Blog As principais questões para construir uma buyer persona

As principais questões para construir uma buyer persona

construir uma buyer persona
A definição do perfil da buyer persona é uma das etapas mais importantes no sucesso do marketing de conteúdo empreendido pela empresa. Além de ser fundamental para as campanhas, conhecer a sua buyer persona também auxilia na elaboração de novos produtos e aprimoramento do serviço prestado.

Se você não sabe com quem está se comunicando e para quem está oferecendo o seu trabalho, dificilmente alcançará o público correto, que irá se relacionar com a sua marca. 

É preciso ter em mente que o consumidor atual não compre apenas o produto ou serviço, e sim toda a experiência. Ele quer se sentir único e validado. E como você poderia oferecer isso, a personalização do serviço, se não o conhece? Não perca mais tempo tentando acertar no escuro: leia nosso artigo para entender melhor o que é uma buyer persona, sua importância e como construir os perfis para sua empresa.

Como construir um perfil de buyer persona

Em poucas palavras, uma buyer persona é o perfil do cliente ideal. Pode ser construída em cima de pesquisas de mercado ou tomando o seu público atual como base, e a sua importância não discrimina o tamanho ou setor de empresas: toda companhia deveria construir o perfil de ao menos uma buyer persona, procurando se aproximar mais de seus clientes.

Com características como nome, faixa etária, gênero, profissão, necessidades e desejos, dentre outros, é possível compreender os seus desejos, suas dores e o modo como se relaciona com as empresas. Assim, você pode falar a sua língua e oferecer o que ele deseja ou precisa.

A definição da buyer persona é feita através de uma pesquisa e não aceita qualquer suposição. Podem ser feitas pequenas pesquisas, como questionários, com seu público atual. Caso você ainda não possua uma carteira de clientes, não há problema em pesquisar sobre o mercado alvo e afins. O que não pode ser feito é inventar as respostas para as questões da “entrevista”.

É comum ter mais de um cliente ideal fazendo parte do seu público-alvo. Logo, o ideal é possuir mais de uma buyer persona. Assim, você consegue levar em conta a outra parte que compra seus produtos e não comete o erro de ignorar essas pessoas em seu marketing.

Confira as perguntas que você não pode deixar de fazer quando for construir o perfil da buyer persona:

Questões que irão lhe ajudar a construir a buyer persona

Olhe para os seus clientes atuais e para seu público-alvo. Quem são eles? O que eles têm em comum e quais características os diferenciam? Há uma série de perguntas que devem ser levantadas durante a pesquisa sobre o cliente ideal, algumas fundamentais e outras que irão proporcionar uma maior personalização do perfil e também a possibilidade de encontrar os influenciadores digitais desse público. 

Nome

A buyer persona precisa ter uma identidade, então escolha um nome para ela. Isso irá facilitar o trabalho de diferentes equipes e em diferentes momentos. Poder diferenciar entre os perfis que foram criados e se referir à buyer persona por um nome agiliza o processo e permite maior proximidade.

Idade

Nossa idade influencia nosso comportamento, desejos, necessidades e dificuldades. Ao determinar a idade do cliente ideal, você terá mais facilidade de entender o que ele quer e precisa.

Gênero

Diferentes produtos e serviços são oferecidos de acordo com o gênero do cliente ideal, assim como a maneira pela qual isso é feito. Além do peso que possui nas escolhas e comportamentos, influenciando como reage às campanhas, também pode ser um fator determinante para como e quando seu público efetua compras.

Cenário familiar

Pense em como você mudou de acordo com quem morava e se relacionava. O mesmo também é verdade para a buyer persona. Uma pessoa solteira que mora sozinha ou divide a casa com amigos não agirá da mesma forma que uma pessoa casada e com filhos ou um jovem que ainda vive com os pais.


Onde mora

Também se deve levar em conta o local da moradia da pessoa, afinal, isso reflete em sua cultura, gostos, comportamento e afins e é um indicador do seu poder aquisitivo, assim como a questão seguinte.

Profissão

Além de fazer parte da construção do perfil e suas particularidades, a profissão da buyer persona irá indicar quanto ela está disposta a gastar em seu produto ou serviço.

Dores e dificuldades

Levante o que é aquilo que incomoda o cliente para poder saber como oferecer soluções.

Desejos

Seus desejos podem estar relacionados às suas dores, ou não. Ter consciência do que ele almeja, independentemente do que o aflige, irá servir como um norte para suas campanhas.

Experiências – boas e ruins

Com a forte presença das redes sociais no nosso cotidiano, ficou mais fácil abranger a pesquisa e incluir questões como essa. Não há mais espaço para aquele marketing que não sabe ser consciente e levar em conta o que ofende e afasta seu público-alvo de sua marca.


Relacionamentos com marcas

Atentar para o histórico de relacionamentos com marcas ajuda a identificar onde, quando e a razão pela qual o seu cliente ideal se afasta ou se fideliza a uma marca, e também a forma como isso acontece.

Essas são as perguntas que não diferem de acordo com o setor ou público-alvo. Fundamentais para a criação de qualquer buyer persona, possuir a resposta para elas é o primeiro passo para uma base sólida de como se comunicar com seus clientes em potencial.

As seguintes questões também devem ser consideradas e podem funcionar como um guia para que você formule as suas próprias:

  • Qual é a sua escolaridade? Como foi sua vivência nos ambientes de ensino?
  • Ela gosta do trabalho que faz e das pessoas com quem trabalha? Gostaria de mudar de área?
  • Quais são as suas responsabilidades? E o que tem como hobby?
  • Quais as principais redes sociais, blogs e sites que frequenta?
  • Quais são os maiores desafios? E sonhos? Quais seriam os empecilhos?
  • Descreva a experiência que deseja e procura quando vai realizar uma compra.
  • Como identificar essa pessoa? Por onde ela anda?
  • Quais seriam as suas objeções aos produtos ou serviços oferecidos?

Conforme você vai fazendo as perguntas fundamentais e conhecendo melhor o seu cliente ideal, pode pensar com maior precisão e facilidade nas questões que são importantes para ele e úteis para você.

Com o perfil da buyer persona em mãos, é possível fazer um marketing personalizado e consciente, com o branding ideal para os clientes em potencial e com mais controle sobre o que deve ser considerado nos planejamentos de diferentes setores da sua companhia.

Não deixe de visitar o nosso site ou entrar em contato conosco através do número 0800 750 5564 caso você queira assinar um pacote de produção de conteúdo que leva em conta, respeita e atende a sua buyer persona, fortalecendo o seu plano de marketing.

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