Blog Aprenda a configurar o Google Analytics

Aprenda a configurar o Google Analytics

Aprenda a configurar o Google Analytics

Utilizar o Google Analytics atualmente deixou de ser apenas um diferencial, para se tornar uma verdadeira necessidade para todos aqueles que possuem um site ou aplicativo para dispositivos móveis.

Isso ocorre por uma razão tão simples quanto importante: a ferramenta permite ter acesso a dados dos mais diferentes tipos, e são esses dados utilizados como subsídios ao planejamento e execução de estratégias que podem levar a melhorias e ganhos significativos no contexto de uma estratégia de marketing digital.

Além disso, é necessário destacar que todo o poder do Analytics vem com uma grande vantagem: não apresenta custo nenhum, ou seja, é uma ferramenta totalmente gratuita e com potencial de gerar retorno financeiro significativo, mesmo que indiretamente.

Os dados que a ferramenta oferece incluem, dentre outros:

  • Número de visitantes;
  • Horários de pico (maior número de acesso ao site);
  • Localização dos visitantes;
  • Tempo médio gasto no site.

Mesmo que se trate de um programa relativamente simples de ser operado, é comum que muitas dúvidas surjam no momento de realizar a instalação e ajuste inicial do programa. Se este é seu caso, não deixe de ler este artigo até o final, pois nele você aprenderá como realizar a configuração do Google Analytics e obtém dicas preciosas a respeito das funcionalidades do programa.

Geração do código de acompanhamento

A primeira coisa que deve ser feita é a criação de uma conta gratuita no programa. Para isso, você deverá possuir um endereço de e-mail Google, que termina com “gmail.com”. Caso ainda não tenha, basta criar uma acessando a página inicial do Gmail, um processo bem rápido e simples.

Com a conta Google em mãos, é necessário fazer login no Analytics com o endereço de e-mail de sua conta Google. Na tela que se abrirá, chamada de “Nova Conta”, serão solicitadas as informações de seu site ou aplicativo para que o programa possa gerar o código de acompanhamento. São elas:

  • O que deseja acompanhar? Selecione se quer monitorar um website ou um aplicativo. Neste tutorial, assumimos que a opção desejada é site.
  • Nome da conta: este campo serve para você localizar as contas que monitora de maneira mais simples e rápida. Coloque um nome que faça sentido para você, como por exemplo “Domínios da empresa RedaWeb”;
  • Nome do website: novamente, este campo serve para que você tenha maior facilidade no momento de buscar informações e não se confundir, pois especifica um domínio dentre todos aqueles que a conta engloba (caso possua mais de um). Por isso, utilize nomes simples e diretos, como “Blog da empresa RedaWeb”;
  • URL do website: o URL nada mais é que o endereço que aparece no navegador quando algum site é acessado. Insira o endereço da maneira exata que ele aparece no navegador quando você está na home ou página principal, como em “redaweb.com.br”
  • Categoria do setor: apesar deste campo não ser obrigatório, auxilia na obtenção de insights. Por isso, mesmo que não haja o setor específico de seu site, é importante selecionar a opção que mais se aproxima;
  • Fuso horário: outro campo não obrigatório, mas de extrema importância devido ao fato de permitir conhecer os hábitos de navegação dos usuários de seu site, isto é, os horários em que há maior número de visitantes e aqueles em que há poucos ou nenhum;
  • Configurações do compartilhamento de dados: essas configurações indicam a permissão ou não dos especialistas Google analisarem os dados coletados em seu site. Todas vêm selecionadas como padrão, e recomenda-se mantê-las selecionadas para maior precisão dos dados. Para mais informações, leia cada uma das opções atentamente.

Depois de todas as informações preenchidas, basta clicar no botão “Obter ID de acompanhamento” para a geração do código.

Instalação do código de acompanhamento

O ID de acompanhamento gerado na etapa anterior é de extrema importância, pois é através dele que seu site será monitorado. No entanto, para que isso ocorra é necessário primeiramente fazer a instalação, etapa mais técnica de todo o processo de configuração do Google Analytics.

Em sites que não possuem painel administrativo, como aqueles em Wordpress, é necessário que a instalação do código seja feita no próprio código-fonte do site, o que exige conhecimentos em HTML – linguagem de formatação utilizada no desenvolvimento de sites e sistemas.

Com o código-fonte do site aberto, basta localizar a seção do site adequada e colocar o código de monitoramento fornecido pelo Ads em todas as páginas do site que deseja monitorar. Vale a pena contar com um profissional para fazer essa tarefa, tanto para que o código funcione de maneira adequada quanto para que o site não seja prejudicado pelo apagamento de algum arquivo no código-fonte.

Em sites que utilizam algum painel administrativo, como o Wordpress, o processo de instalação do código de monitoramento é mais simples e rápido. O primeiro passo é, dentro do Analytics, ir em “Acompanhamento do website” e copiar o código que se encontra dentro da caixa de texto.

Feito isso, abra o painel administrativo de seu site, faça login e vá até Aparências > Editar, já que é nesta seção que se encontra o código HTML do site.

Após aberto a janela com o HTML do site, basta colar o código de acompanhamento no começo da página, entre as tags </style> e </head>. É muito importante que o código fique antes da tag de fechamento </head>, pois caso contrário não irá funcionar, além de prejudicar a navegabilidade do site. Atenção!

Repita o processo acima em todas as páginas que deseja monitorar e pronto. Todas elas serão devidamente monitoradas pelo Google Analytics.

Verificação do funcionamento do código de acompanhamento

Depois que os passos acima foram executados corretamente, já é para o site ser monitorado corretamente e em tempo real pelo Analytics. Mas só existe uma maneira de saber se isso realmente está ocorrendo, que é testando.

Para isso, acesse seu site como um usuário qualquer, sem estar logado no painel administrativo, preferencialmente em uma guia anônima.

Feito isso, entre no Analytics e vá em Tempo Real > Visão geral > Comportamento. Se no painel que se abrirá, você conseguir visualizar sua visita ao site, é sinal que o código está funcionamento perfeitamente.

Se não aparecer nenhuma informação, algo está errado. Neste caso, repita a instalação do código de acompanhamento para se certificar de que não houve nenhum erro e, caso o problema persista, entre em contato com o suporte técnico da ferramenta.

Caso deseje saber mais a respeito das funcionalidades do Google Analytics ou de como seus dados são capazes de subsidiar um planejamento de estratégias de marketing digital e um marketing de conteúdo realmente eficazes, assim como assinar um plano de produção de conteúdo para alimentar o blog de seu site, entre em contato com a RedaWeb pelo site ou pelo telefone 0800 750 5564.

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