As medidas do ROI para uma assessoria de imprensa

O trabalho de uma assessoria de imprensa é algo cada vez mais importante para qualquer empresa, pois é por meio deste setor que se pode conseguir um maior destaque nas mídias sociais, com o aumento da relevância de sua marca e a possibilidade de transmitir maior confiabilidade ao público, além de ampliar o seu número de clientes.

Mas, existe uma grande diferença na relação entre ter sua marca exposta por meio de diferentes tipos de canais online e ter um crescimento gerado por esta exposição, que leva a um aumento do valor de sua marca. Este é o objetivo da assessoria de imprensa: conseguir gerar uma valorização de sua marca, e não apenas uma exposição que não traga resultados.

Desta maneira, é necessário fazer um investimento para poder contar com uma boa equipe de assessoria de imprensa, a qual deve possuir profissionais qualificados, para que possam desempenhar esta função da maneira mais positiva para a sua empresa, com a apresentação de bons resultados.

Porém, é neste ponto que muitas empresas têm encontrado grandes dificuldades na mensuração destes resultados apresentados pela presença da assessoria de imprensa.

A principal métrica que serve para a identificação do retorno sobre o seu investimento é o ROI (Return On Investiment), bastante conhecido por sua importância em campanhas de marketing, por exemplo. Quanto maior for o ROI acompanhado durante estas campanhas, melhor é o seu retorno, sempre baseado em relação ao investimento inicial realizado.

No entanto, o ROI tende a ser baseado em relação ao aumento de clientes e de vendas realizadas por meio de uma determinada campanha de marketing. Isso não se aplica à assessoria de imprensa, pois se trata de um setor que tem como principal objetivo a divulgação, relevância e conteúdo da marca, de forma que nem sempre seja voltado de forma direta para as campanhas de vendas.

Esta dificuldade de aplicar o cálculo de ROI em sua assessoria de imprensa não significa que este valor não deve ser observado, pois assim como qualquer outro setor de sua empresa, a assessoria também deve gerar retorno, para que não seja um investimento perdido. Para conseguir, então, medir o retorno oferecido pelo trabalho de sua assessoria de imprensa, existem algumas métricas que permitem saber qual a porcentagem de seus resultados pode ser atribuída à atuação deste setor e seus profissionais.


As medidas que devem ser observadas para conhecer o ROI de sua assessoria de imprensa

Confira, a seguir, quais são as métricas que permitem identificar o retorno que sua assessoria de imprensa tem gerado para sua empresa, diferenciando estes resultados do tráfego normal de suas páginas:


1- Geração e conversão de leads

Todo o conteúdo postado por uma empresa na internet possui um objetivo principal, independente do segmento desta empresa: a geração de novos leads.

Os leads são consumidores de seu conteúdo que possuem mais chances de se tornarem seus clientes, por meio da compra de seus produtos ou serviços, de forma que isto possua um impacto direto em seus resultados, com o consequente aumento de suas vendas e de seus lucros.

Para que isto aconteça, os leads são captados por meio do conteúdo que é produzido pela sua assessoria de imprensa, além de ser alimentados da mesma forma, com o recebimento frequente de novos conteúdos. Ou seja, estes leads recebem conteúdos que levam estas pessoas a conhecer a importância de seu produto ou serviço, o que acontece durante algum tempo, para que posteriormente possam fazer a opção de compra dos seus produtos ou serviços.


2 – Acompanhamento de hashtags personalizadas

O trabalho de uma assessoria de imprensa é focado, especialmente, na produção de conteúdo que sirva para divulgar e aumentar a relevância de sua marca, de modo que a sua empresa consiga atrair um maior número de clientes que irá consumir os seus produtos ou serviços.

Porém, é preciso que se saiba qual a aceitação de seu público-alvo a respeito destes conteúdos, uma vez que é por meio de uma boa aceitação que se conseguirá obter melhores resultados e o retorno sobre seu investimento.

Assim, a criação de hashtags personalizadas em seu conteúdo é uma excelente maneira de acompanhar a forma como o seu público interage com sua empresa e a sua aceitação, pois estas diferenciam o seu conteúdo dos demais.


3 - Monitoramento de redes sociais

Uma das maiores atuações da assessoria de imprensa está relacionada à presença da empresa e sua marca nas redes sociais, nas quais existe uma grande possibilidade de se aproximar do público.

Isto faz com que o acompanhamento das plataformas de mídias sociais permita que se conheça a opinião do público a respeito de sua marca, de maneira a identificar os possíveis pontos a serem melhorados no trabalho da assessoria de imprensa no contato com o público por meio destas plataformas, bem como a aceitação do conteúdo compartilhado nas redes sociais.

É importante que este acompanhamento seja feito em todas as plataformas sociais em que a empresa está presente. Desta forma, será possível conhecer o retorno completo do trabalho de sua assessoria de imprensa, sem deixar de fora qualquer um de seus investimentos.


4 - Link Building

Um dos principais pontos que fazem um site ou página da internet possuir maior destaque nos buscadores, como por exemplo, o Google, é o link building, que indica o número de links confiáveis da internet que levam para suas páginas.

Isto acontece devido ao fato de que o algoritmo do Google entende que, se um determinado site é indicado por várias páginas confiáveis, ele possui uma grande relevância e confiabilidade para o público. Assim se consegue um destaque muito maior e a atenção de mais visitantes, o que amplia as chances de sua geração de leads.


5 - Rastreamento de acessos

O rastreamento de acessos de seus visitantes permite saber qual a origem destas visitas, de maneira a complementar o link building e ter um maior conhecimento a respeito de quais estratégias e conteúdos apresentam maior efetividade.

Isto facilita muito a visualização de estratégias positivas, com a possibilidade de que seus erros sejam corrigidos a tempo, da mesma maneira que se pode fazer com campanhas de marketing, o que evita o prejuízo que poderia ser gerado por meio da insistência em estratégias equivocadas.

Agora que você sabe como medir o ROI de sua assessoria de imprensa, coloque este conhecimento em prática e saiba quanto seu investimento nesta área possui de retorno, para melhorar ou seguir com suas estratégias.

Para que sua assessoria de imprensa tenha um bom retorno, é sempre importante contar com o melhor conteúdo para seus seguidores e visitantes. Entre em contato agora mesmo com a RedaWeb pelo site, ou ligue para 0800 750 5564, e assine o plano de produção de conteúdo que mais se adeque às necessidades de sua empresa!