Aprenda a gerar planos estratégicos de SEO

Atualmente, vivemos um tempo de modernidade, tudo está dentro da internet. Estando online, você pode entrar em contato com todos os seus amigos, verificar informações e ler notícias. E até mesmo se conectar com empresas ou comércios. E se você é dono de uma loja, seus clientes atuais e em potencial também se encontram online. 

Para chegar a todos esses clientes, é preciso fazer um investimento em marketing digital, criar possibilidades, para que todos os clientes possam chegar a sua loja ou comércio de forma online. Mas além de formas de divulgar é preciso fazer um planejamento estratégico de SEO. 

De forma básica o SEO é uma otimização de motores de busca. Ou seja, é uma forma de colocar seu site como resultado das buscas dentro da internet, pelo Google, por exemplo. A maioria dos acessos começa através dessa plataforma, uma pesquisa rápida e os primeiros resultados tendem a levar a maior quantidade de acessos, já que uma visita a página 02 das buscas do Google tende a ser raridade. 

Por mais que pareça complicado, trabalhar com SEO pode ser mais fácil do que parece. 


Como funciona o SEO

A grande importância do uso de SEO, é devido a quantidade de conteúdo e material disponível dentro da internet. Todos os dias são produzidos milhares de conteúdos, relevantes ou não, que podem prejudicar o acesso ao seu site. Cada publicação, comentário, notícias em tempo real - tudo é conteúdo dentro da rede. É preciso criar uma forma de se destacar dentro desse mar de informações. 

Para criar esse destaque é preciso pensar em conteúdos que sejam de extrema relevância para o público-alvo; um conteúdo que seja diferenciado, que seja buscado pelo grupo de pessoas que acessa a sua página. É nesse cenário de relevância e diferenciação que entra o SEO e suas possibilidades de ranking. 

O SEO se baseia em um número de dicas e estratégias que vão ajudar o site a se posicionar melhor em uma busca do Google, indo sempre de acordo com as suas palavras-chaves principais. É preciso preparar todo o site e cada página que está dentro dele para informar aos buscadores o tipo de conteúdo encontrado lá.

Dentro da página, é preciso aplicar, por exemplo, um conteúdo de qualidade e relevante para o público-alvo. Um tempo menor de carregamento, para que seja acessado de forma rápida e fácil. Melhorias dentro do código HTML do próprio site também podem ajudar no ranking final.

O Google tende a segmentar as opções e conteúdos de acordo com cada usuário e suas respectivas escolhas. No momento da busca, o robô do Google reconhece uma, duas ou até mais palavras-chave e então, define quais são os sites que serão mais relevantes para aquela pesquisa em especial. 

Lembrando que o SEO é uma forma orgânica de melhorar os acessos do seu site. Ou seja, não é pago. São estratégias que podem funcionar em curto ou longo prazo. O Google detém uma forma de anúncios que garante que será colocado no início da página de busca, porém essa forma, além de ser paga e por tempo determinado, também fica explícita. O Google sempre deixa claro quando uma busca é patrocinada pelo anunciante. 

Para usar o SEO de forma estratégica, é preciso informar o Google, de maneira clara e precisa, qual será o conteúdo da sua página, para que ele entregue o seu site como resultado para o maior número de pessoas possíveis que estão interessadas naquele assunto. Além disso, estudos mostram que dentro do mecanismo de busca do Google, cerca de 30% dos cliques acontece no primeiro resultado da busca, a título de comparação o quinto resultado - ainda na primeira página - pode receber apenas 5% dos cliques. É preciso se posicionar. 

O Google conta com um mecanismo de robôs, que seguem toda a internet à procura de um resultado relevante para cada busca. Eles levam em consideração o conteúdo, as palavras-chave dentro do site e também os comentários e avaliações dos próprios usuários já ativos dentro de cada site. Tudo isso é feito por um algoritmo de busca, que funciona de maneira muito ágil, se consideramos que cada busca no Google leva menos de um segundo para chegar até o usuário. 

E para garantir que seu site chegue em primeiro no Google, separamos algumas estratégias específicas dentro do SEO. 


Estratégias de SEO

O primeiro passo para gerar uma estratégia SEO é um planejamento básico. É preciso passar por algumas fases básicas, sendo elas: 

  • Conhecimento básico da sua empresa e necessidades essenciais 
  • Quem é seu público alvo, para quem o conteúdo está sendo produzido. 
  • Quais serão as estratégias adotadas, será feita uma mudança no visual do site, definição das principais palavras-chaves, mudança do código HTML, visual e identidade do site. 
  • Monitoramento de resultados. Depois da implementação, o tráfego no site e os cliques aumentaram ou estagnaram? Caso o aumento não tenha sido significativo, talvez seja hora de repensar o planejamento. 
  • Em relação as dicas de estratégias, é preciso pensar em como o site se encontra agora. Dentro de uma busca, qual página ele alcança? Se ele já se encontra na primeira página, porém abaixo da lista, é possível melhorar esse ranqueamento. Caso se encontre já na segunda ou terceira página, é preciso fazer muitos melhoramentos, nada impossível de ser realizado. 

Além disso, é preciso estar atento, dentro do site, como as palavras-chave de cada conteúdo estão localizadas. Em alguns casos, dependendo do servidor da web onde o site está hospedado, é possível alterar a URL de cada página dentro do site. Uma URL personalizada, e com as palavras-chave, podem levar a um melhor ranqueamento nas buscas. 

Sobre os conteúdos, além de ter alta relevância para o seu já definido público-alvo, é necessário mapear quais páginas - dentro do site - que podem apresentar maior possibilidade de tráfego. Fazer o uso das palavras mais relevantes dentro do conteúdo, é uma forma de melhorar rapidamente o ranqueamento. E além disso, uma estratégia de marketing de conteúdo, com informações relevantes que levem o seu público diretamente a sua página também têm um destaque importante no SEO. 

Ainda sobre o conteúdo, que é a principal estratégia de SEO, é preciso analisar cada título e descrição, ficar atento ao número de palavras, além da sua estrutura precisa - número de parágrafos e também de subtítulos, fazer uso de imagens e verificar o número de links que estão conectando a página a um outro link externo ou interno. 

Pode parecer complicado cuidar de todas essas estratégias, mas sendo uma parte tão importante da estratégia de SEO, a produção de conteúdo seria uma forma de ranquear o seu site como um dos primeiros na busca do Google ou outros buscadores. Aqui, na RedaWeb, temos vários planos de produção de conteúdo, com certeza, um deles é perfeito para o seu site. Entre já em contato conosco através do telefone 0800 750 5564 ou pelo site https://www.redaweb.com.br.