Aprenda a usar o User Experience (UX) no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta cada vez mais importante para que todas as empresas consigam obter melhores resultados em seus segmentos, pois oferece ao público algo muito mais do que a simples publicidade de sua marca, produtos e serviços. Por meio do marketing de conteúdo, as empresas podem oferecer informações e conhecimento ao seu público-alvo, de forma que se tornem muito mais relevantes para estas pessoas.

Porém, embora já apresente bons resultados e consiga aproximar as marcas de seus clientes, o marketing de conteúdo está em constante evolução, em uma busca por diferenças que ajudem as empresas a se tornarem ainda mais importantes para as pessoas. Uma maneira de conseguir fazer essa aproximação é o User Experience ou simplesmente UX.

O User Experience (UX), como sua tradução literal já indica, baseia-se na experiência dos usuários, ou seja, as emoções que um determinado produto ou serviço gera em um cliente, de acordo com experiências anteriores. Assim, o UX é uma ferramenta de captação de clientes através do seu lado emocional, que pode fazer com que mais pessoas se sintam bem ao consumir o conteúdo de sua empresa e, consequentemente, também ao comprar seus produtos e serviços.

Esse tipo de ação não é exatamente uma novidade para as empresas, que sempre buscam emoções através do design de produtos, logos, marcas, entre outros. Porém, o diferencial é a utilização da emoção gerada pelo UX no marketing de conteúdo, ou seja, buscar melhores resultados através de conteúdos que consigam ligar os clientes a boas experiências anteriores.

Para que isso seja possível, no entanto, é preciso que o conteúdo seja produzido, desde o início, através do User Experience (UX), para conseguir atingir não apenas o lado racional de seu público, mas também fazer com que sinta um forte impulso emocional. Assim, será muito mais fácil gerar ações destas pessoas, como cadastros, preenchimento de formulários e até mesmo compras, motivadas pelo uso do UX em seu trabalho.


Como aplicar os conhecimentos de User Experience (UX) em seu marketing de conteúdo

Confira, a seguir, quais são os pontos fundamentais que seu conteúdo deve reunir e o que é preciso fazer para conseguir aplicar de forma efetiva o User Experience (UX) no seu marketing de conteúdo e, assim, gerar resultados muito melhores - desde a maior aproximação de sua marca dos clientes até melhores números de venda e mais lucros para sua empresa:

1 – Seu conteúdo precisa despertar emoções positivas

A base para um bom uso do User Experience (UX) em seu marketing de conteúdo é fazer com que os seus conteúdos consigam gerar emoções positivas ao público-alvo, pois é esse tipo de sensação que faz com que as pessoas tenham maior interesse em seguir sua página e realizar as ações desejadas por sua empresa. Assim, a partir desse despertar de emoções positivas, é possível direcionar e controlar o público-alvo, o que permite que seu marketing de conteúdo chegue a resultados muito mais expressivos.

Para que se consiga realizar essa ação, de despertar um sentimento positivo em seu público, é muito importante que antes da produção do conteúdo você consiga definir, de forma bastante detalhada, as características e interesses de seus clientes. Isso é muito importante para definir a linguagem utilizada e quais pontos podem atingir diretamente as emoções dessas pessoas, de modo que se consiga fazer com que sintam uma maior empatia por seu conteúdo logo de início.

2 – Seu conteúdo deve ser emocionalmente complexo

Além de conseguir despertar o User Experience de seu público, é importante também que o conteúdo consiga manter esse aspecto ao longo de todo o material. Ou seja, não basta apenas despertar emoções e sentimentos positivos no público e, em seguida, o conteúdo se tornar frio e distante – o que pode fazer com que as pessoas percam essa sensação inicial.

Dessa maneira, seu conteúdo deve ser emocionalmente complexo, o que significa manter um aspecto emocional ao longo de todo o conteúdo, e não apenas em seu início ou final. Isso irá ajudar a manter o público conectado emocionalmente com o seu trabalho e irá gerar uma aproximação muito mais rápida das pessoas para com sua marca, que passará a ser aceita de forma muito mais fácil pelos clientes.

No entanto, isso não significa que o conteúdo deve apenas ser focado no lado emocional. É preciso que se mantenha a qualidade, valor de informações e relevância – sem perder a linha emocional que mantém o público mais próximo de seu conteúdo. Com essa união de aspectos de informação, qualidade, relevância e emocional, o marketing de conteúdo poderá apresentar resultados muito mais positivos em relação aos conteúdos tradicionais que não utilizam o UX.

3 – É importante inserir um elemento surpresa em seus conteúdos

Um dos pontos que mais gera resultados positivos com relação ao User Experience é a inserção de elementos surpresas em seu conteúdo, de modo que esse conteúdo possa gerar um sentimento ainda mais forte em seu público e marcar seu UX. Dessa maneira, um conteúdo que não ofereça algo inesperado ao consumidor será facilmente esquecido em pouco tempo.

Diferentemente, um conteúdo que apresente este elemento surpresa consegue gerar uma imagem muito mais fixa em seu público, que faz com que a sua empresa consiga uma melhor sedimentação de sua marca. Ou seja, o elemento surpresa dentro de um conteúdo não só gera uma melhor imagem de sua marca, mas faz com que essa seja fixada de maneira emocional no UX de seu público-alvo, o que proporciona uma aproximação ainda maior entre cliente e empresa e eleva de maneira exponencial suas chances de melhores resultados.

Assim, é preciso que seu conteúdo seja conduzido de forma a despertar uma emoção positiva no público em seu início, manter uma linha emocional ao longo desse conteúdo e finalizá-lo com um elemento surpresa. Com essas características, seu conteúdo poderá se destacar dos demais, de modo que transmita informações relevantes ao público e gere não apenas conhecimento, mas também emoções sobre sua marca.

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