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Bounce rate: saiba tudo sobre essa ferramenta do Google

pessoas analisando dados no computador

Uma das estratégias mais importantes de um negócio é a mensuração de dados coletados para as tomadas de decisões inteligentes dentro da empresa. E para aumentar as chances de fortalecer o seu relacionamento com o cliente e se posicionar de forma mais assertiva, o Google oferece ferramentas funcionais como bounce rate, com métricas detalhadas das taxas de rejeição em sites. 


Mas por que essa informação é importante? Como ela pode te ajudar com o seu negócio? Neste artigo você vai saber tudo sobre essa ferramenta do Google e como ela vai ajudar no fortalecimento da sua marca.


Boa leitura!


Bounce rate: o que é e como funciona


Bounce rate é uma ferramenta que oferece métricas relevantes para o seu negócio, pois informa a quantidade de visitantes que acessam e saem do seu site sem executar nenhuma ação significa para o tráfego orgânico. 


Mas por que o seu visitante abandona suas páginas da internet? Vários podem ser os motivos:


  • Acontece quando o usuário acessa o site, mas em seguida clica em voltar na parte superior da página;
  • Pode acontecer de o visitante abrir e fechar a página; 
  • Podem ser direcionados para outras páginas do seu site;
  • Ao digitar outras páginas nas pesquisas.

O usuário, também pode ser identificado como inativo no site, ou seja, quando ele permanece muito tempo na página sem executar nenhuma ação, passa a fazer parte das métricas no bounce rate.


Taxa de rejeição e taxa de saída: diferenças entre as duas


Embora seja uma dúvida comum entre os usuários da internet, o conceito de taxa de saída é diferente das taxas de rejeição. Quando se mensura as taxas de saída, são considerados todos os visitantes que passaram por sua página, interagindo ou não, e que, por algum motivo, acabaram saindo do site. 


Já a taxa de rejeição é mais específica no sentido de que mensura quantos visitantes acessaram o site e saíram dele sem ter interação alguma em nenhuma das páginas.


Bounce rate alto é prejudicial? 


No cenário atual das empresas no mercado online, em que a interação e o engajamento são essenciais para o posicionamento do negócio, ter uma taxa de rejeição alta significa um retorno negativo sobre o que está sendo oferecido. 


E como é preciso ter engajamento e interação para ser ranqueado nos sites de busca, é preciso compreender o porquê seus visitantes são indiferentes com as suas páginas.


Dentre os fatores que podem estar afetando o posicionamento do seu site na internet e gerando um alto bounce rate, citamos:


  • Falta de planejamento dos conteúdos;
  • Identidade visual desleixada;
  • A não utilização de hiperlinks;
  • Falta de CTAs;
  • Não usar palavras-chaves.


Mas não se assuste, pois nem todas as páginas têm o objetivo de interação dos visitantes. Algumas páginas necessitam de interação para se destacar, no entanto isso depende sempre do foco e objetivo do site para cada perfil de público.


O bounce rate pode influenciar no seu posicionamento nos sites de busca?


Conforme as informações emitidas pela plataforma Google, o bounce rate não prejudica as empresas nas buscas pela internet. 


As taxas de rejeição são captadas apenas por sites que utilizam o Google Analytics, portanto, esse quesito não é critério capaz de interferir no ranqueamento de um site. Outro ponto que não conta como critério de avaliação é o tempo de permanência de usuário no site, pois isso é uma informação superficial. 


Sabemos o tempo estimado do visitante no site, mas não é possível mensurar se, de fato, ele está consumindo o conteúdo ou não.


Bounce rate pode interferir na sua estratégia digital?


Embora não influencie no ranqueamento dos sites, um alto bounce rate pode interferir nas estratégias digitais da sua empresa, uma vez que não há a permanência e a interação dos usuários nas suas páginas. 


Os fatores que prejudicam as estratégias digitais observadas pelas métricas no bounce rate são:


  • Baixa retenção de público;
  • Necessidade de aumentar os esforços para atingir os objetivos dos conteúdos compartilhados;
  • Acaba gerando a necessidade de promoção de anúncios pagos para aumentar o alcance das páginas ao público.

A taxa de rejeição pode interferir de forma negativa nas suas estratégias por demandar de investimento e esforços extras para que os resultados possam ser satisfatórios.


Como enfrentar os desafios gerados pela taxa de rejeição? 


Algumas estratégias são efetivas para as páginas com alta taxa de rejeição. Apostar nas linkagens internas e nos CTAs são ações que geram engajamento e permanência no site. A experiência do usuário também conta muito para a motivação dos visitantes em realizar alguma ação no site. 


Não basta ter conteúdos ricos em informações, se ele não for capaz de gerar empatia e envolvimento com o público.


Outra estratégia é fazer chamadas de ações inteligentes e criativas capazes de despertar o interesse do usuário pelo seu conteúdo. E em se tratando de conteúdo, produzir conteúdos responsivos agrega valor para as suas páginas e uma melhor organização do site em diferentes dispositivos. 


Qual a importância do bounce rate? 


Para as empresas que desejam se posicionar de maneira mais assertiva, o bounce rate é muito importante, pois apresenta métricas que permitem mensurar a efetividade das estratégias utilizadas nos conteúdos compartilhados. É possível conferir se os links estão sendo atrativos e gerando resultados, se os call to actions estão sendo utilizados da forma adequada repensar estratégias para aproximar o seu público do seu negócio.


No Google Ads a taxa de rejeição gera um impacto negativo, pois faz com que a empresa invista em recursos para a promoção da marca. Quanto maior a taxa de rejeição, maior é a necessidade de promover seus conteúdos em tráfego pago.


Taxas de rejeição em landing page


Uma landing page bem elaborada deve ser construída de forma atrativa e interessante. As informações devem ser coerentes, claras e objetivas, mas elas também podem ter taxas de rejeição. 


E o que é capaz de promover um alto bounce rate em uma landing page? A forma como a divulgação é feita pode comprometer todo o direcionamento da página e prejudicar a estratégia de captação de clientes.


A poluição visual é outro fator que interfere de forma negativa nas páginas de direcionamento. O excesso de informações torna a página confusa e sem coerência do que está oferecendo. As perguntas do formulário também podem fazer com que o usuário não tenha interesse na ação. Perguntas demais tornam a página cansativa e perguntas indiscretas deixam os visitantes desconfiados. 


Bounce rate é um indicador que promove uma melhor visão de tráfego e permite que melhorias possam ser realizadas com melhores resultados para o posicionamento do seu site. Se você deseja investir nessa estratégia, esse é momento! Acesse o site da Redaweb e conheça nossos planos de produção de conteúdo!


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