Assessoria de imprensa ou marketing de conteúdo: qual a melhor escolha para a minha empresa?

Garantir que uma empresa seja acessível ao maior número de pessoas e que os seus itens sejam reconhecidos é algo fundamental para qualquer negócio. Na atualidade, o propósito da comunicação dentro das organizações não se limita mais a cuidar somente da imagem corporativa.

Em contraste, antes da internet se popularizar, a demanda era gerada primariamente pela divulgação. Ao ver uma propaganda na televisão ou no jornal, por exemplo, o consumidor em potencial se interessava pela oferta. Na sequência, ele tinha que entrar em contato com o fornecedor para ter a acesso à mercadoria.

Hoje, com frequência, o cliente identifica um problema e busca a solução entre os resultados reunidos por ferramentas de pesquisa como o Google. Portanto, ele chega até o vendedor com um conhecimento bem maior sobre aquilo que procura. Fica evidente então que os profissionais de marketing e assessoria têm de se atualizar para atender às novas exigências do público.

Com as constantes inovações observadas nesse cenário, muitos administradores ficam confusos sobre qual serviço ele deve contratar. Para facilitar a sua decisão, reunimos a seguir as principais características da assessoria de imprensa e do marketing de conteúdo. Acompanhe!


Como o marketing de conteúdo e a assessoria podem atuar juntos? 

Um elemento que gostaríamos de introduzir aqui é a compatibilidade da assessoria de imprensa e do marketing de conteúdo. Quando aplicados juntos, eles podem trazer uma série de benefícios para o seu empreendimento.

Otimização de conteúdo

Na fase de produção de conteúdo, é comum a escolha cuidadosa das palavras-chave na estratégia editorial para aprimorar o SEO do seu site ou blog.  Contudo, os comunicados de imprensa são altamente propagados online e, por isso, representam uma oportunidade para as táticas de otimização. Com um planejamento estratégico de SEO e assessoria, as publicações aprimoram o desempenho nos mecanismos de busca de forma concisa. O resultado dessa técnica vem então alinhado ao tráfego orgânico e total dos seus canais de comunicação.

Em adição, o departamento de conteúdo pode indicar para os assessores de imprensa o valor e a relevância de integrar links e backlinks em certas páginas.

Maior credibilidade

Um conteúdo compartilhado por mídias incluindo blog corporativo e as próprias redes sociais torna-se bastante valioso. Entre os objetivos de uma marca que visa o sucesso está a construção de uma imagem positiva em sua área de atuação.

Com o tempo, o trabalho bem feito resulta em uma posição de autoridade nos assuntos tratados nas campanhas e postagens. Se o usuário tiver dúvidas, ele passará a buscar referências nas páginas e perfis de empresas que já se provaram úteis.

Potencialização do valor da marca

Qualquer tipo de comunicação deve estar em conformidade para maximizar e reafirmar as propostas de valor e perfil da companhia.

Isso significa os responsáveis pela divulgação da empresa precisam dialogar regularmente. A interação descrita visa uma coesão de todas as ações de marketing, independente da plataforma utilizada. No caso específico da assessoria de imprensa, a valorização da marca para pela ligação com os veículos de comunicação mais tradicionais.

Entre as atribuições do assessor estão à montagem dos chamados press kits, que contêm conteúdo e informações pertinentes sobre a firma. O propósito é motivar os jornalistas a desenvolverem pautas que envolvam artigos especializados, entrevistas e matérias para propagar o seu trabalho.

Por sua vez, o marketing de conteúdo costuma ser mais direcionado às mídias digitais. Eles desenvolvem postagens com ampla possibilidade de compartilhamento. Sendo assim, é fundamental que o especialista conheça as ferramentas de segmentação oferecidas por cada canal.

Um dos benefícios da internet é justamente a chance de alcançar uma audiência qualificada, isto é, propensa a se interessar pela sua marca. Fica mais fácil encaminhar as pessoas para as próximas fases do funil de vendas de modo natural.

Conquista e fidelização de clientes

Tanto a assessoria de imprensa quanto o marketing de conteúdo estão aptos a atrair a atenção de possíveis consumidores. No entanto, a produção de artigos para internet mostra-se particularmente eficaz na fidelização dos clientes.

As redes sociais permitem um contato direto com a audiência, o que contribui para o feedback quase imediato das ações. Os profissionais devem se dedicar a responder às questões dos seguidores e a orientá-los por meio do material publicado. Dessa forma, você solidifica a imagem de excelência e liderança da entidade junto ao público.

O diálogo com os compradores traz também pontos de vista valiosos para que você reconheça oportunidades no ramo.

Ainda não está convencido dos benefícios de se investir em uma assessoria de imprensa e no marketing de conteúdo? Então continue a leitura para saber mais sobre como as estratégias auxiliam no sucesso da sua organização.

Agilidade na comunicação

Quando os processos de criação, comunicação integrada e informação estão em conformidade com a sua persona, o resultado geralmente é positivo.

O ideal é que todos os departamentos dialoguem para terem clareza em suas tarefas. E lembre-se de que o estilo editoria deve ser mantido em todos os meios de comunicação. Ou seja, adote uma linguagem apropriada para o público que você almeja alcançar e que represente as prioridades da empresa.

Redução de custos

A contratação de uma assessoria de imprensa e de um plano de produção de conteúdo pode parecer algo dispendioso, mas o retorno em vendas normalmente compensa o investimento. Se os setores estão em sintonia, as ações de divulgação ficam mais eficientes, pois se embasam na resposta de profissionais de imprensa e do público em geral. 

Além disso, você evita a insistência em medidas que não estão dando certo e pode se concentrar nas campanhas que funcionam. Reforçamos então a imortalidade de se utilizar as ferramentas de mensuração disponíveis nas mídias digitais.


Conclusão

Esperamos que as ponderações feitas no presente texto tenham familiarizado você com os conceitos de assessoria de imprensa e marketing de conteúdo.

A partir dessas definições, podemos afirmar que as duas abordagens não são excludentes. Qualquer marca se beneficia da associação de uma boa assessoria de imprensa com um marketing de conteúdo qualificado.

Afinal, em um mercado tão competitivo, não basta divulgar os produtos ou serviços disponibilizados. As iniciativas de sucesso são aquelas que conseguem engajar o público e agregar valor por meio de materiais relevantes.

Também é função do assessor de imprensa atender os profissionais de mídia que entram em contato à procura de mais informações, preparando o assessorado para lidar com os jornalistas.

Pronto! Agora você tem todas as informações necessárias para decidir a melhor maneira de implementar a assessoria de imprensa e o marketing de conteúdo na sua forma. Para concluir, convidamos você a acessar o site da RedaWeb ou a entrar em contato conosco pelo 0800 750 5564, caso deseje assinar um plano de produção de conteúdo.