As pessoas não estão acessando seu blog? Conheça os 4 erros principais

No século XXI é difícil encontrar uma empresa que não marque presença na internet. Afinal, ela não só ocupa o papel antes exercido pelas listas amarelas, como serve para lidar diretamente com o público-alvo. Mas, o que fazer se as pessoas não estão acessando seu blog?

É bastante comum que empresas que estão adentrando no marketing digital se deparem com esta situação. Em geral, ocorre que a maioria das campanhas acaba conquistando um número de visitas mais ou menos estável. O problema é que, com o tempo, elas não só deixam de aumentar, como podem diminuir.

E nem sempre a falta de interesse reflete a qualidade do conteúdo publicado. Há muitas variáveis que podem influenciar neste resultado. Pode ser que você esteja cometendo um deslize em algum dos detalhes importantes para alavancar o seu blog. Neste artigo vamos apontar os 4 erros principais que têm o poder de afetar negativamente as visitas da sua página. Confira a seguir!


As pessoas não estão acessando seu blog? Consideremos alguns fatores

Antes de citar a nossa lista de erros, é preciso esclarecer algumas questões. Em primeiro lugar, há empresas que se sentem frustradas por não conseguirem resultados imediatos com o marketing de conteúdo. No entanto, esta é uma estratégia de médio e longo prazo, que constrói uma audiência.

Consequentemente, é preciso exercitar a paciência se você quiser ver a sua autoridade no mercado aumentar. A respeito disso, os anúncios pagos são um atalho que pode acelerar o processo. É claro que de nada adianta se o material do blog não passar por algumas adequações.

Supondo que tudo seja realizado da forma correta, a partir de então a página será uma fonte gradual de tráfego. Não podemos esquecer também que o seu conteúdo deve lidar com necessidades e desejos do público-alvo. Tendo esclarecido estes pontos, vamos tratar dos erros mais comuns que atrapalham este processo.


1. O design das páginas não é responsivo

A maior parte do acesso brasileiro à internet é feito através de dispositivos móveis, sobretudo, aparelhos celulares. Devido a isto, o design responsivo tornou-se condição indissociável de uma página com bom fluxo de visitantes. Quando o site não apresenta este cuidado afasta boa parte dos usuários.

Se as pessoas não estão acessando seu blog, essa pode ser uma das razões. Portanto, é preciso que cada página da sua empresa na internet possua uma versão amigável para smartphones. Vale a pena considerar até mesmo a inclusão de outros dispositivos móveis, como os tablets.

Não é difícil contratar um serviço especializado ou encontrar plataformas de desenvolvimento com estes recursos disponíveis. A única coisa que você não pode fazer é deixar de lado os usuários mobile. Até porque o seu conteúdo não poderá ser lido se não se adaptar às diferentes telas onde será exibido. Considerando que o desktop já não concentra o maior número de visitantes, invista no design responsivo sem pestanejar.


2. O conteúdo do blog não é atualizado com frequência

Outro erro grave e cometido por muitas organizações é o de não cuidar da frequência com que o blog é atualizado. E neste quesito não falamos apenas do conteúdo textual, mas também do próprio design e funcionalidade das páginas. Neste último, o seu endereço pode acabar tornando-se obsoleto se não passar por atualizações periódicas.

O resultado é que o público não se sentirá atraído o suficiente para conferir o que há na sua página. Se você quer sanar as dúvidas da sua persona e conquistar um bom ranqueamento no Google, cuide deste aspecto. Capriche em cada detalhe, das imagens aos recursos multimídia disponíveis.

Tenha em vista ainda que sites criados em flash podem não indexar os conteúdos. O que acaba por prejudicar o seu posicionamento nos motores de busca. Faça uma revisão destes itens para evitar transtornos. No mais, tenha uma rotina de postagens, mantendo o blog sempre bem alimentado por conteúdo inédito e relevante.


3. As suas páginas não trabalham as técnicas de SEO

As pessoas não estão acessando seu blog? Pode ser que a sua estratégia não inclua um trabalho de SEO. As práticas incluídas no conceito são indispensáveis para um bom posicionamento nos motores de busca. Muitas empresas ainda desconhecem tais regras, fazendo com que suas páginas não fiquem bem ranqueadas no Google.

Sem trabalhar estas técnicas, a visibilidade de um site é infinitamente menor. Novamente, a qualidade do conteúdo não será suficiente para conquistar mais visitas. Aqui é preciso utilizar adequadamente as palavras-chave, por exemplo. Elas devem aparecer em títulos e textos, mas nunca em densidade muito elevada.

Já as frases do conteúdo precisam ser curtas, preferencialmente com 20 palavras no máximo. Links, imagens, e tags HTML precisam de igual atenção para impulsionarem o seu material. É recomendável, inclusive, que se faça um estudo bem aprofundado da sua persona. Assim fica mais fácil empregar palavras-chave assertivas e que se relacionam com dúvidas, necessidades e desejos do consumidor.


4. O conteúdo precisa ser relevante e adequado à sua persona

É importante considerar que um conteúdo de qualidade depende de muitos fatores. A adequação à sua persona é um destes. Pode ser que o seu texto se mostre técnico demais para os leitores, por exemplo. E neste caso, por mais relevante que seja a informação, ela não vai ser devidamente absorvida, gerando rejeição.

Neste caso específico, devemos adaptar o conteúdo para que um público mais leigo entenda melhor o material. É provável, inclusive, que a demanda da sua audiência seja justamente por artigos que possam esclarecer as suas dúvidas técnicas. Lembre-se que o seu blog é uma ponte entre a curiosidade do visitante e as soluções oferecidas pela sua empresa.

Também devemos considerar que o contrário do descrito pode ocorrer. Uma persona altamente especializada demanda um conteúdo mais elaborado. O que não dispensa as regras de SEO e a fluidez do material. Em muitos ramos este se torna um grande desafio, ainda que o equilíbrio seja uma meta possível.


Neste artigo você conferiu os erros que podem explicar porque as pessoas não estão acessando seu blog. Levar esta informação em conta é de grande importância se você quer iniciar uma campanha de marketing digital bem-sucedida. Ignorar estes 4 detalhes essenciais fechará inúmeras oportunidades que poderiam ser conquistadas neste meio. Lembre-se que o seu posicionamento no Google será impactado diretamente por isto.

Para mais detalhes a respeito de Marketing Digital, acesse o nosso blog. Se você quer investir no marketing de conteúdo evitando todos os erros mencionados anteriormente, nós podemos te ajudar. Basta visitar a página da RedaWeb para assinar um plano de produção de conteúdo. Para maiores informações ligue 0800 750 5564. Descubra como alimentar o seu blog com material de qualidade pode aumentar as vendas. Visite a RedaWeb para aprender mais sobre Marketing de conteúdo ou contratar os nossos serviços.