Blog Aprenda a gerar negócios com os programas de afiliados

Aprenda a gerar negócios com os programas de afiliados

Aprenda a gerar negócios com os programas de afiliados

É notório o mar de possibilidades oferecidas pela internet, especialmente quando se trata de retorno financeiro. Há muitos casos de fortunas ganhas por negócios promissores e criativos que souberam encontrar o caminho do sucesso e abrir espaço para o novo. Mas da mesma forma que as oportunidades existem, há também, muitas ciladas que derrubam a maior parte dos investidores da web. 

Atualmente, uma das possibilidades mais promissoras da web é o seu programa de afiliados. Quando feito com qualidade, todos podem ganhar: quem gera o negócio, quem o comercializa e quem o adquire. Todo o trabalho é gerado com a promoção de links, que levam até produtos digitais que são produzidos por alguém - tudo isso, feito de forma gratuita e fácil de gerir. 


Como gerar negócios e se tornar um produto ou um afiliado

Trabalhar com o que gosta, é uma das principais vantagens do programa de afiliados, que também proporciona uma boa margem de lucro, capaz de dar liberdade financeira para os mais bem-sucedidos. Melhor ainda, sem investimentos ou compra de bens para iniciar o negócio, basta apenas, bastante pesquisa e energia para o trabalho. 

O programa de afiliados parece ser o negócio perfeito, mas não é tão simples quanto parece ser. Afinal, não basta tornar-se um afiliado e acreditar que os ganhos virão automaticamente. Assim como qualquer outra profissão, o retorno positivo dependerá do seu próprio esforço, que é ainda maior para quem está iniciando nesse novo negócio. 

Mas não desanime. Mesmo para quem entende muito pouco sobre técnicas da internet, é possível construir uma base sólida e avançar bastante no programa. Basta estudar as possibilidades, os meios para chegar aos clientes em potencial e também sobre o produto que irá oferecer. Um bom comerciante conhece bem o que está comercializando e gosta do produto, sendo ele mesmo um potencial comprador capaz de estimular os outros sobre seus benefícios. 

O marketing de afiliados surgiu em 1989, pouco antes do boom da internet na sociedade. O Prodigy foi o primeiro programa lançado e abriu as portas para pequenas iniciativas, unindo o e-commerce à diversidade de sites da web. Mas, foi só em 1996 que a Amazon criou oficialmente o Programa de Afiliados, com o intuito de comercializar seus produtos. O grande sucesso a tornou uma das empresas mais bem-sucedidas da era digital e fez com que o programa fosse consolidado por inúmeras outras plataformas. 

Sistema que une criador e vendedor no mesmo processo de vendas, ambos usam uma plataforma online para que os produtos sejam disponibilizados. O criador é o que elabora o produto ou serviço que será disponibilizado digitalmente, com a disposição de vários tipos de formatos como guias virtuais, softwares, e-books, videoaulas, podcasts, entre outros. As áreas também são livres, sendo as mais comuns: de marketing, gestão financeira, culinária, viagens, saúde e cultura. 

Antes de preparar o conteúdo, o produtor conhece bem o seu nicho de mercado e mais ainda o perfil de seu consumidor. Dessa forma, ele pode oferecer algo realmente relevante, por um valor justo, com rápida entrega. Em seguida, ele disponibiliza o produto pronto em uma plataforma digital e aguarda a vinda dos afiliados para que ele seja comercializado. 

O afiliado é quem deseja comercializar um produto disponibilizado pela plataforma, recebendo por isso, valores de comissão. Vendedor diferenciado, o afiliado oferece o produto escolhido pela web, mas também é o responsável por passar ao possível cliente toda a credibilidade do que está sendo oferecido. Ele precisa conquistar a confiança, através de uma visão inovadora de quem sabe usar a internet favoravelmente. 

Para chegar a essa excelência, o afiliado deve ser um estudante permanente das tendências do mercado, sempre atento às novidades e em como ele pode aprimorar sua performance para ser bem-sucedido em suas investidas. Jamais pode acomodar-se com números favoráveis ou acreditar que não poderia atingir novos patamares financeiros. 


