As vantagens de investir no e-mail marketing

Alto engajamento, comunicação direcionada e possibilidade de personalização são algumas das diversas vantagens que uma empresa tem ao investir no e-mail marketing. 

A produção de conteúdos de marketing está cada vez mais voltada para as redes sociais e mídias pagas, mas, apesar de esses canais também terem grande importância, o e-mail não pode ser esquecido. Isso porque a estratégia permanece muito relevante no meio digital, garantindo resultados super eficazes quando bem utilizada.

Ainda não conhece os benefícios desse canal de comunicação? Então continue a leitura e veja 7 vantagens de se investir no e-mail marketing.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é um dos vários canais de comunicação utilizados pelo Marketing Digital, assim como as redes sociais e os blogs, por exemplo. Ele se caracteriza pela comunicação que acontece entre a empresa e seus contatos através do e-mail.

Essa comunicação pode envolver diversos formatos, como texto, vídeo e imagens, e conter desde produtos e promoções até conteúdos em geral para troca de informações e construção de relacionamentos com os clientes em potencial. 

E, com todas as suas características, a estratégia consegue trazer resultados muito positivos para a empresa. Confira algumas dessas vantagens!

1 - Grande alcance

No último ano, o número de contas ativas de e-mails no mundo chegou a 5,6 bilhões, de acordo com um estudo do Statista. Ou seja, quase todo mundo está no e-mail, incluindo seu público-alvo.

Isso acontece porque ele é uma ferramenta simples, que já foi incorporada ao cotidiano de quem usa a internet, até por ser exigido para realização de vários processos online. 

Com o avanço das redes sociais, muitas pessoas chegaram a acreditar que o e-mail desapareceria, mas as estatísticas confirmam que isso está longe de acontecer. Na verdade, um estudo da MarketingSherpa apontou que 72% dos consumidores ainda preferem esse canal para receber comunicações das marcas.

A não ser que o endereço eletrônico esteja errado, você tem a garantia de que a mensagem chegará até o usuário. Como a maioria das pessoas confere o e-mail quase todos os dias, as chances de que elas leiam sua mensagem, ou, ao menos, vejam o nome da empresa na caixa de entrada, fazendo com que ela seja lembrada, é muito maior.

Já as redes sociais, apesar de também serem ótimos canais de comunicação, costumam ser vistas com menos compromisso. Ninguém consegue acompanhar os posts de todas as páginas que segue, então as chances de que sua mensagem chegue ao público é mais limitada, dependendo muito dos algoritmos.

2 - Público mais interessado

Uma das maiores vantagens do e-mail marketing é o fato de ele ser baseado na permissão da pessoa. Em geral, se você cadastra o usuário na sua lista de e-mails, foi porque ele te deu essa oportunidade, ou seja, já está envolvido com a empresa e demonstrou certo interesse.

Isso significa que esta audiência está bem mais próxima de você do que a de outros canais. Dessa forma, o e-mail marketing é muito eficiente para construção e fortalecimento de relacionamentos, seja com leads ou clientes, já que a possibilidade de que eles queiram ver o que você tem a dizer é maior.

Por isso, é importante explorar esse formato e realizar uma nutrição ao longo do tempo, fazendo com que a pessoa se interesse cada vez mais pela sua marca e o que ela tem a oferecer.

3 - Riqueza de métricas

Outro fator interessante do e-mail marketing é a possibilidade de medir diversos resultados. Em geral, os sistemas de envio fornecem estatísticas e relatórios que ajudam na análise frequente das estratégias da empresa.

É possível medir, por exemplo:

  •  a taxa de rejeição/retorno de e-mails; 
  • a taxa de cancelamento da assinatura;
  • a taxa de abertura;
  • a taxa de cliques dentro da mensagem.

A partir desses indicadores, é possível entender melhor o comportamento do usuário, verificar as ações que estão dando certo e aquelas que precisam de ajustes. 

4 - Potencial interativo

É bastante comum que as empresas não respondam aos e-mails que os usuários emitem como resposta aos e-mails marketing. Na verdade, grande parte das vezes, o e-mail já vai com o nome “noreply@email.com”, impossibilitando qualquer comunicação por parte do público.

Mas isso é um erro. Assim como as redes sociais, os e-mails devem ter o seu potencial de interação explorado. Se o seu destinatário quer fazer perguntas ou comentários, certamente está bastante interessado no que a marca tem a oferecer e gostará de manter um diálogo.

Pensando nisso, é possível aproveitar as mensagens de e-mail para convidar seu público a responder uma pergunta, emitir uma sugestão ou expressar suas dúvidas. E, é claro, não esqueça de se certificar de respondê-los!

5 - Bom direcionamento de tráfego

A versatilidade do e-mail marketing faz com que ele seja um canal capaz de redirecionar as pessoas para diversos outros conteúdos. 

Como já foi comentado, se os usuários se inscreveram na lista de e-mails, é porque eles têm certo interesse na marca. Dessa forma, é possível aproveitar esse alcance para direcionar o tráfego de acordo com os objetivos da empresa - seja para site, blog ou landing pages, por exemplo.

Para isso, não deixe de investir em chamadas para ação (CTAs) que ajudem a convencer seu público a seguir o caminho proposto.

6 - Possibilidade de segmentação e personalização

O e-mail é um canal extremamente controlável e customizável. Isso significa que você pode personalizar o conteúdo da forma que achar melhor - é possível enviar textos, imagens, vídeo, etc, Diferentemente das redes sociais, nas quais é preciso seguir regras da plataforma, aqui, quem cria o formato é você, podendo adaptar quase tudo às necessidades da empresa.

Além disso, é possível segmentar os e-mails, isto é, classificar seus assinantes de acordo com seus comportamentos, interesses de compra ou etapa do funil de vendas, os separando em grupos e direcionando conteúdos diferentes para cada um deles. 

Também é possível endereçar alguns e-mails específicos para clientes individuais, como por exemplo, mensagens ou promoções especiais de aniversário. Esse tipo de estratégia demonstra o interesse da empresa, o que certamente contribuirá na melhoria de relacionamento com o usuário.

7 - Fácil de usar: basta um bom conteúdo

O e-mail marketing é uma estratégia que apresenta um custo bem baixo, ainda mais se comparado com os resultados incríveis que gera. Além disso, é algo simples e rápido de ser realizado. Basta, basicamente, ter um domínio de e-mail e encontrar uma ferramenta de disparos que se adeque às necessidades da empresa.

Mas, o mais importante, sem dúvida, é o conteúdo que será enviado. Afinal, para aproveitar todo esse potencial do e-mail marketing, é fundamental investir em um conteúdo relevante para o seu público.

Isso diminuirá a chance de seu e-mail parar na lixeira ou na caixa de spam do usuário, e aumentará a possibilidade de que seu lead tenha mais interesse pela marca e se aproxime da conversão.

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