As palavras-chave são a solução do marketing de conteúdo? Descubra aqui!
As palavras-chave são instrumentos fundamentais para a pesquisa na internet. Elas podem ser compostas por um ou mais termos e representam a forma como um determinado usuário escreve a sua dúvida nos principais mecanismos de busca.
Logo, ainda que este termo seja autoexplicativo, é interessante ressaltar a importância das palavras-chave para o Marketing de Conteúdo. Ao definir o termo de busca correto para uma página, os buscadores recebem a mensagem correta sobre o assunto tratado ao longo do texto.
Assim, este artigo visa abordar a importância das palavras-chave para o Marketing de Conteúdo destacando como elas podem potencializar os resultados de uma empresa.
O que é Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo pode ser compreendido como uma estratégia focada no engajamento do público-alvo. Desse modo, ele ajuda no crescimento da rede de clientes de uma determinada empresa por meio da geração de conteúdo de valor.
Logo, as postagens em redes sociais e sites servem para atrair e criar uma percepção positiva a respeito da marca. Então, tudo o que é compartilhado nos canais da empresa precisa ser pensado para trazer benefícios para as pessoas que leem.
Além de ser útil, o conteúdo ainda precisa transmitir a mensagem correta para o público, de modo que a sua visão a respeito da empresa se torne mais positiva. Como os clientes são propensos a fazer negócios com marcas que estão alinhadas com as suas visões de mundo, isso pode contribuir para a fidelização.
O que são palavras-chave?
As palavras-chave são instrumentos de busca. Quando uma pessoa deseja ter a sua dúvida respondida por uma ferramenta dessa natureza, utiliza alguns termos que podem retornar os resultados desejados. Diante disso, a importância de usar estas palavras corretamente se faz notar com facilidade.
Assim, é interessante destacar que as palavras-chave devem ser consideradas como direcionamento para a criação de conteúdo, seja nas redes sociais ou nos sites de uma empresa.
Ao escolher corretamente estes termos, a marca será capaz de atrair os consumidores que deseja porque o seu conteúdo será exibido para este público.
Qual é a importância das palavras-chave para o Marketing de Conteúdo?
Quando bem encaixadas em um determinado conteúdo, as palavras-chave podem abrir várias portas no âmbito da internet. Para os negócios, elas fazem diferença nas métricas como compartilhamentos e curtidas, visto que ajudam os posts a chegar àqueles que poderiam consumi-los.
Além disso, a sua importância se faz notar na medida em que a competitividade na internet é muito maior, independente da área de atuação de uma empresa. Assim, ao usar uma boa estratégia de palavras-chave, uma marca pode conseguir se destacar nos buscadores, encurtando a distância entre ela e o público.
Logo, tudo isso serve para destacar que não basta escolher qualquer termo de busca associado ao nicho de mercado. É preciso que eles sejam pensados de forma cuidadosa e estratégica, de maneira que sejam capazes de garantir destaque.
A principal via para conseguir fazer isso é se perguntar o motivo para o uso das palavras-chave no conteúdo. A partir deste questionamento é possível definir as etapas do funil de conversão.
Em linhas gerais, um funil serve para perceber em qual nível da escala de consciência os consumidores estão, visto que é possível encontrar todos os tipos de público através da internet.
Assim como existem pessoas que já têm um conhecimento significativo sobre o produto ou serviço que uma marca vende, outras podem estar no seu primeiro contato e precisam ser informadas de forma mais profunda a respeito disso.
Então, as palavras-chave são capazes de fornecer este direcionamento, especialmente no caso das pessoas que ainda não estão completamente convencidas a comprar. Entretanto, elas também podem ser eficientes para pessoas que estão no meio do funil de vendas.
Quando isso acontece, em geral, os consumidores estão indecisos entre os serviços de algumas marcas e estão pesquisando detalhes para fazer uma escolha. É exatamente neste ponto que aparecer para eles nos mecanismos de busca é fundamental.
Diante disso, é importante ressaltar que cada grupo do funil de vendas precisa de palavras-chave e conteúdos específicos. O caminho para determiná-los é investir no conhecimento da persona que vai ler cada material publicado nos canais da empresa.
Como definir as melhores palavras-chave para um conteúdo?
A análise das palavras-chave deve ser feita de forma cuidadosa. Ainda que a empresa já possua algumas ligadas ao seu nicho de mercado, elas devem ser consideradas somente o começo da sua estratégia.
Assim, para maximizar os resultados é preciso considerar outros fatores e escolher termos mais específicos. Estas questões serão explicadas em maiores detalhes a seguir.
Tenha clareza sobre a persona
Determinar a persona de cada conteúdo é fundamental para escolher as suas palavras-chave, uma vez que o material precisa responder às dúvidas o público. Somente dessa forma ele será visto como algo útil.
Então, procure entender como o público procuraria alguma coisa na internet e o tipo de resposta que ele gostaria de encontrar.
Trace objetivos claros para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo
As estratégias de Marketing de Conteúdo precisam passar por um planejamento claro, no qual devem ser traçados objetivos. Isso facilitará a definição das palavras-chave da marca, visto que o objetivo serve para orientar todas as ações tomadas pela empresa.
Portanto, se a ideia for aumentar as vendas dos produtos, os termos de busca devem ser direcionados para o impulsionamento das compras. Logo, palavras-chave como “review”, “as vantagens”, entre outras, ganham uma importância fundamental para a estratégia de Marketing de Conteúdo.
Esteja atento à concorrência
Ao observar as ações da concorrência, uma marca pode ter uma ideia mais clara das palavras-chave que tornarão o seu conteúdo visível para o público. Isso acontece especialmente no caso das empresas que possuem grandes concorrentes.
Provavelmente tais negócios terão abordagens interessantes para as suas estratégias de conteúdo, o que pode servir de inspiração. Desse modo, pesquisar a concorrência serve para determinar o que não está sendo feito pela sua marca, mas deveria.
Use ferramentas práticas para encontrar as palavras-chave
Pela importância que os mecanismos de busca têm para o tráfego orgânico, atualmente existem várias ferramentas que ajudam empreendedores a encontrar as melhores palavras-chave para as suas estratégias de Marketing de Conteúdo. A principal delas é o Google Keyword Planner, criado pelo próprio Google para gerar campanhas mais otimizadas. Por meio dele é possível fazer diagnósticos das estratégias aplicadas e identificar o que está funcionando ou não. Além disso, os dados podem ser exportados em planilha, o que torna análise simplificada.
Por fim, vale ressaltar que as palavras-chave sementes são úteis, mas nem sempre representam os melhores termos para trabalhar um conteúdo específico. Desse modo, é importante lembrar-se que as palavras mais genéricas são muito disputadas e conseguir ranqueá-las é uma tarefa complexa, em especial para o curto prazo. Gostou do conteúdo? Visite o site da RedaWeb para encontrar mais posts como este.
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