Baixa taxa de conversão – conheça os principais erros

Todas as empresas que investem em presença digital e campanhas de marketing digital, como marketing de conteúdo, por exemplo, esperam conseguir uma boa taxa de conversão, ou seja, transformar o seu marketing em números de vendas. De uma maneira geral, o marketing de conteúdo é uma das ações de marketing digital mais efetivas, com taxas de conversão bastante positivas para as empresas.

No entanto, existem alguns casos em que empresas sofrem com baixas taxas de conversão, com números muito abaixo do esperado inicialmente em seu planejamento. Assim, com menos conversões do que o esperado, seus números de vendas caem e, consequentemente, os lucros de sua empresa sofrem um prejuízo.

Desta maneira, a baixa taxa de conversão é um dos piores pesadelos para as empresas que investem em ações de marketing digital, pois causa impacto negativo direto em seus ganhos. Porém, muitas das empresas que enfrentam este problema não conhecem os reais motivos que levam suas campanhas de marketing digital a apresentar uma baixa taxa de conversão, o que impossibilita a correção de seus erros.

O ideal é que estas empresas consigam identificar quais são os seus erros e consigam, assim, agir de maneira corretiva, com mudanças que contribuam de forma imediata para elevar as suas taxas de conversão.


Os principais erros que afetam sua taxa de conversão

Confira, a seguir, quais são os principais erros que interferem em sua taxa de conversão e fazem com que ela se mantenha baixa, de forma que sua empresa enfrente dificuldades financeiras e tenha prejuízos:

1 - Deficiência de estratégia

Tudo o que envolve o marketing digital e o marketing de conteúdo é baseado em estratégias bem elaboradas e planejadas cuidadosamente. Assim, se a sua empresa apresenta taxas de conversão baixas, é um sinal de que há um erro em sua estratégia, o que compromete todos os seus resultados.

Este erro pode estar em um ou mais detalhes, como o formato de seu conteúdo, linguagem utilizada em suas publicações, periodicidade de postagens, entre outros. Assim, é importante que, ao notar resultados ruins em sua taxa de conversão, sua estratégia seja revista para identificar os pontos falhos que podem lhe prejudicar e gerar estes resultados.

2 - Definição incorreta de personas

Um dos principais cuidados que as empresas devem ter para conseguir melhores resultados é a definição de suas personas, ou seja, criar personagens fictícios que representam seu público e permitam uma melhor compreensão de seus desejos e necessidades. Desta forma, é possível produzir conteúdos muito mais específicos para o seu público, com uma linguagem que lhe agrade e prenda sua atenção.

No entanto, se esta definição de personas for feita de forma incorreta, sua taxa de conversão é completamente comprometida, pois seu conteúdo será feito de maneira que não atenda às expectativas de seus clientes. Ou seja, um erro nesta etapa fará com que seu conteúdo seja produzido de maneira incorreta e seja pouco relevante para as pessoas a quem você deseja atingir, o que compromete todos os seus resultados.

Assim, errar o processo de definição de suas personas pode ser até mais prejudicial do que não fazer uma definição de personas, o que já é um erro muito grave dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo.

3 - Conteúdos com pouca relevância para seu público

Entre os erros que podem ser cometidos e afetam diretamente a sua taxa de conversão, um dos piores é a produção de conteúdo que seja pouco relevante para o seu público-alvo. Isto porque, ao oferecer um conteúdo raso, sem muitas informações, ou que seja somente algo que as pessoas já sabem ou conhecem, sua marca passa a ser vista como irrelevante, o que faz com que percam o interesse em acessar suas páginas e, consequentemente, em comprar seus produtos ou serviços.

Desta maneira, se sua taxa de conversão está baixa, é preciso rever o seu conteúdo, para desenvolver materiais mais completos que atraiam o seu público e prendam sua atenção. Somente assim será possível conduzir seus clientes pelo funil de vendas para que realizem compras em sua empresa, seja de produtos ou serviços oferecidos em suas páginas, com o aumento de sua taxa de conversão.

4 - Não utilizar técnicas de SEO em seu conteúdo

Mesmo quando uma empresa possui um excelente conteúdo, é possível ter taxas de conversão abaixo do esperado. Isto acontece, de uma maneira geral, pelo mau uso das técnicas de SEO, o que leva seu conteúdo a obter um destaque muito pequeno nos sites de busca.

Desta forma, sua página não é recomendada para os usuários em suas pesquisas em sites como o Google, o que diminui o alcance de sua marca e faz com que menos pessoas obtenham seus produtos e serviços. Assim, é importante fazer uso das técnicas de SEO para que sua página possa obter um maior destaque, atrair mais visitantes e, como consequência, aumentar suas chances de conversão de clientes.

5 - Páginas não responsivas em seu site

O acesso cada vez mais facilitado à internet, e o fato de as pessoas passarem cada vez mais tempo conectadas por meio de seus aparelhos móveis, é de grande importância para o seu site, e pode estar diretamente ligado às suas baixas taxas de conversão. Isso porque o acesso a um site, por meio de aparelhos móveis, necessita que os sites sejam responsivos, ou seja, que possam ser acessados a partir de diferentes aparelhos sem que percam qualidade.

Se o site de sua empresa não é responsivo, que perde qualidade ao ser acessado por aparelhos móveis, há uma grande chance de que muitas pessoas deixem de consumir seu conteúdo, o que afeta de forma direta o seu número de vendas, pois as pessoas deixam de conhecer seus produtos e serviços. Assim, é essencial trabalhar apenas com páginas responsivas, para facilitar o acesso de seu público e evitar que as pessoas percam interesse em seu conteúdo.

Com o conhecimento sobre estes erros, esteja sempre alerta para verificar se o site de sua empresa não possui algum destes problemas, especialmente se a sua taxa de conversão tem apresentado números muito abaixo do esperado e comprometido os resultados de sua empresa.

Para garantir que as suas páginas, sites ou blogs tenham sempre o melhor conteúdo, com a união entre relevância, atratividade e qualidade, e permita obter o melhor desempenho de taxa de conversão, entre em contato com a RedaWeb. Acesse o site www.redaweb.com.br ou ligue para 0800 750 5564, e assine um dos diversos planos de produção de conteúdo, com a escolha por aquele que melhor se encaixe em suas estratégias de marketing digital!