Vantagens de participar do programa

O afiliado precisa ter um link para que a venda realizada seja direcionada para ele e não atribuída a terceiros. Esse link é oferecido após o cadastramento no programa e é através dele que os produtos serão divulgados. Toda vez que uma terceira pessoa acessá-lo e realizar uma venda, a comissão vai para a conta cadastrada. 

São oferecidas também outras ferramentas, criadas para facilitar os afiliados e ajudar nas suas vendas, tais como:

  • Diversidade de pagamentos: o cliente pode pagar através de boleto, cartão de crédito e até parcelar sua compra;
  • Método de pagamento único: o afiliado tem segurança que receberá suas comissões, independente do local do mundo onde a venda foi realizada e a forma de pagamento; 
  • Bônus: se o criador é também um afiliado sobre seu produto, ele tem à sua disposição conteúdos adicionais para oferecer aos seus clientes;
  • Descontos: o afiliado pode oferecer ao seu cliente uma margem de desconto, através de cupons, caso esteja disponibilizado para o produto que está comercializando;
  • Acesso entre produtor e afiliado: essa possibilidade de conexão, ajuda a esclarecer dúvidas que possam ser úteis na hora da venda;
  • Segurança: os dados fornecidos estão seguros, tanto do produtor, do afiliado e de quem está adquirindo o produto. 

Se ainda há dúvidas sobre uma possível adesão ao Programa de Afiliados, conheça dez vantagens de sua participação para efetivamente melhorar sua renda:

  1. Ser seu próprio patrão - Não há chefes, gerentes e gestores no programa, cada um é responsável pelo seu trabalho. Além disso, é possível trabalhar em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, sem precisar dar satisfação a ninguém.
  2. Campo aberto para a divulgação - A internet disponibiliza inúmeros formatos de divulgação que podem ser utilizados para realizar a venda. Mas para escolher os melhores canais, é preciso conhecer bem as possibilidades e quais são as que concentram um maior número do seu público-alvo. 
  3. Não ter contato direto com o consumidor - Como o processo de vendas é virtual, as mazelas de lidar com pessoas fica de fora dessa negociação. As dúvidas e reclamações são feitas aos produtos e os pagamentos feitos pela plataforma. 
  4. Não precisa de conhecimento técnico - Como os processos são bem simples, não é necessário ter conhecimento técnico para ser inserido como afiliado e nem para comercializar o produto.
  5. Controle total das indicações - Está nas mãos do afiliado os resultados do trabalho realizado. Ele pode identificar e controlar seu desempenho, reforçar as vendas e fazer modificações pontuais nas áreas de atuação e na abordagem.
  6. Garantia de pagamento - As comissões são computadas de forma eletrônica e separadas dos ganhos do produtos. Não há risco de receber o famoso calote. 
  7. Expandir os negócios - Com as primeiras vendas bem-sucedidas, é possível traçar novos planos de expansão. Com foco maior e mais experiências, o campo de possibilidades para novos negócios é ilimitado.
  8. Controle da margem de lucro - Claro que o ideal é sempre vender no valor máximo, mas para não perder o negócio, o afiliado pode oferecer descontos que tem total poder de negociação. Na prática, eles podem chegar até 80% do valor inicial.
  9. Não precisa ter um produto próprio - Não precisa criar um produto para comercializar, basta encontrar o que mais se adapta a sua preferência e começar a vendar.

Zero riscos de perdas - Como não há investimento financeiro, não há risco de perder dinheiro se os negócios não forem bem. 

O programa de afiliados é um segmento do mercado digital que mais vem crescendo nos últimos anos, especialmente no Brasil, sem precisar de investimentos financeiros e com muitas possibilidades de ganhos. Acesse o site da RedaWeb ou ligue para nós no 0800 750 5564 caso queira assinar um plano de produção de conteúdo. Nós podemos te ajudar a dar mais visibilidade para o seu site!

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
entenda-o-que-e-marketing-de-emboscada-e-os-principais-exemplos account-based-marketing-abm-o-que-e videos-nativos-conheca-essa-maneira-de-produzir-conteudo-em-todas-as-suas-plataformas
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564