Blog Anúncio gratuito? Conheça as propostas do Google

Anúncio gratuito? Conheça as propostas do Google

Anúncio gratuito? Conheça as propostas do Google

Anúncio gratuito no Google? Isso existe? Sim, é possível anunciar gratuitamente! Neste artigo, você vai conhecer as propostas do Google para você poder aparecer na internet sem gastar um único centavo. Aliás, vamos falar a verdade, sem gastar nenhum centavo é exagero e nós não queremos vender ilusões. Mesmo para anunciar gratuitamente no Google, você, de alguma forma, gastará dinheiro, nem que seja para hospedar aquele site que criou em alguma plataforma.

Também não queremos vender aqui a ilusão de que você criará uma política eficaz para promover sua empresa na internet sem desembolsar alguns recursos financeiros. Até porque, se você não percebe o custo de Marketing e Comunicação como investimento, é questionável até mesmo que queira anunciar de graça.

Da mesma forma, é vital lembrar que o anúncio é parte de uma política promocional de Marketing, que só existe porque você percorreu todo o caminho da geração de valor para o seu público consumidor ao posicionamento da sua marca, com tudo que isso envolve, desde a identidade visual às características do atendimento. 


Como funciona o Google

Para nós darmos um passo definitivo para você entender o que é anunciar no Google, basta que consigamos decifrar qual o propósito daquela ferramenta de busca.

Aliás, já deciframos quando chamamos o Google de “ferramenta de busca”. É exatamente isso que ele é. Quando você procura por coisas na internet, entra no Google, digita um termo de busca e espera encontrar aquilo que procura. 

Toda a lógica do Google se estrutura em torno disso. São pessoas procurando por coisas. O propósito do Google é aproximar as pessoas das coisas que elas procuram. Pode ser um produto, uma informação ou um serviço. 

Partindo dessa premissa, se o Google aproxima pessoas daquilo que elas procuram, por que não aproximar consumidores de empresas? Ora, isso a televisão, o jornal, o rádio e a revista já faziam antigamente. Para isso, vendiam espaços publicitários. O Google também faz isso, por meio do Google Ads. Você publica um anúncio, ele aparece na primeira página do Google, as pessoas clicam nele, vão para a página de destino que indicou e você paga ao Ads por aquele clique. 

Nada muito diferente de tudo que nós conhecemos, mas a internet oferece outros recursos. Dificilmente, é bem verdade, encontraremos algo mais eficaz do que pagar para aparecer na primeira página quando o cliente digita aquele termo de busca. Só que o mais eficaz nem sempre é o mais barato, mas lembre-se de que, ainda assim, o propósito do Google é aproximar quem procura de quem quer ser encontrado.

Não há dúvidas quanto a isso, assim como a experiência nos mostra que nem todo o conteúdo que encontramos no Google é pago, muito pelo contrário. Como aquele conteúdo chega à primeira página, é um processo que requer trabalho profissional, provavelmente, envolvendo diversos profissionais.

É por isso que dissemos, desde o princípio, que não existe anúncio grátis. Você não paga pelo anúncio? Sim, mas paga por quem cria o anúncio, por quem cria e hospeda o seu site.


Google Meu Negócio

Se há algo que foge um pouco à realidade da qual falamos até aqui é o Google Meu Negócio. É o que temos mais próximo de anúncio gratuito no Google. 

Anunciar no Google Meu Negócio é simples e não requer sofisticadas estratégias de Marketing e Publicidade. 

O Google Meu Negócio funciona quase como um classificado ou catálogo de empresas atuando pelos mais diversos lugares do mundo.  A diferença é que para encontrar essas empresas pelo Google você não precisa desfolhar um gigantesco catálogo, como aqueles que nós recebíamos do Correio antigamente em nossas casas. Basta você escrever qual o tipo de serviço que está pesquisando e a região.

É aí que entra o ponto chave para você anunciar com sucesso no Google Meu Negócio. Você precisa identificar um termo de busca pelo qual será encontrado e informar à ferramenta a sua localização. Além dessas informações, você deve fornecer dados de contato para que o cliente possa encontrá-lo, como endereço, telefone, site, e-mail etc. 

Outro aspecto que deve estar presente em seu anúncio, embora isso não seja uma exigência do Google, é a sua identidade visual. Lembre-se de que, ao digitar o termo de busca, o consumidor vai se deparar com uma série de alternativas para aquilo que está buscando e uma dessas alternativas é a sua empresa. A primeira forma pela qual uma empresa se diferencia das demais é como ela se comunica, sendo que a comunicação visual é o ponto chave para que você seja identificado pelas pessoas.

O Google Meu Negócio impõe, todavia, algumas restrições. Não é todo mundo que pode anunciar, sendo necessário que a empresa tenha um endereço e que seja possível algum tipo de interação com o cliente. 


SEO

Caso não esteja entre as empresas que podem anunciar gratuitamente no Google Meu Negócio, você tem outras opções. A mais conhecida e praticada delas é o SEO. A otimização de sites não é exatamente o que podemos chamar de um anúncio. Trata-se de uma técnica para fazer com que suas páginas sejam bem referenciadas pelo Google, sempre com o foco na primeira página.

Essa técnica exige um trabalho contínuo, que se inicia na hora em que você cria seu site. Em outras palavras, a criação do site é uma tarefa que deve ser entregue a um profissional que entenda de SEO. É a forma de você começar com o pé direito em seu projeto de ser visto no Google e em outros mecanismos de busca.


Conteúdo

A entrega de conteúdo ao público é a política promocional da moda. A má notícia é que se você não vai gastar dinheiro com o anúncio, propriamente, terá que investir na compra de conteúdo de qualidade e compatível com os critérios de ranqueamento do Google.

Isso quer dizer, em outras palavras, que a criação de conteúdo também é profissional. Não é qualquer um que vai fazer, até porque esses profissionais precisam, antes de tudo, ter um grande talento para escrever e muita criatividade. Muitos são profissionais formados em Publicidade e Jornalismo.

Sendo assim, é melhor focar no resultado e não no custo da comunicação. O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta poderosa, pois aproxima pessoas das empresas, por meio de uma prestação de serviço. Você entrega conteúdo informativo às pessoas e as traz para dentro do seu site. Depois é só preparar a rede e pescar novos clientes.


Já que estamos falando em conteúdo, você precisa conhecer a RedaWeb! Caso você tenha gostado do artigo que acabou de ler, lembre-se que a sua empresa pode entregar conteúdos assim e atrair centenas ou milhares de clientes. Entre em contato por meio do nosso site ou do telefone 0800 750 5564.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
marketing-viral-entenda-essa-nova-estrategia marketing-de-precisao-estrategia-pode-melhorar-o-relacionamento-com-o-cliente a-importancia-do-publico-idoso-para-a-sua-empresa
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564