As principais dicas para investir no marketing de conteúdo

Praticamente todas as empresas, de qualquer segmento comercial, já investem em uma boa presença digital como forma de melhorar seus resultados, pois quase todas as pessoas que formam o seu público-alvo está presente na internet, seja conectada em redes sociais, sites de entretenimento, notícias ou quaisquer outros. Ao estarem na internet, estas empresas podem conseguir aumentar o alcance de sua marca e gerar leads que podem se tornar seus clientes por meio da compra de produtos ou serviços.

Isso é possível graças ao marketing digital, por meio do qual as empresas traçam estratégias para que sua marca chegue da melhor maneira possível até este público, de forma que haja uma aproximação entre a empresa e seu público. Uma das principais estratégias de marketing digital, e também uma das mais efetivas, é o marketing de conteúdo, na qual há mais do que apenas propagandas, mas uma transmissão de informações ao público.

Dessa forma, com o marketing de conteúdo, sua empresa passa a ser muito mais relevante para seu público-alvo, uma vez que passa a transmitir informações relevantes sobre seu segmento, sobre seus produtos, os problemas que estes podem ajudar a solucionar, entre outras informações. Assim, ao mesmo tempo em que se divulga a sua empresa e seus produtos, se faz uma educação dos clientes para que saibam a importância de contar com seus produtos e serviços, o que aumenta exponencialmente as suas chances de venda.

No entanto, embora quase todas as empresas estejam presentes na internet, ainda existem muitas que não utilizam o marketing de conteúdo por não saber como investir neste tipo de estratégia, o que leva seus resultados a serem muito inferiores aos que poderiam conquistar com uma boa utilização da estratégia.


As melhores dicas para iniciar o investimento no marketing de conteúdo da sua empresa

Confira, a seguir, as principais dicas para que você possa começar a investir no marketing de conteúdo e elevar os resultados positivos de sua empresa com a utilização desta estratégia.

1 – Defina quais são os objetivos de sua marca com o marketing de conteúdo

Antes de se colocar qualquer estratégia em prática, e mesmo antes do planejamento desta estratégia, é preciso saber quais são os objetivos que sua empresa possui com estas ações, ou seja, o que se espera conseguir, que pode ser um aumento de vendas, maior geração de leads, divulgação da marca, entre outros.

Apenas após esta definição é que se pode começar a planejar a sua estratégia de marketing de conteúdo, pois sem um objetivo, todo o seu trabalho será desperdiçado, uma vez que não haverá como mensurar os seus resultados.

2 – Estabeleça metas a serem cumpridas dentro de um determinado período

Além da definição dos objetivos, é importante que sua equipe de marketing tenha metas a cumprir, sempre dentro de um determinado prazo. Essas metas ajudarão a fazer com que os objetivos sejam atingidos dentro do prazo esperado, pois com uma meta após a outra, será muito mais fácil chegar ao resultado desejado.

Para um melhor acompanhamento de suas metas, as métricas são essenciais, pois são os números que indicam a efetividade de suas ações e os resultados proporcionados pela sua estratégia de marketing de conteúdo, como o alcance de público, taxas de rejeição e aprovação, taxa de conversão, retorno sobre investimento, entre outros.

3 – Determine e conheça a fundo quem é o seu público-alvo

Ainda, antes de tomar qualquer atitude para colocar em prática o seu marketing de conteúdo, é fundamental fazer um trabalho voltado a determinar quem é o seu público-alvo e conhecer melhor os detalhes das pessoas que o compõem, para que, assim, seu conteúdo possa ser produzido especificamente para as pessoas que sua empresa deseja atingir.

Para tornar isso mais fácil, é possível realizar a criação de personas que representem seu público-alvo, de forma que se compreenda os desejos e interesses destas pessoas e se possa trabalhar sempre com a missão de atender a estes pontos de interesse de seus clientes.

4 – Escolha os diferentes tipos de conteúdo que serão utilizados em sua estratégia de marketing de conteúdo

Existem diversos tipos de conteúdo diferentes, porém, nem sempre todos são indicados para uma mesma estratégia de marketing de conteúdo, pois cada público-alvo possui especificações que tornam um destes tipos de conteúdo mais efetivo que outros. 

Assim, a escolha pelos conteúdos mais adequados para o seu público será fundamental para que a sua estratégia tenha melhores resultados, pois um erro pode fazer com que menos pessoas se interessem em consumi-lo e se afastem de sua empresa.

Entre os diferentes tipos de conteúdo que podem ser escolhidos para a sua estratégia, alguns dos principais são os seguintes:

  • Guias;
  • Artigos;
  • Infográficos;
  • E-book;
  • Vídeos,
  • Quizzes;
  • Entrevistas;
  • Listas de utilidades;
  • Tutoriais.

5 – Interaja com seu público

Uma estratégia de marketing de conteúdo pode ser muito mais ampla do que a simples ação de postar conteúdos para que seus seguidores e clientes o consumam, é preciso sempre estar atento à forma como estas pessoas reagem ao seu conteúdo.

Para isso, a interação com o público é essencial, pois permite saber se um determinado tipo de conteúdo está mais perto de atender ao que sua empresa deseja, se o público aceita bem seus conteúdos, se é preciso modificar suas estratégias, ou até mesmo saber o que seu público deseja ver em suas páginas.

Além disso, ao interagir com o público, sua empresa também poderá se tornar muito mais próxima de seu público, que ficará mais atento a suas postagens e apresentará melhores chances de consumir seu conteúdo, o que permite apresentar resultados ainda melhores em sua estratégia de marketing.

6 – Otimize e promova seu conteúdo

Para que seu marketing de conteúdo tenha resultados ainda melhores, é preciso que ele chegue a um maior número de pessoas, o que pode ser feito por meio da otimização e da promoção destes conteúdos. 

A otimização é feita especialmente com o uso de técnicas de SEO, as quais fazem com que os algoritmos dos sites de busca identifiquem seu conteúdo como mais relevante para o público, e o coloque em posições de destaque nos resultados de pesquisas de assuntos referentes ao seu segmento.

Já a promoção de seu conteúdo é feita por meio dos links patrocinados, que necessitam de um investimento maior, mas permitem que seus resultados sejam ainda mais rápidos, e divulgados com maior destaque nos sites de busca, redes sociais ou outras plataformas.

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