Blog Aprenda a fazer o cálculo das suas ações de marketing digital

Aprenda a fazer o cálculo das suas ações de marketing digital

Aprenda a fazer o cálculo das suas ações de marketing digital

O marketing digital é algo cada vez mais importante para qualquer empresa, independente de seu segmento e do público ao qual deseja atingir. É por meio de estratégias de marketing bem elaboradas que seu produto, serviço ou sua marca pode chegar até este público-alvo e atrair sua atenção, levando as pessoas a se tornarem seus clientes.

Desta maneira, atualmente, não possuir um bom marketing é um dos piores problemas que uma empresa pode enfrentar, tendo um impacto negativo direto neste caso, uma vez que se perde todos os benefícios que este tipo de estratégia pode oferecer.

Porém, não basta apenas elaborar uma boa estratégia e a colocar em prática, aguardando que seus resultados sejam positivos. É muito importante manter uma constante observação das métricas de sua campanha de marketing digital, pois são elas que permitirão identificar os pontos fortes de sua campanha, bem como os que precisam ser trabalhados de maneira diferente, para não comprometer o sucesso de seu marketing digital.

Entre estas métricas que devem ser observadas durante toda a campanha de marketing digital, estão:

  • Taxa de cliques;
  • Custo por cliques;
  • Ticket Médio;
  • Tempo de visita em sites e páginas;
  • Número de visitas únicas em seu site;
  • Taxa de conversão;
  • Taxa de abertura de e-mails ou mensagens.

Além destas métricas, existem outras duas que são essenciais, que devem ser calculadas em qualquer tipo de ação de marketing digital, pois são as principais indicadoras de sucesso ou fracasso de sua campanha. São elas as métricas de ROI (Retorno Sobre Investimento) e CAC (Custo de Aquisição por Cliente).


O que são e como calcular o ROI e o CAC?

Confira, a seguir, com maiores detalhes, o que são, qual a importância e como calcular exatamente o ROI e o CAC de suas campanhas de marketing digital. Desse modo, você consegue manter um maior controle sobre suas ações e evitar prejuízos com campanhas de marketing digital pouco eficazes:


ROI

Não há nenhum exagero em dizer que o ROI é a métrica mais importante para qualquer empresa que deseja manter um controle absoluto de suas ações, especialmente no que diz respeito ao marketing digital. É este dado que irá permitir uma observação mais detalhada sobre o retorno obtido em relação ao investimento inicial.

A sigla ROI vem da expressão em inglês Return On Investment, que em tradução significa Retorno Sobre Investimento. O ROI é essencial para conhecer o crescimento de sua empresa com base no valor inicial, que deve ser calculado por todas as empresas.

Para conhecer seu ROI, obviamente é necessária a identificação de dois dados exatos, o valor de seu investimento inicial e o valor de seu retorno, ou seja, todo o valor obtido pela empresa. No caso do marketing digital, estes números são referentes a cada campanha, com o valor de investimento feito e o retorno que esta mesma trouxe para sua empresa.

O cálculo é feito de forma simples. Inicialmente, basta subtrair da quantia total de retorno o valor que foi investido. Este resultado deve ser dividido novamente pelo valor do investimento. Desta maneira, será reconhecido o seu valor de ROI.

É possível ainda conhecer a porcentagem de seu retorno, multiplicando o valor de ROI obtido neste cálculo por cem. Assim será identificado o percentual de crescimento de sua empresa ou do retorno de sua campanha, por exemplo.

Para uma melhor visualização de como deve ser feito este cálculo para a identificação de seu ROI, confira a fórmula a ser aplicada:


ROI = (retorno – investimento) / investimento.


CAC

Da mesma maneira que o ROI é uma das métricas mais importantes para qualquer empresa, o CAC é um dos principais responsáveis por tornar o marketing digital tão atraente para empresas de qualquer segmento.

A sigla CAC significa Custo de Aquisição por Cliente, ou seja, este cálculo indica quanto custou para a empresa conseguir conquistar cada um de seus clientes. Assim, é possível saber quando uma campanha de marketing digital está se tornando muito cara, ou se apresenta um bom retorno para a empresa de acordo com o valor investido. Isso torna explícito se sua campanha resultará em prejuízos ou benefícios para sua empresa.

Vale ressaltar que quanto menor for o seu CAC, maior será o seu lucro, pois isto representa que a empresa precisa gastar pouco para atrair seus clientes. Assim, será possível obter um maior lucro com relação ao dinheiro deixado por estes clientes ao comprar seus produtos ou serviços.

Desta maneira, o CAC é essencial para as empresas conseguirem identificar as melhores estratégias para conquistar mais clientes sem precisar da realização de um grande investimento para isto. Com um CAC mais baixo, é possível elevar os ganhos de sua empresa, bem como o número de clientes atraídos, que pode ser muito maior com uma estratégia bem realizada de marketing digital.

O cálculo do CAC é bastante simples e pode ser feito de maneira a se identificar este dado em diferentes períodos, de forma que seja ainda melhor aplicável a campanhas pontuais de marketing digital. Este cálculo é feito com a soma de todas as despesas em uma determinada campanha com o investimento na busca por novos clientes. O resultado dessa soma deve ser dividido pelo número de clientes conquistados no período a ser avaliado.

Assim, o resultado deste cálculo irá indicar se sua empresa precisou investir muito ou pouco para conquistar cada um de seus clientes. Isso ainda permite identificar a necessidade de qualquer modificação em sua estratégia para evitar prejuízos, ou seguir no mesmo caminho quando os resultados são positivos, de acordo com o resultado de seu CAC.

Para uma melhor visualização da forma como deve ser feito o cálculo de seu CAC, observe a fórmula correta a seguir:


CAC = Despesas + investimentos em marketing e vendas / Número de novos clientes no período avaliado.


Agora que você sabe como fazer o cálculo de suas ações de marketing digital, coloque este conhecimento em prática e comece agora mesmo a calcular quais os resultados destas ações, para conseguir obter os melhores resultados possíveis.

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