissemos, para que a empresa consiga se desenvolver é essencial que ela busque técnicas que a ajudem nesse sentido, e a análise Swot é, de acordo com Djalma de Pinho, livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), uma tecnologia perfeita para se alcançar isso.

Como vimos, ela é capaz de fornecer à marca um conjunto de dados completos para que ela consiga pensar em uma estratégia totalmente fundamentada, que a faça vencer a concorrência ou se manter na liderança.

Dito de outro modo, ela permite que a organização aja de maneira racional, buscando resolver os seus problemas. Ela tira a marca da típica atitude de agir por agir, sem se fundamentar em pesquisas, dados, informações, etc.

Os pontos fortes que a marca possui, a técnica ajuda a fortalecer. Já os pontos fracos ajudam a eliminá-los, fazendo com que se tornem pontos fortes. De igual maneira acontece com relação às oportunidades e ameaças.


A análise Swot pode ser aplicada em departamentos

Além de ser possível aplicar a análise Swot na hora de elaborar o planejamento global estratégico da marca, ela também pode e deve ser aplicada aos departamentos que a integram. Um exemplo é na comunicação e no marketing digital.

Por exemplo, quais são os pontos fracos desse departamento? Falta de recursos humanos qualificados? Material pouco relevante, não atrativo e incapaz de transformar visitantes em leads ou potenciais clientes? Falta de uma estratégia diferenciada e um bom planejamento editorial de publicação de conteúdos? Falta de instrumentos de controle para averiguar a eficiência das ações empreendidas?

Em se tratando das oportunidades, quais estão sendo deixadas de serem usufruídas por tal departamento? Não contratação de agências especializadas que sejam capazes de pensar em ações em conjunto com a marca, fornecendo-lhes soluções eficientes e impactantes? Não participação da marca em sites de redes sociais, tirando-lhe assim a oportunidade de sê-la ainda mais visível e de estabelecer um relacionamento com os seus públicos estratégicos, que fazem parte desse ambiente?

Como podemos ver, a análise Swot é importante para fazer a empresa crescer como um todo, assim como os departamentos que a integram. Assim, pode ser usada pelos diretores de uma organização, mas também pelos gestores de unidades menores.


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