Blog Aprenda a usar o infográfico como uma ferramenta do marketing de conteúdo

Aprenda a usar o infográfico como uma ferramenta do marketing de conteúdo

Aprenda a usar o infográfico como uma ferramenta do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta cada vez mais importante para todas as empresas, pois vai muito mais além da publicidade tradicional, na qual apenas eram listados benefícios de seus produtos e serviços. Com este tipo de estratégia, sua marca se torna muito mais importante para o público, uma vez que seu marketing oferece informações importantes para os clientes através de seu conteúdo.

Isto permite que, além de aumentar a relevância de sua marca perante o público, também se tenha uma educação de seus clientes, para que, através dos seus conteúdos, saibam reconhecer os benefícios de seus produtos e como estes podem ajudar-lhes a resolver problemas e situações de seu dia a dia.

Desta forma, o marketing de conteúdo trabalha de uma forma muito mais ampla o contato de uma empresa com seus clientes, com um foco não apenas no aumento de suas vendas, mas na condução do público por meio de um funil de vendas, com a geração de leads e, por fim, a compra de produtos e fidelização destes clientes para a sua empresa.

No entanto, para que isto possa acontecer, é importante ter uma produção de conteúdos que possam atrair o maior número possível de pessoas e prender a sua atenção, de forma que estas pessoas consumam seu conteúdo de forma completa e recebam todas as informações que sua empresa deseja transmitir.

Um dos conteúdos que apresentam melhores resultados quando aplicados ao marketing de conteúdo são os infográficos, materiais que unem informações com elementos visuais e se tornam mais agradáveis para o público, pois transmitem as informações de forma simples, com uma fácil compreensão e elementos gráficos que ajudam a obter um melhor aproveitamento de seu conteúdo.

Porém, muitas empresas ainda não investem no uso dos infográficos por não saber como utilizar este tipo de material em seu marketing de conteúdo, ou pelo fato de não conseguirem elaborar um infográfico de forma que seja uma peça positiva para suas estratégias.


Como produzir um bom infográfico para o seu marketing de conteúdo

Confira, a seguir, quais são os elementos fundamentais que devem fazer parte de seu infográfico para que este possa apresentar todas as características necessárias de atração do público e levar as pessoas a consumirem todas as suas informações, de modo que elevem os resultados de sua empresa positivamente:


1 – Determine um objetivo a ser atingido com seu infográfico

O primeiro passo para conseguir utilizar um infográfico em sua estratégia de marketing de conteúdo é determinar qual será o seu objetivo a ser atingido com este tipo de material. 

Obviamente, uma estratégia irá necessitar de vários conteúdos para chegar a um resultado, mas é importante que cada conteúdo tenha a sua função principal, como elevar seu alcance, informar seus leads a respeito de determinado produto, entre outros pontos específicos.

Ao determinar o objetivo de seu infográfico, será muito mais fácil selecionar as informações mais importantes que devem estar presentes neste material, a forma ideal de elaborar este infográfico, seus elementos visuais e demais detalhes para que seja ainda mais produtivo em sua estratégia.


2 – Escolha imagens adequadas ao seu objetivo para montar seu infográfico

As imagens são essenciais em um infográfico, pois são responsáveis pela maior parte de seu espaço, o que torna este material mais visualmente agradável em relação a outros tipos de conteúdo que contenham apenas textos.

A escolha dessas imagens deve ser feita sempre de modo que seu público compreenda o assunto de seu infográfico assim que o visualize, o que fará com que tenham um maior interesse em observar os detalhes e, assim, receber todas as informações transmitidas em seu conteúdo.

Em muitos infográficos, uma boa escolha de imagens pode ajudar a reduzir, ou até mesmo excluir, a necessidade de textos, de forma que o infográfico fique ainda mais compreensível e agradável ao público visualmente.


3 – Faça textos curtos e diretos

Embora as imagens sejam importantes e possam ajudar a diminuir a necessidade de textos em um infográfico, este ainda é um elemento que deve ser muito bem trabalhado, pois é a principal forma de transmitir informações mais detalhadas ao seu público-alvo.

Para ter um melhor aproveitamento do espaço em seu infográfico e evitar o excesso de informações, é importante que os textos sejam simples, curtos e diretos em um infográfico, com um tamanho de, no máximo, duas ou três linhas dentro de seu espaço. Isto irá contribuir para uma melhor compreensão do infográfico por parte do público, o que permitirá atingir seus objetivos de maneira mais rápida.


4 – Escolha cuidadosa das cores utilizadas em seu infográfico

Em um conteúdo que é essencialmente visual, o uso das cores corretas é fundamental para que o infográfico seja um material eficiente em sua estratégia de marketing de conteúdo. O uso de cores corretas aumenta a aceitação visual do conteúdo e faz com que mais pessoas consumam suas informações de forma completa.

De maneira geral, o correto é utilizar três cores em um infográfico, com uma proporção de 60%, 30% e 10% para cada cor escolhida. Outra dica importante é utilizar cores que estejam de acordo com as cores da marca de sua empresa, sua logo e os tons utilizados em suas páginas, o que irá criar uma maior naturalidade deste elemento em suas páginas.


5 – Utilize CTAs em seus infográficos

Todos os profissionais que já atuaram com marketing digital e marketing de conteúdo sabem a importância de que cada conteúdo leve as pessoas a realizarem alguma determinada ação, como download de algum material disponibilizado em suas páginas, cadastros em uma newsletter, resposta de questionários, ou até mesmo compras de produtos ou serviços, o que é possível graças ao uso de um CTA em seus conteúdos, que leva a pessoa a realizar estas ações.

Esta importância se faz presente também nos infográficos que, como qualquer outro conteúdo em uma estratégia de marketing, também deve levar seu público a realizar uma determinada ação, para que este material cumpra com o seu objetivo e contribua para que sua empresa tenha resultados cada vez melhores.

Assim, com estas dicas e os passos a serem seguidos para elaborar um infográfico eficiente, este tipo de material pode ser utilizado de forma muito positiva na estratégia de marketing de conteúdo de sua empresa, de forma que eleve seu alcance, contribua para uma afirmação de sua marca dentro do seu segmento comercial, e resulte em um aumento de vendas e lucros para sua empresa.

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