Aprenda 2 maneiras de divulgar conteúdo no Google

É inegável o poder essencial do Google na internet. O site mais visitado do mundo é também o líder de um grupo que incluem outras plataformas muito bem-sucedidas, ferramentas e aplicativos. Estar presente na plataforma é essencial para se manter ativo no mercado e disponível para as mais de 2 bilhões de usuários que o acessam por mês. 

A quantidade de visitas só não é maior que a base de dados do Google, em que sites, blogs e páginas disputam vigorosamente as primeiras posições nas buscas por palavras-chave. A plataforma é, de fato, uma excelente oportunidade de ampliar tráfego e aumentar a conversão de clientes, mas é preciso um bom planejamento para se destacar da concorrência e divulgar seu conteúdo no Google. 


As formas de divulgação do Google

Toda empresa quer criar uma boa carteira de clientes e ver seus negócios expandirem, seja qual for seu tamanho ou especialização. Mas, para que isso aconteça, ela precisa se tornar conhecida, principalmente para o seu público-alvo, e atualmente a melhor forma para que isso aconteça é através da internet. 

Ter uma presença digital forte requer um bom planejamento de marketing para identificar algumas das centenas de possibilidades estratégicas disponíveis e que seja mais indicada para atingir suas metas traçadas. Nelas serão identificadas personas, canais de comunicação e conteúdos que serão necessários para atingir os objetivos finais. 

Com tantas possibilidades, podemos definir o marketing digital sobre dois pontos de vista: o inbound e o outbound. O inbound marketing utiliza técnicas que visam atrair o público-alvo até seu canal de comunicação, sem ser invasivo e obedecendo ao seu tempo e escolhas. A principal ferramenta utilizada é a produção de conteúdos relevantes, que visam criar um elo com o usuário, até que ele se sinta preparado para adquirir o produto ou serviço. 

Já o outbound marketing segue regras semelhantes ao marketing tradicional, mas dentro do ambiente digital. São criados anúncios expostos em canais de comunicação com bastante visualização, para motivar o internauta a clicar no link e ir até o site para conhecer melhor o que está sendo divulgado. Nessa categoria também estão incluídas as táticas de e-mail marketing, como envio de material para clientes segmentados. 

O Google consegue absorver os dois tipos de marketing digital, com uma capacidade ímpar de proporcionar um excelente retorno. Muitos profissionais de marketing afirmam que a chave do sucesso é ter uma presença sólida no Google e diante dos resultados apresentados, eles estão no caminho certo. Embora não baste estar nas primeiras posições das pesquisas para estourar o negócio, essa relevância ajuda muito a chegar lá. 

Abaixo, listamos 2 maneiras de divulgar seu conteúdo no Google, para se destacar no mercado e atingir suas metas no negócio:


1 – SEO 

A utilização de técnicas do SEO tem como objetivo levar a página, site ou blog as primeiras posições após uma busca por palavra-chave. Os resultados tendem a surgir em médio e longo prazo, exigindo paciência e foco para atingir os objetivos.

Esse procedimento é gratuito, mas é preciso conquistar boas pontuações nos algoritmos do Google, que possuem mais de 200 tipos de avaliações para classificar uma página. O procedimento é rigoroso e vem do interesse da plataforma em oferecer ao seu usuário, uma experiência mais ampla e segura sobre o que ele deseja saber. 

Uma das vantagens do SEO é o baixo custo, já que os resultados são orgânicos e os valores investidos são para custeio dos profissionais e em melhorias para o próprio site. É trabalho do SEO observar cada detalhe do site, especialmente a relevância e adequação do conteúdo para seu público-alvo, palavras-chave mais adequada, title page, URL amigáveis, backlinks, headings tags, link building, autoridade da página e muito mais. 

O SEO é fundamental para qualquer marca que busca relevância e visibilidade. Estar presente, de forma orgânica nos primeiros resultados do Google é sinônimo de conversão e tráfego. Afinal, o usuário está em busca de uma solução para sua questão e o Google indica para ele o que acredita ser o melhor dentro de seu banco de dados. 

 

2 - Links Patrocinados

Outra forma de divulgar conteúdo no Google é através dos links patrocinados. Disponíveis pelo Google Ads, são criados blocos que podem ter o mesmo formato dos links orgânicos listados na página de busca, mas que se identificam como anúncios. 

A ferramenta de publicidade do Google é bastante conhecida pelos ótimos resultados que proporciona. Afinal, ela também pode colocar sua página ou site no topo, de forma mais rápida, e oferece bastante visibilidade, mas é preciso passar por uma seleção semelhante ao dos métodos orgânicos. 

O Google utiliza algoritmos para identificar falhas, a relevância do conteúdo e a segurança do link para manter a qualidade do que oferece ao seu usuário. O rigor não é o mesmo dos padrões orgânicos, mas há uma exigência implícita de ser um site de qualidade mesmo que pago para ter destaque. 

O processo é fácil, basta criar uma conta no Google Ads, escolher uma forma de pagamento e o tempo de divulgação, segmentar seu público e criar o anúncio. Se a palavra-chave tiver uma concorrência mais baixa, é bem mais provável que seu anúncio tenha uma boa posição na primeira página, mas se for mais concorrida será preciso passar por um leilão para conquistar a melhor colocação. A dica é começar com valores pequenos, para entender melhor a plataforma e focar as estratégias de acordo com a recepção do público. 

Você pode direcionar o anúncio para seu público, segmentá-lo, manter um total controle do texto e elementos que serão projetados, assim como ter a mensuração sobre o seu andamento. É possível alterar os anúncios casos os resultados não estejam sendo positivos como o planejado, sem que exista algum custo adicional. Essa flexibilidade ajuda a entender o comportamento do público, ajudando a aprimorar as próximas campanhas.

Outro ponto importante é que não há anúncios só para o site de buscas, mas é possível estar presente em outras plataformas do Google, como o Youtube e o Google Maps. O Google Ads apresenta as possibilidades, assim como os custos, para que sua estratégia possa ser posta em prática com o melhor resultado possível. 

O mais indicado para uma campanha promissora é utilizar o SEO e o Google Ads juntos. Ambos podem ser complementares e ajudar a ampliar a visibilidade da empresa, dar a ela relevância e autoridade dentre a concorrência. 

O Google é um site importantíssimo para o marketing digital, sendo fundamental manter a marca em destaque através de sites e blogs com conteúdos de qualidade. E, para que seu conteúdo seja o melhor possível, vale contar com a ajuda de uma agência especializada, certo? Entre em contato com a RedaWeb pelo site ou ligue para 0800 750 5564 para saber mais sobre os nossos planos de produção de conteúdo.