Aprenda a calcular o ROI do marketing de conteúdo

O ROI, traduzido do inglês, significa Retorno Sobre Investimento. Ele é utilizado para mensurar os valores gastos e o resultado alcançado por meio de estratégias de marketing de conteúdo. Assim, saber calcular esse indicador é fundamental para reduzir o risco de perdas financeiras. Além disso, permite que haja maior controle sobre os valores investidos para conquistar novos clientes.


Como posso calcular o ROI? 

Esse índice é calculado por meio do valor obtido de retorno menos o custo desse investimento. Em seguida, o resultado é dividido por esse gasto investido e multiplicado por 100. Assim, teremos o ROI em percentual, podendo ser utilizado em análises estatísticas e na reformulação das estratégias aplicadas, se necessário. 

Por exemplo, durante seis meses sua empresa investiu 15 mil reais em Marketing de Conteúdo digital. Ela realizou 150 vendas de 300 reais cada. Diante disso, iremos multiplicar 150 por 300 para obtermos o valor do retorno bruto alcançado, que será 45 mil reais. 

O cálculo do ROI será feito da seguinte forma: 45000 - 15000 = 30000. Em seguida, dividimos esse valor por 15 mil: 30000/15000 = 2. Esse resultado, multiplicado por 100, ficaria em 200% de ROI. Isso significa que a companhia conseguiu excelente retorno em relação ao que foi aplicado no início do semestre.

Em outro exemplo, digamos que sua média mensal em relação aos novos visitantes de seu site é de três mil visitas. A cada 30 leads gerados no site, três realizam uma compra no valor de 70 reais. Diante disso, teremos o seguinte cálculo: 3/30 = 0,1. 

Neste caso, como queremos saber a média de cada lead, multiplicamos esse valor por 70, resultando no valor de R$ 7,00 por lead. Esse é um índice importante para saber se a campanha de Marketing de Conteúdo está atendendo às expectativas da companhia. 

Logo, o cálculo do ROI pode mudar de acordo com os objetivos a serem alcançados. Com isso, o indicador que se pretende melhorar determina como será realizada a operação matemática do ROI. Assim, para calcular Retorno Sobre o Investimento, é importante atribuir ganhos financeiros a cada variável analisada pela estratégia de marketing.

Também é possível calcular o ROI sobre tópicos mais detalhados, como o número de cadastros em sua página; bem como verificar a quantidade de pessoas que clicaram em uma chamada para ação dentro do site e geraram lucro.


A importância do Marketing de Conteúdo nos negócios de sua empresa

O Marketing de Conteúdo é um método essencial para chamar a atenção de novos consumidores no mercado, melhorando seu ROI. Ele ajuda a aumentar a credibilidade de sua marca, bem como gerar leads para o negócio. Assim, o relacionamento entre a empresa e o cliente acontece de maneira humanizada, com diferenciais para atrair as pessoas. Estas, por sua vez, estão dentro de um público-alvo específico, possuindo comportamentos semelhantes e gostos parecidos. 

Essa estratégia pertence a uma técnica chamada Inbound Marketing, que significa Marketing de Atração. Ela utiliza em seu processo de vendas diversos conteúdos de relevância para o público. Assim, a princípio são oferecidos materiais informativos gratuitos que servirão para conquistar a confiança do seu futuro cliente. Por exemplo, e-books e artigos em formatos variados irão atrair pessoas interessadas por determinados temas e esclarecimento de dúvidas.

Esse modelo de marketing é diferente daqueles que interrompem algo que a pessoa está fazendo para anunciar algum produto. Isso normalmente possui maior rejeição por parte do público, pois atrapalha algo que a pessoa considera importante. 

Por outro lado, o Inbound Marketing procura captar a atenção do cliente de maneira inovadora e positiva. Assim também busca despertar o interesse de quem está procurando informações sobre temas diversos. Com isso, essa estratégia de negócios envolve meios para solucionar questões que os consumidores querem resolver com urgência. 

Em um primeiro momento, há uma parcela que não irá efetivar a compra de imediato, devido a questões variadas. Porém, a sua marca estará entre as preferências do cliente quando ele decidir adquirir seu produto ou serviço. 

Diante disso, o Marketing de Conteúdo é elaborado de maneira que atenda realmente ao que o consumidor precisa. Logo, ele irá buscar atender às necessidades ou desejos em relação a sua marca. Com isso, o caminho entre a atração e o fechamento do negócio poderá diminuir, dependendo de alguns fatores. Entre eles estão o encantamento pelo seu produto e o relacionamento eficiente com seu potencial comprador. 

Dessa maneira, é importante para o seu ROI o gerenciamento adequado do tráfego de novos visitantes em seu blog. Assim como a aplicação das técnicas de Inbound Marketing é essencial para aumentar os lucros da sua companhia. 

Outra questão que é importante destacar abrange a fidelização dos clientes. Logo, procure nutrir os seus leads, ou seja, mesmo após o fechamento da venda, mantenha a interatividade com eles. Isso pode ser feito por meio de e-mails e redes sociais, entre outros. 

Logo, é sempre bom oferecer canais abertos de atendimento ao consumidor. Além disso, permita a interação direta com a utilização de mensagens instantâneas que facilitam a resolução de dúvidas. Diante dessas práticas, aumentam as chances de o cliente ajudá-lo a indicar e promover aquele serviço contratado, assim como divulgar a qualidade de seu produto. 


Métricas que envolvem o Retorno Sobre Investimento (ROI)

Vários fatores podem ser levados em conta para calcular o ROI e formular dados estatísticos para o Marketing de Conteúdo. Eles influenciam no resultado dos lucros obtidos pela empresa. Um deles é a taxa de conversão de leads em seu blog e site, por exemplo. Ela é calculada a partir da quantidade de pessoas que executam uma ação na página.

Logo, dividimos o número do total de leads pelo de visitantes, multiplicando o resultado por cem. Por exemplo, uma página obteve 400 visitas na semana, porém, 50 pessoas se inscreveram para receber conteúdos relevantes por e-mail. O valor da taxa de conversão será: 50/400=0,125. Com isso, multiplicamos esse resultado por cem: 0,125*100=12,5%. 

Outra métrica é o número de visualizações dos anúncios nas redes sociais nos sites. Da mesma forma, a quantidade de visitantes e de pessoas que efetivaram a compra. Assim também, a diferenciação entre o tráfego orgânico e o pago está relacionada com os cálculos sobre investimentos. 

O primeiro abrange visitas de clientes a sua página sem que haja um gasto direto com propagandas. Já o segundo envolve a contratação de serviços de Marketing de Conteúdo para o seu negócio. Logo, o investimento em materiais de qualidade fortalece as suas vendas e diminui o período para sua organização começar a ver resultados.  

A equipe da RedaWeb trabalha com a produção de conteúdos que irão aumentar o seu ROI e os seus lucros. Nossos profissionais desenvolvem textos especializados para o seu negócio, utilizando as estratégias do Marketing de Conteúdo digital. Além disso, possuímos uma excelente relação custo-benefício, para que sua companhia possa investir com segurança.

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