Blog As palavras-chave são a solução do marketing de conteúdo? Descubra aqui!

As palavras-chave são a solução do marketing de conteúdo? Descubra aqui!

As palavras-chave são a solução do marketing de conteúdo? Descubra aqui!

As palavras-chave são instrumentos fundamentais para a pesquisa na internet. Elas podem ser compostas por um ou mais termos e representam a forma como um determinado usuário escreve a sua dúvida nos principais mecanismos de busca.

Logo, ainda que este termo seja autoexplicativo, é interessante ressaltar a importância das palavras-chave para o Marketing de Conteúdo. Ao definir o termo de busca correto para uma página, os buscadores recebem a mensagem correta sobre o assunto tratado ao longo do texto.

Assim, este artigo visa abordar a importância das palavras-chave para o Marketing de Conteúdo destacando como elas podem potencializar os resultados de uma empresa.

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo pode ser compreendido como uma estratégia focada no engajamento do público-alvo. Desse modo, ele ajuda no crescimento da rede de clientes de uma determinada empresa por meio da geração de conteúdo de valor.

Logo, as postagens em redes sociais e sites servem para atrair e criar uma percepção positiva a respeito da marca. Então, tudo o que é compartilhado nos canais da empresa precisa ser pensado para trazer benefícios para as pessoas que leem.

Além de ser útil, o conteúdo ainda precisa transmitir a mensagem correta para o público, de modo que a sua visão a respeito da empresa se torne mais positiva. Como os clientes são propensos a fazer negócios com marcas que estão alinhadas com as suas visões de mundo, isso pode contribuir para a fidelização.

O que são palavras-chave?

As palavras-chave são instrumentos de busca. Quando uma pessoa deseja ter a sua dúvida respondida por uma ferramenta dessa natureza, utiliza alguns termos que podem retornar os resultados desejados. Diante disso, a importância de usar estas palavras corretamente se faz notar com facilidade.

Assim, é interessante destacar que as palavras-chave devem ser consideradas como direcionamento para a criação de conteúdo, seja nas redes sociais ou nos sites de uma empresa.

Ao escolher corretamente estes termos, a marca será capaz de atrair os consumidores que deseja porque o seu conteúdo será exibido para este público.

Qual é a importância das palavras-chave para o Marketing de Conteúdo?

Quando bem encaixadas em um determinado conteúdo, as palavras-chave podem abrir várias portas no âmbito da internet. Para os negócios, elas fazem diferença nas métricas como compartilhamentos e curtidas, visto que ajudam os posts a chegar àqueles que poderiam consumi-los.

Além disso, a sua importância se faz notar na medida em que a competitividade na internet é muito maior, independente da área de atuação de uma empresa. Assim, ao usar uma boa estratégia de palavras-chave, uma marca pode conseguir se destacar nos buscadores, encurtando a distância entre ela e o público.

Logo, tudo isso serve para destacar que não basta escolher qualquer termo de busca associado ao nicho de mercado. É preciso que eles sejam pensados de forma cuidadosa e estratégica, de maneira que sejam capazes de garantir destaque.

A principal via para conseguir fazer isso é se perguntar o motivo para o uso das palavras-chave no conteúdo. A partir deste questionamento é possível definir as etapas do funil de conversão.

Em linhas gerais, um funil serve para perceber em qual nível da escala de consciência os consumidores estão, visto que é possível encontrar todos os tipos de público através da internet.

Assim como existem pessoas que já têm um conhecimento significativo sobre o produto ou serviço que uma marca vende, outras podem estar no seu primeiro contato e precisam ser informadas de forma mais profunda a respeito disso.

Então, as palavras-chave são capazes de fornecer este direcionamento, especialmente no caso das pessoas que ainda não estão completamente convencidas a comprar. Entretanto, elas também podem ser eficientes para pessoas que estão no meio do funil de vendas.

Quando isso acontece, em geral, os consumidores estão indecisos entre os serviços de algumas marcas e estão pesquisando detalhes para fazer uma escolha. É exatamente neste ponto que aparecer para eles nos mecanismos de busca é fundamental.

Diante disso, é importante ressaltar que cada grupo do funil de vendas precisa de palavras-chave e conteúdos específicos. O caminho para determiná-los é investir no conhecimento da persona que vai ler cada material publicado nos canais da empresa.

Como definir as melhores palavras-chave para um conteúdo?

A análise das palavras-chave deve ser feita de forma cuidadosa. Ainda que a empresa já possua algumas ligadas ao seu nicho de mercado, elas devem ser consideradas somente o começo da sua estratégia.

Assim, para maximizar os resultados é preciso considerar outros fatores e escolher termos mais específicos. Estas questões serão explicadas em maiores detalhes a seguir.

Tenha clareza sobre a persona

Determinar a persona de cada conteúdo é fundamental para escolher as suas palavras-chave, uma vez que o material precisa responder às dúvidas o público. Somente dessa forma ele será visto como algo útil.

Então, procure entender como o público procuraria alguma coisa na internet e o tipo de resposta que ele gostaria de encontrar.

Trace objetivos claros para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo

As estratégias de Marketing de Conteúdo precisam passar por um planejamento claro, no qual devem ser traçados objetivos. Isso facilitará a definição das palavras-chave da marca, visto que o objetivo serve para orientar todas as ações tomadas pela empresa.

Portanto, se a ideia for aumentar as vendas dos produtos, os termos de busca devem ser direcionados para o impulsionamento das compras. Logo, palavras-chave como “review”, “as vantagens”, entre outras, ganham uma importância fundamental para a estratégia de Marketing de Conteúdo.

Esteja atento à concorrência

Ao observar as ações da concorrência, uma marca pode ter uma ideia mais clara das palavras-chave que tornarão o seu conteúdo visível para o público. Isso acontece especialmente no caso das empresas que possuem grandes concorrentes.

Provavelmente tais negócios terão abordagens interessantes para as suas estratégias de conteúdo, o que pode servir de inspiração. Desse modo, pesquisar a concorrência serve para determinar o que não está sendo feito pela sua marca, mas deveria.

Use ferramentas práticas para encontrar as palavras-chave

Pela importância que os mecanismos de busca têm para o tráfego orgânico, atualmente existem várias ferramentas que ajudam empreendedores a encontrar as melhores palavras-chave para as suas estratégias de Marketing de Conteúdo. A principal delas é o Google Keyword Planner, criado pelo próprio Google para gerar campanhas mais otimizadas. Por meio dele é possível fazer diagnósticos das estratégias aplicadas e identificar o que está funcionando ou não. Além disso, os dados podem ser exportados em planilha, o que torna análise simplificada.

Por fim, vale ressaltar que as palavras-chave sementes são úteis, mas nem sempre representam os melhores termos para trabalhar um conteúdo específico. Desse modo, é importante lembrar-se que as palavras mais genéricas são muito disputadas e conseguir ranqueá-las é uma tarefa complexa, em especial para o curto prazo. Gostou do conteúdo? Visite o site da RedaWeb para encontrar mais posts como este.

Caso queira contratar um plano de produção de conteúdo, entre em contato através do telefone 0800 750 5564.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
as-palavras-chave-sao-a-solucao-do-marketing-de-conteudo-descubra-aqui analise-da-concorrencia-ferramentas-que-podem-ajudar -banco-de-imagens-gratuitos-e-pagos-que-voce-precisa-conhecer
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564