Aprenda a criar uma Persona para o seu marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta cada vez mais importante para todas as empresas, de qualquer segmento comercial ou tamanho. É por meio de ações e estratégias de marketing digital que elas conseguem obter um maior alcance de sua marca. Isso as torna mais conhecidas e aumenta a sua geração de leads e captação de clientes, até mesmo com um impacto positivo em seus lucros.

No entanto, embora seja uma ferramenta essencial para obter melhores resultados, algumas empresas ainda encontram dificuldades em elaborar estratégias realmente eficazes de marketing digital. Uma das maiores dificuldades encontradas pelas marcas é identificar a melhor maneira de entrar em contato com seu público-alvo, com uma linguagem que seja facilmente compreendida e atrativa ao mesmo tempo, além de conseguir produzir conteúdos que prendam a atenção dessas pessoas.

Para enfrentar esse desafio e tornar mais fácil a identificação dos desejos e interesses de seu público-alvo, uma estratégia muito eficaz é a criação de personas para o seu marketing de conteúdo. As personas são personagens fictícios que têm características correspondentes à maior parte de seu público, de forma que seja mais fácil compreender o comportamento dele e produzir conteúdos que sejam de seu interesse, com uma linguagem que lhes agrade e faça consumir seus produtos.

Assim, a criação de personas para seu marketing de conteúdo é um grande facilitador de seu trabalho, pois com o conhecimento dos interesses e desejos de seu público-alvo, bem como a melhor compreensão de seus perfis, todo o conteúdo criado por sua equipe será mais efetivo. Isso aumentará o retorno sobre seus investimentos, com mais vendas e ainda a possibilidade de fidelização de seus clientes, que se sentirão mais próximos de sua marca em relação aos concorrentes.


Como criar uma persona para o seu marketing de conteúdo? 

Com essa grande importância e a possibilidade de ser um diferencial positivo para as suas ações de marketing digital, é essencial saber como criar uma persona que representa da maneira mais fiel possível o seu público-alvo.

Muitas empresas e profissionais, no entanto, ainda encontram alguma dificuldade nesse processo de criação de suas personas. Para facilitar esse trabalho, confira a seguir alguns passos essenciais para criar uma boa persona para o seu marketing de conteúdo:


1 – Conheça seu público-alvo e determine quem são os seus clientes modelo

Para que se possa criar uma persona que representará o seu público-alvo, primeiramente é preciso que se conheça os seus clientes reais, ou seja, é necessário observar as características das pessoas que adquirem o seu produto, anotando os seus dados principais.

Em seguida, é necessário determinar quem são os seus clientes modelos e os que você deseja representar com a sua persona. Esses clientes, no entanto, devem ser mantidos dentro do padrão de clientes médios, ou seja, aqueles que precisaram de algum incentivo para conhecer sua empresa antes de adquirir seus produtos ou serviços, exatamente como se deseja fazer com as suas personas no futuro.


2 – Crie uma identidade para sua persona 

Após realizar uma boa coleta de dados a respeito de seu público, será possível iniciar o processo de criação de uma persona, que passa diretamente pelas informações pessoais desse personagem. Ou seja, antes de determinar os seus interesses, é preciso criar uma identidade para a persona de seu marketing digital.

Os principais itens que devem compor essa identidade de sua persona são:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Local de origem;
  • Local onde reside;
  • Estado civil;
  • Se tem filhos;
  • Sua formação acadêmica;
  • Profissão atual.

De posse de todas essas informações, já será possível começar a ter um maior conhecimento a respeito de sua persona, de modo que se possa representar realmente os seus clientes.


3 – As atividades de sua persona 

Depois de conhecer a personalidade de sua persona, outro ponto muito importante é analisar quais são as suas atividades diárias, ou seja, como é a rotina desse cliente. Isso permitirá elaborar estratégias que se ajustem ao seu cotidiano, de modo que seu marketing digital tenha uma efetividade muito maior no contato com seu público.

Essas informações, no entanto, não devem ser atribuídas de maneira desordenada ou por questão de escolha de sua equipe de marketing. É importante basear as atividades diárias de sua persona nas informações coletadas a partir de seus clientes, para que assim fiquem o mais próximo possível da realidade.


4 – Quais os valores e os objetivos de vida da sua persona

Um dos fatores que mais contribui para a decisão dos seus clientes a respeito de comprar ou não um determinado produto - ou de ser cliente de uma empresa - são os seus valores, ou seja, se os posicionamentos e pensamentos dessa empresa estão de acordo com os do seu cliente. É fundamental adequar o seu posicionamento com os valores dos seus clientes, para não perder vendas e, consequentemente, ter lucros menores.

Além disso, os objetivos de vida dos seu público-alvo devem ser levados em conta, pois é preciso que seus serviços contribuam para que os clientes estejam mais próximos de atingir os seus objetivos. Dessa maneira, é essencial determinar os valores de sua persona, para que o posicionamento de sua empresa seja adequado a obter melhores resultados perante o público.


5 – Os resultados que sua persona espera obter com seus produtos e serviços 

Por fim, para que a criação de sua persona seja completa e a deixe sempre o mais fiel possível à realidade, é preciso ter em mente quais os resultados que esse cliente espera obter com seus produtos ou serviços.

Isso é extremamente importante para sua equipe de marketing digital, pois permite saber o que reforçar em suas estratégias, de modo que o público saiba como sua empresa poderá ajudá-lo a resolver qualquer problema ou necessidade em seu dia a dia, o que contribui para que mais clientes optem pela sua marca.

Aplicando esses passos, a criação de sua persona será muito mais efetiva, e ajudará sua equipe de marketing a elaborar estratégias mais efetivas e a criar conteúdos que sejam mais atraentes e relevantes para o seu público, pontos fundamentais para o sucesso da sua empresa.

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